O estande da Kia Motors no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro, está recheado de novidades para o mercado nacional. A primeira delas é a versão reestilizada do Cerato, que estreou lá fora no final do ano passado, e estreará por aqui com importação direto da nova fábrica da marca no México (antes ele era trazido da Coréia do Sul).
Entre as novidades, o Kia Cerato 2017 recebeu faróis redesenhados, grade frontal com novo formato, para-choque dianteiro com desenho mais agressivo, novas rodas de liga-leve, lanternas traseiras com novo layout interno e para-choque traseiro redesenhado. O interior agora dispõe de sistema multimídia com tela maior. O motor, porém, é o mesmo 1.6 flex, mas passando de 128 para 132 cv, com câmbio automático de seis marchas.
Já a segunda atração da fabricante no evento é a nova geração do Optima, sedã de porte médio/grande da empresa, que traz linhas mais agressivas inspiradas no conceito Sportspace, além de novas tecnologias, como faróis HID com sistema auxiliar de farol alto, sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som Infiniti com 14 alto-falantes e 630 watts, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego traseiro, frenagem de emergência, detecção de pontos cegos, entre outros.
A versão a ser oferecida por aqui usará um motor 2.0 litros GDI turbo a gasolina, com injeção direta de combustível, que consegue entregar 247 cavalos de potência, associado a uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem. Segundo a empresa, o sedã traz ainda aços de alta resistência em novos pontos de sua estrutura e chassi mais leve e rígido.
Por aqui, o Optima 2017 vai brigar com o Ford Fusion. Vale lembrar que a atual geração do carro é oferecida por R$ 106.990 – portanto, o novo modelo deverá chegar por cerca de R$ 120 mil.
Ainda falando de sedã, a Kia exibe a nova geração do Cadenza, segundo sedã mais caro da linha da fabricante no País, perdendo apenas para o Quoris. O modelo perdeu o visual tanto quanto careta, adotando linhas mais modernas e dentro dos novos padrões da marca sul-coreana. O destaque vai os faróis angulosos na dianteira, com filete em LED e xênon, além das luzes auxiliares logo abaixo compostas por quatro pontos de LED e as lanternas traseiras afiladas interligadas por um filete cromado.
Houve ainda mudanças estruturais e a adoção de uma nova plataforma, o que permitiu dimensões maiores e, consequentemente, aumento do espaço interno. Quanto ao motor, a versão “brasileira” do Kia Cadenza 2017 vai usar um 2.4 GDI a gasolina, de até 190 cv e 24,6 kgfm. Entre os equipamentos, haverá head-up display, sistema de som premium, assistente de farol alto, controle de cruzeiro inteligente, alerta de saída de faixa, sistema de frenagem autônoma, entre outros.
Por fim, mas não menos importante, há o inédito crossover compacto Niro, que se diferencia dos demais carros da categoria por dispor de um conjunto mecânico híbrido. O carro usa um motor 1.6 litro GDI de quatro cilindros de ciclo Atkinson, que entrega 103 cv, associado a outro elétrico de 43 cv e bateria de íon de lítio de 1,56 kWh. Juntos, eles geram 146 cv e 27 kgfm, associados a um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira. Segundo dados da marca, o utilitário-esportivo tem média de consumo de combustível de 26,3 km/l.
Embora seja um híbrido, o novo Kia Niro tem visual de um crossover compacto comum. Além disso, o carro dispõe de uma série de tecnologias, como sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som, sistema Driver Assistance no Controle de Energia (que usa o sistema de navegação e controle de cruzeiro para antecipar mudanças topográficas na estrada e gerenciar ativamente o fluxo de energia para otimizar a eficiência geral), entre outros.
Todavia, ainda não se sabe se a Kia vai vender o Niro no Brasil.
O Kia Rio, compacto da fabricante nas carrocerias hatch e sedã, não deu as caras por lá. Todavia, a empresa já confirmou a vinda do modelo ao País para meados de 2017.
“Além desses modelos, teremos ainda o Rio em 2017, nas versões hatch e sedã. Temos muito a mostrar ao consumidor brasileiro. No entanto, antes precisamos resolver a questão dos 30 pontos adicionais do IPI, sem limitação de cotas, impostos aos veículos importados. Até porque, a partir de agora, poderemos ter três modelos vindos do México, o Cerato, o Rio e um futuro SUV compacto. E produtos provenientes do México têm o imposto de importação zerado, mas com recolhimento de 30 pontos percentuais no IPI”, explica José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Segundo Gandini, “mesmo sem o imposto de importação, ao trazer veículos mexicanos da Kia Motors, precisamos ter isonomia em relação aos competidores que trazem produtos do México, ou seja, ter a igual taxação. Por esse motivo, é fundamental que tenhamos isonomia no imposto sobre produtos industrializados, no caso dos importados hoje com 30 pontos percentuais a mais”.
Os demais veículos da marca, como o Picanto, Soul, Quoris, Sportage, Sorento, Mohave e Grand Carnival também estão sendo exibidos no Salão de São Paulo.