Não são só os brasileiros que estão achando o A1 caro. Segundo concessionários e especialistas na Europa, o hatch compacto da Audi também o consideram acima do que vale. Com preço a partir de US$ 21.000, algo como R$ 36.000, o hatch custa caro para o público para o qual foi criado, o jovem.
Segundo eles, o A1 vende menos do que o esperado – até agora foram 20.000 carros -, mas a Audi nega e diz que a meta este ano é de 30.000 unidades. A fábrica de Bruxelas tem capacidade para 100.000 unidades por ano e 50.000 carros devem sair de lá este ano.
Apesar de negar problemas, a Audi lançará a versão 5 portas do A1 em 2011 e não em 2012, como planejado, para tentar atingir sua meta de vendas. Um dos aspectos levantados para a aceitação abaixo da média do modelo é o fato de seu um modelo comum, ao contrário do rival Mini, que traz toda uma cultura pop da década de 1960. Elementar meu caro Watson.
Será que Paulo Kakinoff, presidente da Audi, conseguirá tornar o A1 desejado mesmo custando R$ 90.000 no Brasil?