A Audi está apresentando no Salão de Genebra, que estará aberto ao público até o dia 15 de março na Suíça, a segunda geração do Audi R8. O superesportivo da marca das quatro argolas está mais potente e tecnológico, além de oferecer um visual bem mais agressivo, em sintonia com os últimos lançamentos da fabricante alemã.
O novo Audi R8 vai estar disponível em duas versões, ambas equipadas com o motor 5.2 TFSI V10 aspirado, com 540 cavalos de potência e 55 kgfm de torque na primeira e 610 cv e 57,1 kgfm na segunda, esta batizada de “Plus”. Em ambos os casos, a transmissão é a automatizada S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, com o sistema de tração integral quattro.
Segundo dados da Audi, o R8 V10 Plus 2015 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 330 km/h. O modelo de 540 cv atinge os 100 km/h em 3,5 s.
O conjunto dispõe ainda de distribuição do torque de tração de acordo com as condições de condução. Em casos extremos, 100 % do torque podem ser direcionados aos eixos dianteiro ou traseiro. O sistema Audi drive select dynamic handling agora oferece o novo modo “performance”, que permite a adaptação dos parâmetros de condução dinâmica mais importantes ao coeficiente de atrito da pista.
Em comparação com a geração anterior, o Audi R8 2015 está até 50 kg mais leve, graças a nova estrutura multimaterial Audi Space Frame (ASF), que combina alumínio com plásticos reforçados com fibra de carbono. O modelo topo de linha tem peso de 1.454 quilos.
Quanto ao visual, o Audi R8 mantém a essência da geração anterior, mas com traços mais modernos e agressivos. Um item visual diferenciado, que também ajuda na segurança, são os faróis de LED de série. Como opcional há os faróis com projetor laser para o farol alto.
Por dentro, o R8 dispõe de um novo cockpit virtual, com mostradores digitais. Os controles mais importantes estão agrupados em conjuntos de botões no volante. Há ainda uma tela de 12,3 polegadas no lugar do convencional painel de instrumentos, que permite controlar o sistema de entretenimento e algumas informações do carro.
A segunda geração do R8 conta ainda com a versão elétrica e-tron, que dispõe de 462 cavalos de potência e 93,8 kgfm de torque, com autonomia de 450 quilômetros, graças as novas células de baterias. A Audi diz que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Há ainda o carro de corrida R8 LMS, desenvolvido com base nos regulamentos da categoria GT3 que deverão entrar em vigor em todo o mundo a partir de 2016. Durante este ano, ele já será desenvolvido na fábrica. Apesar do aumento de desempenho, cerca de 50% dos componentes são os mesmos do carro produzido em série.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.