A chegada do novo carro marca os 75 anos desde que David Brown, cujas iniciais são a base da estratégia de nomenclatura DB, ajudou a resgatar a Aston Martin após a Segunda Guerra Mundial e lançou o 2-Litro, que mais tarde passou a ser conhecido como DB1.
A chegada também marca o início da renovação e expansão da linha de carros esportivos da Aston Martin. Um novo Vantage está também prestes a ser lançado, e nos próximos anos a Aston Martin lançará tanto o supercarro híbrido plug-in Valhalla quanto um carro esportivo elétrico.
O Aston Martin DB12 é o sucessor direto do DB11 lançado há sete anos e é mais uma atualização completa do que um verdadeiro redesenho. A maior parte do design do DB11 foi mantida com algumas modificações, mas há uma nova frente que traz uma sensação de poder e força que faltava ao DB11. Isso se deve principalmente à grade muito maior e ao novo capô com estrias proeminentes. A largura da trilha também é maior na frente e atrás, com aumento de seis e 22 milímetros, respectivamente. Os novos faróis apresentam tecnologia LED de matriz.
No entanto, enquanto o DB11 oferecia a escolha de motores V8 ou V12, o Aston Martin DB12, pelo menos por enquanto, foi anunciado exclusivamente com o V8. É o conhecido motor V8 turbo de 4.0 litros que a Aston Martin adquire da Mercedes-AMG, e aqui ele foi ajustado para fornecer 671 cv, ou aproximadamente 40 cv a mais do que o motor V12 turbo de 5.2 litros que impulsionava o DB11.
O motor do DB12 alimenta as rodas traseiras por meio de uma transmissão automática de 8 velocidades montada na traseira para um melhor equilíbrio. O desempenho tem aceleração de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos e uma velocidade máxima de 325 km/h.
Grandes mudanças também foram feitas no chassi, incluindo um novo design de suspensão com amortecedores ajustáveis e barras estabilizadoras mais rígidas. Um diferencial traseiro eletrônico também foi instalado, o que é uma novidade para um carro com a marca DB, para ajudar a melhorar a agilidade nas curvas. Trabalhando em conjunto com os amortecedores ajustáveis e o diferencial eletrônico estão a direção elétrica e os sistemas de controle de estabilidade eletrônico ajustáveis, que ajudam a oferecer conforto nos modos de direção mais suaves do carro, mas podem melhorar a resposta e o controle do veículo quando os modos Sport e Sport+ são selecionados.
Em cada canto estão rodas forjadas de 21 polegadas, disponíveis em três padrões e em uma variedade de cores e acabamentos. Graças ao seu design leve, as rodas ajudam a economizar aproximadamente 17 libras em comparação com as rodas de 20 polegadas do DB11. O pneu padrão é o Michelin Pilot Sport S 5, mas com uma composição única para a Aston Martin. Eles têm 275/35 na frente e 315/30 na traseira.
O pacote de freios padrão possui discos de ferro fundido que medem quase 16 polegadas na frente e apresentam faces sulcadas e perfuradas para melhor capacidade térmica. Discos de cerâmica de carbono podem ser adicionados como uma opção.
Talvez uma das mudanças mais importantes no DB12 seja o novo interior repleto de tecnologia de última geração, já que o DB11 foi frequentemente criticado por depender de tecnologia desatualizada emprestada da Mercedes-Benz.
Há um layout mais elegante caracterizado por linhas horizontais limpas, além de um painel de instrumentos digital e uma tela sensível ao toque central que controla o sistema de entretenimento da Aston Martin. Desenvolvido internamente, o novo sistema oferece suporte total para Apple CarPlay e Android Auto, além de atualizações over-the-air. Há também muitos controles físicos no DB12 para funções de uso frequente, incluindo um controle rotativo recartilhado para selecionar o modo de condução. A fibra de carbono é usada como material de destaque, enquanto a maioria das superfícies da cabine é revestida com o couro tradicional da Bridge of Weir, costurado à mão. O Alcântara também pode ser selecionado.
Um sistema de áudio com 11 alto-falantes é padrão, mas um sistema Bowers & Wilkins com 15 alto-falantes está disponível. Enquanto isso, o sistema de navegação, que possui mapeamento 3D, possui conectividade online para informações de rota mais rápidas e informativas. A Aston Martin também desenvolveu um novo aplicativo (para dispositivos iOS e Android) com o qual os proprietários podem pesquisar um destino em seu smartphone e enviá-lo diretamente para o carro. O aplicativo também permite outras áreas de interação com o carro, afirmou a Aston Martin.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Os recursos de assistência ao motorista incluem itens úteis como aviso de colisão frontal, frenagem de emergência automática, controle ativo de faixa, aviso de ponto cego e tráfego cruzado e reconhecimento de sinais de trânsito. Uma câmera de visão panorâmica também está incluída.
As entregas do DB12 estão programadas para começar no terceiro trimestre do ano. As informações de preço serão anunciadas mais perto dessa data. Um conversível DB12 Volante também está em desenvolvimento, e há rumores de que a tecnologia híbrida possa eventualmente ser introduzida na linha DB12.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.