Produzido na planta de São José dos Pinhais, no Paraná, o Audi A3 Sedan nacional estreia suas primeiras mudanças na linha 2017. O sedã médio da marca alemã adotou um visual atualizado e melhorias no acabamento interno, seguindo a linha do modelo apresentado no mercado europeu em abril do ano passado. A novidade está disponível em duas versões de acabamento e parte de R$ 115.190.
Na parte estética, o novo A3 Sedan traz novas linhas inspiradas no irmão maior A4. O destaque fica por conta dos novos faróis com formato mais moderno e pontiagudo; além da grade redesenhada; para-choques com novas formas; lanternas traseiras com novo layout e novas rodas de liga-leve.
O interior passa a dispor de um novo volante e alavanca de seta herdados do A4. Há também novos difusores de ar; console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI (media music interface); duas entradas USB que dispensam o uso do cabo adaptador e luzes internas em LED.
Os menus do sistema MMI foram redesenhados, seguindo o mesmo padrão aplicado nos modelos TT, A4 e Q7. A tela de sete polegadas com rebatimento elétrico agora oferece operação baseada em smartphones e pode ser comandada por um botão redondo giratório (cujo anel tem iluminação branca na versão mais cara). Acima e ao lado do controle rotativo estão os alternadores e botões, que permitem ao motorista navegar pelo menu. Há ainda melhorias no controle de voz para o rádio, mídia e telefone, que agora entende diversas frases da linguagem cotidiana.
A entrada USB agora permite que telefones celulares com sistemas Android e iOS se conectem ao carro por meio do Audi smartphone interface. Com ele, certos aplicativos podem funcionar diretamente na tela do Audi.
Na motorização, há o mesmo 1.4 TFSI Flex, que consegue desenvolver 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, a 1.500 rpm; atrelado a um câmbio automático Tiptronic de seis marchas. A Audi diz que o A3 Sedan 2017 vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcança velocidade máxima de 215 km/h.
Como item de série, o Audi A3 Sedan Attraction oferece sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista); controle eletrônico de estabilidade; ar-condicionado; direção eletromecânica; faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores; rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro; bancos dianteiros com ajuste de altura; volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
Há também sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro é imobilizado, como em semáforos e congestionamentos (com economia de combustível de até 10 por cento); freio de estacionamento eletromecânico e rodas de alumínio de 16 polegadas.
A versão Ambiente, que custa R$ 124.190, agrega sensores de luz e chuva, rodas de 17 polegadas e para-brisa com faixa colorida cinza. Como opcional, há dois pacotes: Design, com bancos de couro sintético; diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”; e Ambiente Plus, com controle de velocidade de cruzeiro; espelho retrovisor com função antiofuscante automática; computador de bordo com display colorido; Audi Sound System e pacote de luzes.