Os modelos RS5 atualizados, Sportback e Coupé, incorporam a nova linguagem de design RS de seus irmãos mais velhos, o RS6 Avant e o RS7 Sportback.
Como o Audi quattro original, o RS5 impressiona com proporções perfeitamente equilibradas: um capô longo do motor, a distância entre eixos estendida e as saliências curtas.
A nova grade Singleframe é mais plana e ampla em comparação com o A5. A grade de proteção do radiador com a estrutura de favo de mel tridimensional específica do RS apresenta um design em preto brilhante. Os faróis escurecidos Matrix LED específicos da RS com luz laser Audi estão disponíveis como uma alternativa aos faróis matriciais LED padrão.
Os arcos das rodas, que são alargados mais 15 mm em cada lado, fazem referência à sua genética quattro. Semelhante ao RS6 e RS7, o novo para-choques específico para RS e a inserção do difusor garantem ao RS5 uma traseira diferenciada. O difusor impressionante mostra o sistema de escape RS que termina em tubos de escape ovais de cor cromada em ambos os lados ou, no sistema de escape esportivo RS, termina em tubos de escape grandes e pretos. Um spoiler de montagem na superfície em preto, ou opcionalmente em carbono, arredonda a parte traseira.
Linhas horizontais e o novo pacote de design RS em preto com costuras contrastantes em cinza-rocha dominam o interior dos modelos RS5. Os assentos esportivos RS com contornos fortes podem ser ajustados eletricamente. Como padrão, uma mistura de Alcântara e couro com um padrão de favo de mel serve como material de estofamento; couro Nappa fino é opcional.
Concentrado em uma tela de toque MMI de 10,1 polegadas, o interior se baseia na nova plataforma de entretenimento modular de terceira geração. A tela grande, equipada com feedback acústico, é levemente inclinada em direção ao motorista.
Se o sistema MMI Navigation plus de infotainment principal estiver a bordo, a tela “Monitor RS” informa o motorista sobre a temperatura do motor e da transmissão, os valores máximos de aceleração longitudinal e lateral e a pressão e temperatura dos pneus no visor central da MMI. No cockpit virtual da Audi de 12,3 polegadas, também podem ser exibidos displays especiais RS relativos à pressão, torque, potência, temperatura do óleo do motor, pressão de sobrealimentação e forças g. Além disso, os tempos das voltas e a aceleração de 0 a 100 km/h podem ser iniciados diretamente através de um botão no volante.
A potência do 2.9 TFSI permanece inalterada em 450 cv. O V6 twin-turbo oferece entre 1.900 e 5.000 rpm e 61,2 kgfm de torque. Os dois modelos RS se catapultam de zero a 100 km/h em 3,9 segundos; a pedido, a Audi Sport pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h.
Um tiptronic de oito marchas ajustado para esportividade transmite as forças do motor; o motorista pode controlá-lo usando borboletas de alumínio. A tração integral permanente quattro dá ao RS 5 um lugar especial no segmento. Na operação normal de direção, a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro é 40:60 – essa distribuição dinâmica de torque assimétrica leva a um manuseio esportivo e com inclinação traseira. Se necessário, o diferencial central pode redirecionar até 70% das forças em direção à frente ou até 85% das forças em direção à traseira.
A suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control (DRC). Ele realiza uma estabilização puramente hidráulica e, portanto, totalmente instantânea de rotação e inclinação; a operação de seus amortecedores pode ser alterada em três etapas, usando o sistema de manuseio dinâmico Audi drive select.
Além dos modos familiar de conforto, automático e dinâmico, existem os dois novos modos “RS1” e “RS2”. Estes podem ser configurados individualmente, salvos e, em seguida, selecionados direta e rapidamente através do botão Modo RS no volante. O Audi drive select influencia a operação de elementos técnicos importantes, incluindo o motor, o tiptronic, a direção e os componentes opcionais, como amortecimento, direção dinâmica, diferencial esportivo e abas de escape.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O RS5 Coupé e o RS5 Sportback usam rodas de 19 polegadas. Rodas de 20 polegadas em três novos modelos, uma versão fresada e pintada em bronze fosco, são opcionais.
O preço base para os dois novos modelos começa em 83.500 euros na Alemanha, ainda sem previsão para chegar ao Brasil.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram e Twitter.