A grande esperança da Audi para ampliar suas vendas mundiais foi apresentada nesta quarta-feira, 10, na Alemanha. O hatch compacto A1 passa a ser o carro de entrada da marca, uma espécie de rival direto do Mini Cooper, da BMW. Baseado no conceito Metro Project, mostrado em 2007 no Salão de Tóquio, o modelo tem apenas duas portas (por enquanto) e quatro lugares.
A Audi usou a plataforma do novo Polo e do Skoda Fabia e com isso as medidas do A1 ficaram bem compactas. São 3,95 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,42 metros de altura e apenas 2,47 m de entre eixos – o porta-malas comporta 267 litros.
O A1 terá dois motores a gasolina e dois a diesel, estes destinados à Europa. As versões a gasolina incluem o 1.2 TFSI de 86 cv de potência e o 1.4 TFSI com 122 cv de potência e que será vendido no Brasil em 2011. O 1.2 atinge 179 km/h enquanto o 1.4 vai até 200 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,1 segundos no primeiro caso e 9,1 segundos no segundo.
A transmissão das versões a gasolina é manual de seis marchas e a tração, dianteira. Todos os A1 vêm com ESP de série, entre outros equipamentos. O A1 custará a partir de 16 mil euros na Europa, ou seja, algo como R$ 40 mil. Já dá para imaginar o preço no Brasil: ao menos R$ 70 mil já que aqui teremos versões mais equipadas.
Por falar na versão brasileira, é possível que tenhamos o A1 com motor 1.4 TFSI flex. O pessoal da Audi aqui nos confidenciou que a matriz testa o motor bicombustível e que será aplicado a vários modelos.