Considerado um carro de vanguarda, o A2 quando foi lançado, em 1999, era tão moderno que acabou se tornando um fiasco de vendas, levando-o a sair de linha em 2005. Construído todo em alumínio, o veículo era leve – pesava menos de 1.000 kg (vazio) – e também foi um dos pioneiros na utilização do sistema de injeção direta de gasolina (o tal do FSI). Por isso era muito econômico – a versão 1.2 diesel fazia 33,3 km/l -, mas era caro. Bem mais que o então Mercedes Classe A, que vinha fazendo sucesso pelo mundo justamente por ser um compacto alemão “barato”.
Mas agora, finalmente, pode ser o momento certo para o carro. Rascunhos do A2 Concept, a nova geração do monovolume, já foram divulgados. Já a apresentação do dito cujo em imagens reais deve acontecer na próxima semana ou quem sabe, dependendo do charme da Audi, no Salão de Frankfurt, daqui duas semanas. Essa parte é com eles e o lançamento então, nem se fala. Eu aposto 2013. É tempo suficiente para marca se aquecer, estudar o carro (se é que ele já não está pronto), ouvir mais o público, e por aí vai.
A Audi também não falou nada sobre motores, mas não será nada surpreendente se ela apontar com um A2 elétrico já de cara. É uma tendência e a mudança está acontecendo muito mais rápido do que pensamos aqui no Brasil. A marca também está se habituando bem ao estilo. Já vimos o conceito Urban e também deve pintar a versão final do e-tron, uma espécie de R8 com propulsão elétrica. Este a marca deve estar guardando para o último momento.
Como o antigo A2, o conceito do momento também é bem pequeno, mais até do que aparenta. A Audi divulgou as seguintes medidas: 3,80 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,49 m de altura. É quase do mesmo tamanho do A1, exceto em altura. Agora é só esperar o carro ficar pronto.
[nggallery id=73]
A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7 e A8. Só estará faltando agora o big coupe de luxo A9 pra completar a gama!
Mas um carro com possibilidade de motor eletrico! Esperamos q eles se tornem uma realidade com preco acessivel, mas eh claro q as montadoras vao explorar os precos ateh conseguirem lucros acima da media, pra depois torna-los mais acessiveis!