Depois de ter preenchido quase todos os números de A1 a A8 na sua linha de veículos de passeio, a Audi está seguindo o mesmo caminho com a sua gama de SUV. Vem aí um pequeno SUV para participar da família Q3, Q5 e Q7 e vai se chamar Audi Q1, ele vai estar disponível no início de 2016.
E o Audi Q1 será acompanhado pela versão coupê que se chamará Audi Q2, baseado no Coupé Crosslane revelado no ano passado, no Salão do Automóvel de Paris, Pelo menos é o que está apostando a revista inglesa Auto Express que preparou as imagens.
O novo crossover fará uso da arquitetura MQB do grupo Volkswagen, como compartilhará a mesma plataforma que será usada no fábrica do Brasil, existe uma pequena possibilidade do modelo ser nacionalizado no futuro. Ele vai usar a versão menor desta plataforma, que irá compartilhar com o novo VW Polo, que chega na Europa em 2015 e no próximo Audi A1, previsto para aparecer no mesmo ano.
O Audi Q2 terá 4,25 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, e 1,50 metro de altura, com uma distância entreeixos de 2,50 m, mas o Audi Q1 é provável que tenha apenas quatro metros de comprimento, cerca de 1,75 m de largura e 1,57 metro de altura. Isso faz com que seja um pouco mais alto do que o Audi A1.
O Audi Q1 terá a opção quatro, com tração integral, mas a grande maioria dos modelos será tração dianteira.
O novo modelo irá compartilhar os novos motores da próxima geração do Audi A1 com sistema start-stop. Na versão de entrada um três cilindros 1.0 litro turbo do VW up!. Haverá um de 1.2 litro de quatro cilindros, e o recém-desenvolvido de 1.4 litro a gasolina TFSI que equipa o Audi A3 e-tron, que também doará seu sistema híbrido para uma versão híbrida do Audi Q1.
Na parte superior da gama, um motor de 200 cv de potência 1.6 litro turbo vai ser montado no Audi SQ1. A transmissão de seis velocidades manual será de série e um novo DSG (dupla embreagem) de 10 velocidades da VW – cotado para estrear no ano que vem novo Passat – deverá ser a opção automatizada.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
O Audi Q1 terá uma linha de teto inspirado no irmão maior, o Audi Q3. Tal como acontece com o A1, a Audi vai oferecer muito espaço para a personalização, incluindo opções de cores para a nova grade que estão prestes a se tornar característica de todos os utilitários-esportivos da Audi.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.