O último Salão Internacional do Automóvel de Los Angeles foi palco de apresentação para a nova linguagem visual da Audi para os próximos anos. A fabricante alemã apresentou em seu estande o Audi Prologue Concept, um belo cupê de duas portas, com linhas modernas, tendo como destaque a enorme grade trapezoidal na parte dianteira da carroceria.
O Audi Prologue Concept é um modelo com aparência esportiva, algo evidenciado pelos faróis afilados espichados na dianteira (com tecnologia Matrix laser de alta resolução), os vincos marcantes nas laterais e as lanternas também afiladas interligadas através de um filete na tampa do porta-malas. A chamativa grade frontal, batizada de Singleframe, “expressa uma imagem de poderoso dinamismo”, de acordo com a marca.
O cupê é grande, sendo um pouco mais curto e baixo que o atual A8, com comprimento de 5,10 metros, distância entre eixos de 2,94 metros, 1,95 metro de largura e 1,39 metro de altura. O Prologue traz ainda rodas de 22 polegadas com dez raios em Y cruzados, calçadas com pneus 285/30.
Por dentro, o Audi Prologue Concept traz linhas baseadas no design “Gran Turismo”, com direito a quatro assentos individuais, sistema capaz de identificar os ocupantes através de seus smartphones e ajustar os bancos, controle de climatização, músicas e planejamento de rota de acordo com suas preferências, sistema Easy Slot, um desenvolvimento avançado do Audi phone box, se localiza sob tampas no console central. Um mecanismo especial conecta os smartphones dos passageiros ao sistema de entretenimentos do veículo e os mantém carregados.
O painel de instrumentos também é novo, com três mostradores sensíveis ao toque. O da esquerda do volante voltado ao motorista é usado para controlar a iluminação e os sistemas de assistência, o da direita contém os controles de mídia e o terceiro, a frente do passageiro, controla os itens de entretenimento.
No console central, há um quarto mostrador sensível ao toque flexível que se adapta ergonomicamente ao motorista, para o controle de climatização, entrada de dados manuscritos e outras regulagens do veículo.
O motor que equipa o conceito da Audi é o 4.0 TFSI, com 605 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque. No modo “overboost”, a que o condutor pode recorrer por até 15 segundos, o torque disponível sobe para até 76,5 kgfm. Com o câmbio Tiptronic de oito marchas e tração integral Quattro, o cupê vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
As linhas do Audi Prologue devem ser vistas pela primeira vez na primeira geração do sedã A4, que deve chegar no ano que vem. O futuro A9, sedã topo de linha da Audi, também deve usar o conceito como fonte de inspiração.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.