Atração da Audi durante a última edição do Salão de Nova York, em março, o novo R8 Spyder V10 já está sendo oferecido em pré-venda na Europa com preço inicial de 179 mil euros (algo em torno de R$ 651,6 mil, numa conversão direta). A nova geração do superesportivo em sua versão topo de linha, de acordo com a montadora alemã, “combina um desempenho de tirar o fôlego à emoção de condução com a capota aberta”.
O Audi R8 Spyder V10 é equipado com um motor 5.2 litros V10 TFSI aspirado, que desenvolve 540 cavalos de potência e 55 kgfm de torque, associado a uma transmissão automatizada S tronic de sete velocidades e dupla embreagem e tração integral quattro. Segundo dados da empresa, o novo bólido consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e tem velocidade limitada a 318 km/h.
O sistema de tração do Audi foi aprimorado e dispõe de uma embreagem eletro-hidráulica multidiscos, que distribui o torque continuamente variável dependendo do modo de condução, sendo que até 100% da força pode ser destinada às rodas dianteiras ou traseiras em situações extremas.
Nos demais destaques, há o sistema Audi Drive Select com diversos modos de condução e dois controles adicionais como opcionais (um para o modo performance e outro para as válvulas de escape), painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e informações sobre torque, potência, temperatura do óleo e dos pneus, número de voltas e força G, faróis de LED com tecnologia a laser, sistema de som premium Bang & Olufsen, entre outros.
A nova geração do Audi R8 usa a nova estrutura Audi Space Frame, com combinação de componentes interligados fabricados a partir de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono interligados na estrutura. Devido a isso, em comparação com o modelo antigo, o novo superesportivo teve sua rigidez torcional melhorada em 50% e peso foi reduzido, agora de 1.720 kg em ordem de marcha e 1.612 kg seco. O consumo de combustível do carro diminuiu em até 10%.
A versão conversível do R8 V10 usa uma capota de lona, que pode ser operada eletricamente a velocidades de até 50 km/h. A operação para abrir ou fechar o teto leva 20 segundos.