Apresentado no último Salão de São Paulo, o novo Audi R8 2018 já pode ser visto circulando pelas ruas e estampando a vitrine das concessionárias da marca no País. A nova linha do superesportivo alemão está disponível em nosso mercado apenas na configuração V10 Plus e na carroceria cupê. Os preços do novo modelo partem de R$ 1.170.990.
Esta é a segunda geração do Audi R8. A primeira versão do bólido surgiu em 2007 com base no conceito Audi Le Mans Quattro, apresentado no Salão de Frankfurt de 2003. Trata-se do carro mais potente e rápido da gama produzida em série da Audi e inclusive já fez uma série de aparições em filmes; como nos Transformes e Homem de Ferro.
A começar pelo visual, o novo R8 mantém a mesma essência da geração anterior. A dianteira tem como destaque a grade Singleframe com design estilo colmeia; além dos faróis com iluminação a laser; capô com as quatro argolas da marca e para-choque com desenho agressivo. Já as laterais apresentam perfil baixo, enquanto a traseira traz lanternas e entradas de ar “conectadas”; duas saídas de escapamento com design trapezoidal e vidro traseiro exibindo o motor. Há ainda o aerofólio traseiro fixo feito de CRFP (polímero de fibra de carbono reforçado).
No interior, o modelo traz todas as funções direcionadas para o motorista. Os bancos esportivos têm apoio de cabeça integrado com bom apoio lateral e podem ser substituídos por assentos do tipo concha como opcional. O conjunto inclui também o painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit com tela TFT de 12,3 polegadas totalmente configurável e o sistema de entretenimento MMI.
O acabamento do superesportivo da Audi pode ser em cinco cores do couro Napa fina – vermelho; bege; cinza; marrom e preto – com costuras no formato diamante de série, além de bancos pretos com costuras contrastantes nos tons de vermelho; amarelo ou azul como opcional. Os bancos esportivos no estilo concha, também opcionais, podem ser revestidos de couro cinza ou preto.
O motor que equipa o Audi R8 V10 Plus é um 5.2 litros V10 FSI, que consegue desenvolver 610 cavalos de potência, a 8.250 rpm; e 57,1 kgfm de torque, a 6.500 rpm. Este propulsor trabalha juntamente com o câmbio automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem e sistema de tração quattro permanente nas quatro rodas. Segundo dados da Audi, o bólido vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e alcança velocidade máxima de 330 km/h.
Outro destaque do novo Audi R8 2018 fica por conta da construção Audi Spaceframe com diveros materiais; como alumínio e polímeros de fibra de carbono. Com isso, o carro está até 50 kg mais leve que seu antecessor (1.580 kg em ordem de marcha); enquanto a carroceria ficou mais leve em 15% e a rigidez torcional aumentou 40 por cento.
Entre os equipamentos, há airbags frontais e laterais; faróis com luz laser; assistente para luz alta; Audi Magnetic Ride; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; controle de cruzeiro; rodas de 20 polegadas; pacote externo em fibra de carbono; retrovisores externos com ajuste elétrico e aquecimento; ar-condicionado automático; sistema keyless-go; sistema MMI com navegador GPS e sistema de som Bang & Olufsen.
A lista inclui ainda sistema Audi Music Interface; alavanca de câmbio em couro; detalhes de acabamento em fibra de carbono; bancos dianteiros esportivos, aquecíveis e com ajustes elétricos e apoio lombar; retrovisor com função antiofuscante automática; sensores de luz e chuva; Isofix; acabamento em couro; volante esportivo em couro e multifuncional com paddle shifts, entre outros.
O Audi R8 2018 está disponível nas Amarelo Vegas; Branco Íbis; Vermelho Dinamite; Cinza Suzuka; Prata Florete; Preto Mito; Verde Camuflagem; Vermelho Tango; Cinza Dayona e Azul Arara.
Ficha técnica do R8 Coupé Plus
Motorização: 5.2 FSI
Cilindros / Cilindrada: 10 em V / 5.204cc
Potência (cv em min-1): 610 @ 8.250
Torque (kgfm @ min-1): 57,1 @ 6.500
Tração: quattro
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.580
Comprimento (mm): 4.426
Largura (mm): 1.940
Altura (mm): 1.240
Entre-eixos (mm): 2.650
Capacidade do tanque de combustível (l): 83
Capacidade do porta-malas (l): 112
Aceleração 0-100 km/h (s): 3,2
Velocidade Máxima (km/h): 330