Sem contar os modelos de série, como o A1 e o RS5, a Audi também revelou algumas versões alternativas e que podem entrar em produção. Dois modelos, curiosamente de tamanhos extremos, foram apresentados em Genebra. O A1 e-tron, elétrico, e o A8 Hybrid.
O pequeno hatch premium, que mal apareceu, já ganhou uma versão elétrica. O A1 e-tron possui motor elétrico com 61 cv em condições normais, mas que pode chegar a 102 cv em situações especiais. Com carga normal, o e-tron roda apenas 50 km e acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos – a velocidade máxima é modesta: 130 km/h.
Mas o compacto leva também um pequeno motor Wankel rotativo que realimenta as baterias amplia seu alcance para 200 km.
Já o grandão A8 Hybrid assusta por usar um motor 2.0 TFSI de apenas 211 cv. Mas, como bom híbrido, ele tem ajuda de um motor elétrico de 45 cv. Mas não faz milagres. Com propulsão elétrica, o A8 só anda 2 km e no máxima a 65 km/h.
Em compensação, o consumo em modo híbrido é de apenas 16,1 km por litro. A aceleração é respeitável – 7,6 segundos de 0 a 100 km/h. Apesar da proposta um tanto aquém do que se espera de um sedã de luxo, a chance de A8 Hybrid chegar às concessionárias é grande.
O A1 de perfil lembra muito o Fiat Duntop, ops, 500…