Depois de meses sem presidente, a Audi terá como seu executivo principal Paulo Sérgio Kakinoff, conhecido pelo trabalho na Volkswagen e que estava na matriz há dois anos. Kakinoff assume a Audi na semana que vem com o objetivo de torná-la a marca premium nº 1 do Brasil, perdida após a saída da família Senna da área de vendas. Uma das principais armas para isso será o novo A1, hatch que será lançado este ano e que chegará ao país já em 2010.
A informação foi confirmada pelos sites Auto Esporte e Carro Online, que conversaram com o executivo. Desde que a produção do A3 nacional parou, as vendas da marca no Brasil despencaram, houve a saída de alguns revendedores e os que sobraram estão muito insatisfeitos com os rumos da empresa aqui. Ironicamente, a Audi hoje lidera em outros países da América Latina e tem incomodado as mais tradicionais BMW e Mercedes-Benz na Europa.
A linha de produtos só cresce, mas o Brasil ficou para trás. Tanto assim que o sedã A4, que tinha um bom volume de vendas, viu seu rival Classe C tomar a frente. Além de cuidar da rede com mais carinho, Kakinoff terá a chance de trazer de volta um público que ficou órfão com o fim do A3 nacional. Como o A3 importado é muito mais caro e sofisticado, muita gente que gostava da marca não pôde continuar como cliente.
O A1 será o natural substituto para esses clientes, um carro menor (usa plataforma PQ-25 do novo Polo), mas sofisticado e com bom desempenho. Se tudo correr bem, o A1 pode custar abaixo de R$ 90 000 e ser opção para quem quer um hatch superior aos modelos médios. É ver para crer.