A grande esperança da Audi para ampliar suas vendas mundiais foi apresentada nesta quarta-feira, 10, na Alemanha. O hatch compacto A1 passa a ser o carro de entrada da marca, uma espécie de rival direto do Mini Cooper, da BMW. Baseado no conceito Metro Project, mostrado em 2007 no Salão de Tóquio, o modelo tem apenas duas portas (por enquanto) e quatro lugares.
A Audi usou a plataforma do novo Polo e do Skoda Fabia e com isso as medidas do A1 ficaram bem compactas. São 3,95 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,42 metros de altura e apenas 2,47 m de entre eixos – o porta-malas comporta 267 litros.
O A1 terá dois motores a gasolina e dois a diesel, estes destinados à Europa. As versões a gasolina incluem o 1.2 TFSI de 86 cv de potência e o 1.4 TFSI com 122 cv de potência e que será vendido no Brasil em 2011. O 1.2 atinge 179 km/h enquanto o 1.4 vai até 200 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,1 segundos no primeiro caso e 9,1 segundos no segundo.
A transmissão das versões a gasolina é manual de seis marchas e a tração, dianteira. Todos os A1 vêm com ESP de série, entre outros equipamentos. O A1 custará a partir de 16 mil euros na Europa, ou seja, algo como R$ 40 mil. Já dá para imaginar o preço no Brasil: ao menos R$ 70 mil já que aqui teremos versões mais equipadas.
Por falar na versão brasileira, é possível que tenhamos o A1 com motor 1.4 TFSI flex. O pessoal da Audi aqui nos confidenciou que a matriz testa o motor bicombustível e que será aplicado a vários modelos.
1.2 e turbo para consiguir miseros 87cv? Prefiro um motor 1.4 com a mesma potencia que gaste um pouco mais, pelo menos, não corre o risco e dos custos de manutenção que o turbo traz.
O outro motor, até a FIAT conseguiu fazer mais com o seu 1.4 Turbo e sem injeção direta de combustível. Um bom motor 1.6 16V aspirado como o da Kia rende mais.
Se vier para o Brasil, chegará custando uns R$ 85K com um motor de carro popular (1.2), mas vai ter um monte de gente comprando o "Polo de gravata" das fotos!
De fato, um belo carro. Se for vendido na faixa de R$80 mil, será uma boa opcao. Bem mais carro que o Fiat 500, porém inferior ao Mini Cooper e totalmente sem comparacao ao catastrófico Smart.
3 boas notícias:
– o A1 é um compacto 2 portas; nada de horríveis portas minúsculas pra encaixar 4 portas num compacto
– o modelo virá para o Brasil com um motor interessante e finalmente poderei trocar meu A3
– a VW já trabalha no 1.4 TFSi Flex, o que indica que esse motor poderá equipar Gol GTi, novo VW Golf, novo NCS/NMS mexicano e novo Polo. Só espero que eles estejam trabalhando na versão de 170 cv também e no casamento flex com c6ambio DSG de 7 velocidades!
@Pedro
Realmente essa informação da potência está estranha. O novo motor VW 1.2 TFSi rende nos outros modelos do grupo 105 cv (87 deve ser a potência em KW, mania de alemão). O 1.4 tem potências de 122, 140, 170 e 180 cv…
Leandro, parece errado, mas é isso mesmo. Veja trecho do release: "O motor básico é o novo 1.2 TFSI. Conta com uma potência de 86 CV (63 KW) e tem torque máximo de 160 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm". São 86 cv e não 87 cv – havíamos convertido de HP para CV. Ainda bem que essa versão não virá para o Brasil.
eu só quero ver a bagaçeira do preço…
Queria ver esse carro no Brasil por R$ 45.000,00.
Isso sim seria uma revolução por aqui, já que muita gente iria largar essas tranqueiras nacionais e iria comprar um carro com equipamentos indispensáveis de segurança.
Ex. 207 Quicksilver – R$ 40.000,00
Audi A1 – R$ 45.000,00
Isso sim seria bom!!
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Gustavo :Queria ver esse carro no Brasil por R$ 45.000,00.
Isso sim seria uma revolução por aqui, já que muita gente iria largar essas tranqueiras nacionais e iria comprar um carro com equipamentos indispensáveis de segurança.
Ex. 207 Quicksilver – R$ 40.000,00Audi A1 – R$ 45.000,00
Isso sim seria bom!!
Impossivel eu vi no fast driver agora que ele custa 14 mil libras lá na europa só isso já dá mais que 45 mil reais com os nossos pequeninos impostos concerteza atravessa os 100 mil
Pelo visto o concorrente dele será o aston martin cygnet que custará mais de 100 mil tambem não acredito nada que esse carro custe 70 mil como fala aí só se fosse peladão, mais ele já vai vir completissimo para custar mais de 100 mil mesmo…
Nossa! Que traseira cagada é essa???
me recuso a comprar carro de luxo com os circuladores de ar igual carro de pobre, sejam Gol, Celta ou Ka…