A Audi apresentou no final desta semana a nova geração do RS6 Avant, que, de acordo com o fabricante, chegará ao mercado brasileiro no final do próximo ano. O novo Audi RS6 Avant vem equipado com um motor V8 de 4.0 litros da linha TFSI, lançado no ano passado, equipado com dois turbos e com cilindrada de 3.993 cm³, que desenvolve 560 cv, entre 5.700 e 6.700 rpm, e torque máximo de 71,3 kgfm, a 1.750 e 5.500 rpm.
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Junto ao motor está a transmissão Tiptronic, de oito velocidades, com relações encurtadas, que oferece modos automáticos D e S e ainda a opção de troca manual na alavanca seletora, com design exclusivo RS, ou nos shift-paddles (borboletas) do volante. O modelo vem equipado ainda com tração permanente integral Quattro, com sistema de vetorização de torque, e diferencial central autoblocante com valor de bloqueio elevado.
Com esse aparato, o Audi RS6 Avant sai da inércia e atinge os 100 quilômetros por hora em apenas 3,9 segundos. Na configuração padrão, a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente), podendo chegar a 280 km/h, com o pacote opcional Dynamic, e a 305 km/h, com o pacote Dynamic Plus. Estes números suficientes para dar ao modelo o título de perua mais veloz do mundo produzida em série. A versão anterior vinha equipada com um motor V10 de 5 litros, que desenvolvia 580 cv de potência, mas com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (na versão sedã) e torque máximo de 66,8 kgfm.
Apesar do desempenho elevado, o consumo é baixo, de apenas 10,2 quilômetros por litro. Uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior. Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema Star-stop de série e o gerenciamento térmico. Além disso, o novo Audi RS6 Avant traz sistema de cilindros sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. A passagem de quatro para oito cilindros leva apenas alguns centésimos de segundo. Essa tecnologia reduz o consumo de combustível em cerca de 5%.
O veículo é o primeiro da família RS a contar, de série, com suspensão adaptativa a ar, que deixa o carro até 20 milímetros mais baixo. O sistema é combinado ainda com amortecimento controlado e leva em conta as condições do terreno em que o automóvel percorre, o estilo de guiar e o modo de condução escolhido no Audi Drive Select – que modifica diversos componentes do automóvel de acordo com as preferências do motorista.
A Audi também disponibiliza a suspensão esportiva mais firme com Dynamic Ride Control (DRC) como alternativa. Este sistema utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis de três níveis, interligados em diagonal por dutos de óleo e uma válvula central e que controlam a rolagem da carroceria. Outra opção é a direção dinâmica, que pode ser integrada ao Audi Drive Select.
Os freios a discos ventilados tiveram peso reduzido e medem 390 mm na dianteira, com pinças na cor preta. Há ainda a opção de pinças vermelhas e discos de fibra de carbono-cerâmica com 420 mm de diâmetro, com pinças na cor cinza antracite. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) vem como modo Sport que pode ser desativado por completo pelo condutor. As rodas são de 20 polegadas com desenho de sete raios duplos. Como opcional, rodas de 21 polegadas disponíveis em três versões: prata de alto brilho, preto polido e aparência de titânio polido.
No visual, o Audi RS6 Avant de nova geração recebeu detalhes como alumínio fosco, grade de proteção preta de alto brilho na dianteira, para-choques com grandes entradas de ar e spoiler de teto. Na traseira, há difusor e duas grandes ponteiras de escapamento elípticas. Dois pacotes de opcionais – alumínio mate ou carbono – personalizam ainda mais o visual e incluem itens como um emblema Quattro na entrada central de ar frontal. O novo Audi RS6 Avant está disponível em nove cores externas, incluindo o exclusivo Cinza Daytona fosco. Há ainda diversas opções para personalização.
O interior do modelo conta com painel de instrumentos com fundo negro, mostradores com número brancos e ponteiros vermelhos. O volante esportivo com base achatada, a chave, as soleiras exclusivas com iluminação, o tacômetro e os monitores do MMI (Multi Media Interface), assim como o sistema de informação ao condutor (DIS – Driver Information System), receberam logos esportivos RS.
Um novo recurso no menu do DIS é a luz na câmbio: segmentos verdes são iluminados com o aumento das rotações. A barra fica vermelha e começa a piscar quando as rotações se aproximam da linha vermelha. Displays para a marcha selecionada, pressão, temperatura do óleo e velocímetro digital completam o sistema de informação a condutor. O apoio para os pés, os pedais e interruptores do sistema de navegação MMI receberam acabamento em alumínio. Detalhes em carbono são padrão e há ainda outros seis materiais de acabamento disponíveis como opcionais. Os bancos esportivos, com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, têm revestimento em couro e Alcantara e logos RS6 de série.
Audi RS6 Avant 2014
O novo Audi RS6 Avant vem com uma lista generosa de equipamentos de série, incluindo faróis de xenon plus, luzes traseiras em LED, sistema de controle da pressão dos pneus, soleiras iluminadas e sistema de informações ao motorista personalizado. Outros equipamentos disponíveis são o sistema de estacionamento Plus, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado automático de três zonas, sistema de navegação MMI Plus com MMI Touch e 10 alto-falantes do sistema de som Audi.
Os opcionais incluem faróis de LED com um design único, freios de cerâmica na dianteira e traseira, diferencial esportivo no eixo traseiro e suspensão esportiva com Dynamic Ride Control (DRC). O pacote Dynamic, Dynamic Plus, Comfort também estão disponíveis no Audi RS6 Avant. Destaque para o Head-up Display e os sistemas de assistência ao condutor, bem como o som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência.
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