No dia em que completa 100 anos, a Audi apresenta seu novo modelo, na verdade, uma nova versão do A5, primo cupê do A4. O A5 Sportback não é, segundo a marca, apenas um cupê de 4 portas, mas “combina as vantagens de um sedã e de uma perua”.
O lado “perua” está bem claro na abertura da tampa do porta-malas, que vai até o teto como num bom e velho notchback. O curioso é que esse tipo de veículo não é assim tão novo – os franceses gostam dele há anos e até nosso Passat da década de 1970 estreou com essa proposta.
Claro, a diferença reside no fato de o A5 Sportback ter um perfil cupê e manter as 4 portas do sedã, coisa que só recentemente pareceu viável esteticamente. As fotos abaixo mostram a versão “comum” e que tem o pacote “S”, que pareceu mais fotogênica.
O A5 é 3,6 cm mais baixo que um A4 e leva 4 pessoas embora o banco traseiro não tenha aquela divisão vista em outros modelos da concorrência. O porta-malas leva 480 litros, quase o mesmo que a A4 Avant.
Os motores, claro, são os mesmos do A4 e A5: o 2.0 TFSI, com versões de 180 e 211 cv, e o V6 3.0 FSI, de 265 cv, além dos motores a diesel. Mas a Audi diz que no ano que vem o modelo terá outros três propulsores inéditos. Na Europa, o A5 Sportback mais barato custará 33 650 euros.