O novo A3 Sedan chega na sua segunda geração. Comparado com o seu antecessor, agora é 4 centímetros mais longo, com 4,50 metros, enquanto a distância entre eixos permanece inalterada. Sua largura aumentou 2 centímetros para 1,82 metro e agora é 1 centímetro mais alto com 1,43 metro. Isso gerou um aumento no espaço livre – uns bons 2 centímetros na frente graças à posição mais baixa do banco do motorista – e um pouco mais de espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade da bagagem é exatamente a mesma do modelo anterior.
No modelo de topo com tecnologia LED Matrix, é aqui que estão alojadas as novas luzes diurnas digitais. Eles consistem em uma matriz de pixels composta por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente e dão às várias versões do A3 Sedan uma assinatura específica.
A linha de cintura do Sedã se estende até o para-choque traseiro. Isso enfatiza seu comprimento – 15 centímetros a mais que o Sportback. A linha do teto desce dinamicamente do pilar B – como em um cupê – e termina em um spoiler na tampa traseira. Disponível opcionalmente em carbono.
O novo A3 Sedan atinge um valor de Cx de 0,25 e, portanto, é 0,04 pontos de Cx melhor que a primeira geração. A entrada de ar de refrigeração controlável com dois módulos de persianas acionados eletricamente atrás do Singleframe também contribui para isso.
O painel de instrumentos de 10,25 polegadas atrás do volante é digital mesmo no modelo básico. Como o cockpit virtual da Audi plus, ele mede 12,3 polegadas e oferece três visualizações diferentes.
O principal sistema de infotainment no novo A3 Sedan é o MMI Navigation plus, que usa a plataforma de infotainment modular de terceira geração e possui um poder computacional dez vezes maior do que o modelo anterior.
O A3 Sedan também é conectado ao smartphone através da interface do smartphone Audi, que integra telefones iOS e Android com Apple Car Play e Android Auto. Além disso, o A3 Sedan pode ser bloqueado e desbloqueado, além de ser iniciado através de um smartphone Android com a chave de conexão Audi. A personalização permite que até seis usuários armazenem suas configurações preferidas em perfis individuais, incluindo os de assento, controle climático e mídia.
O sistema dianteiro Audi pre sense, a câmera atrás do espelho interior trabalha em conjunto com o radar dianteiro para evitar acidentes ou, pelo menos, reduzir sua gravidade. O auxílio padrão para evitar colisões também usa os dados desse sistema de sensores. O Cruise Adaptive Assist suporta motoristas com orientação longitudinal e lateral. A assistência de eficiência os notifica quando seria sensato tirar o pé do acelerador.
O novo A3 Sedan está disponível com a opção de dois motores TFSI e um motor TDI no lançamento. Uma coisa que todos eles têm em comum é a alta eficiência. O 35 TFSI, um motor de injeção direta de 1,5 litro, produz 150 cv e está disponível em duas versões – com uma transmissão manual de seis velocidades desenvolvida recentemente e com um S tronic de sete marchas de mudança rápida.
Além da tecnologia de cilindro sob demanda, o trem de força em conjunto com a transmissão de dupla embreagem S tronic usa um sistema híbrido leve de 48 volts. Recupera energia durante a desaceleração, suporta o motor com até 5 kgfm de torque ao acelerar e acelerar a partir de baixas rotações do motor e permite que o A3 Sedan ative com o motor desligado em muitas situações. Na condução diária, reduz o consumo em até 0,4 litro por 100 quilômetros.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O sistema de manuseio dinâmico Audi drive select também permite ao motorista experimentar diferentes níveis de ajuste da suspensão em seu A3 Sedan – desde o conforto e a dinâmica distintiva até o uso eficiente de combustível. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua proporção dependendo do ângulo da direção.
Os preços para o TFSI 35 com 150 cv começam a 29.800 euros. Logo após o lançamento no mercado, um motor a gasolina básico seguirá com um preço de tabela de 27.700 euros, ainda sem previsão para chegar ao Brasil.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.