A Audi já comercializa em sua rede de concessionárias o novo Audi RS Q3, o primeiro crossover da marca alemã preparado pela divisão esportiva RS. A novidade, que foi atração da empresa durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra do ano passado, está sendo oferecida em versão única de acabamento, com preço sugerido de R$ 273.600, e em oito opções de cores.
O novo Audi RS Q3 se diferencia do modelo convencional pelas entradas de ar mais amplas no para-choque de desenho mais agressivo, grade com layout interno do tipo colmeia e acabamento em preto brilhante, novas rodas de 19 polegadas, retrovisores com acabamento em alumínio fosco, spoiler traseiro, escapamento com saída oval, entre vários outros.
Por dentro o atrativo do esportivo Audi RS Q3 fica por conta do volante com revestimento em couro e base achatada, pedais em alumínio e bancos com acabamento que combina couro e alcântara. A lista de equipamentos traz controles de tração e de estabilidade, seis airbags, partida e abertura das portas sem chave, bancos dianteiros com regulagens elétricas, sistema de som da marca Bose, Audi Drive Select, teto solar panorâmico, etc. Não há nenhum opcional disponível.
Já na motorização, o Audi RS Q3 vem equipado com um propulsor 2.5 litros de cinco cilindros da linha TFSI, que e desenvolve 310 cavalos de potência entre 5.200 e 6.700 rpm, e 42,8 kgm de torque, entre 1.500 e 5.200 rpm. A transmissão é a automatizada Stronic de sete marchas e dupla embreagem e tração integral Quattro. Com esse conjunto, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, com máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Outra novidade é o Audi A8 L, que como o próprio nome indica, trata-se de uma versão alongada do sedã grande da marca alemã. São 13 centímetros a mais no comprimento, totalizando quase 5,3 metros. E por conta disso, os ocupantes do banco traseiro usufruem de um conforto a mais, sobretudo por conta de alguns mimos oferecidos pela Audi.
Entre os diferenciais, o Audi A8 L oferece persianas automáticas, banco com massageador e aquecimento, sistema de entretenimento que mostra até o percurso da viagem para todos os ocupantes e sistema de som da marca Bang & Olufssen. Além disso, o banco traseiro pode ser reclinado e, em conjunto com o banco dianteiro do passageiro, formar uma poltrona.
O motor do Audi A8 L “de patrão” é o 4.0 de 435 cv, com câmbio Tiptronic de oito velocidades.
As versões que chegam agora são de veículos completamente de nicho, mas demonstra que a marca para obter a liderança entre as marcas de luxo tem que oferecer a sua linha completa no Brasil
Fabiano Mazzeo