Enfim, após 16 anos de vendas no mercado nacional, a Chevrolet S10 se renovou por completo, desde o design à motorização. A nova geração da picape média, desenvolvida pela General Motors do Brasil em São Caetano do Sul, está sendo apresentada à jornalistas em Campinas nesta terça (14) e quarta-feira. O utilitário já é feito na fábrica da GM em São José dos Campos (SP).
A nova Chevrolet S10 chega às revendas em março disponível em três versões de acabamento: LS, de entrada, LT, intermediária e LTZ, topo de linha. Para o modelo mais barato, haverá opção de cabine simples e cabine dupla, enquanto as duas demais variantes estarão disponíveis apenas na carroceria com apelo mais familiar. O motor para a LS é o antigo 2.4 FlexPower, que recebeu reajustes e agora passa a entregar 147 cv quando abastecido com etanol e 141 com gasolina, a 5.200 rpm e torque de 24,1 kgfm a 2.800 rpm.
A novidade mecânica, entretanto, fica por conta do novo e moderno propulsor 2.8 Turbodiesel CTDI, que rende 180 cv de potência a 3.800 rpm e um pesado torque máximo de 47,9 kgfm, já disponíveis nas 2.000 rpm. Esse bloco será oferecido em todas as versões, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou uma automática de seis marchas, opcional na LT e de série na LTZ.
O modelo LS, tanto na 2.4 Flexpower quanto na 2.8 Turbodiesel, já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS, computador de bordo, luz de cortesia e alça de apoio no teto, grade de proteção no vidro traseiro (cabine simples), ganchos externos na caçamba (cabine simples), protetor de cárter e banco do passageiro maior, para acomodar dois ocupantes, além do motorista, limited slip (sistema de deslizamento limitado do diferencial). A versão 2.8 Turbodiesel 4×4 ainda conta com o seletor de tração, já que é equipada com o 4×4.
Nas versões cabine dupla e simples, com ambas as motorizações, a versão LT é a intermediária da linha e além dos itens da versão LS traz itens como: alarme antifurto, alça de apoio dos dois lados, airbag duplo (cabine dupla), cobertura do piso em carpete, chave canivete, coluna de direção regulável, desembaçador do vidro traseiro, farol de neblina, gancho de reboque dianteiro, retrovisores com luzes indicadoras de direção, tampa traseira com chave (cabine dupla), travas elétricas, rodas de liga leve aro 16, pneus 245/70R16, sistema de deslizamento limitado de diferencial, CD player/MP3 com Bluetooth , entrada mini-usb e entrada auxiliar, piloto automático com controles no volante e vidros elétricos nas quatro portas.
A LTZ oferece os mesmos itens que a LT. E, além dos itens da LT, a S10 mais cara conta com ar-condicionado digital, com acabamento cromado, bancos do motorista com ajustes elétricos, controles de tração e de estabilidade (versão LTZ diesel), controles do sistema de som, áudio e piloto automático no volante, luz de neblina traseira, lanternas traseiras em LED, regulagem elétrica dos faróis, bancos revestidos em couro, alavanca de câmbio, maçanetas externas com acabamento cromado, rodas de liga leve aro 17, pneus 255/65R17, e para-choque traseiro com molduras cromadas, estribos laterais e rack de teto.
Haverá ainda acessórios para a picape, para que o cliente possa equipar o carro ao seu gosto. Para o trabalho, a S10 oferece, capota marítima, santaontônio, jogos de tapete de borracha, calha para chuva, trilhos para a caçamba, rack de teto lateral e transversal, e estribos laterais. Para o lazer e personalização, a S10 oferece um kit multimídia (com DVD, navegador, entradas para USB e CD Player), maçanetas cromadas, sensor de estacionamento, protetor do pára-choque dianteiro e faróis de milha.
Os preços não foram revelados, mas devem ser divulgados pela Chevrolet amanhã. Blogauto acompanha o evento de lançamento da nova S10 2012 e trará informações e impressões do test-drive.