Sergio Marchionne, o presidente da Fiat, não estava brincando quando disse que só sobreviveriam as montadoras que vendessem mais de 6 milhões de carros por ano, coisa que a Fiat não conseguia na época da declaração. Ele acredita tanto na sua ideia que, além de investir na Chrysler, como foi anunciado na última quinta-feira, agora seu objetivo é comprar a Opel da General Motors.
O que ele quer é criar um novo gigante do setor, capaz de rivalizar com a Toyota e a Volkswagen e deixar no chinelo Ford, GM, PSA e cia. No pacote viriam não só a Opel como a Vauxhall, seu braço inglês, a sueca Saab e outras operações da GM na Europa. Quase uma liquidação. A própria GM seria sócia minoritária do novo grupo.
Mas a proposta desagrada muita gente. A GM, apesar das dívidas, perderia seu caráter global, e os alemães não gostam da ideia de uma empresa italiana ser dona de uma marca alemã que possa rivalizar com seus próprios grupos. Vamos ver no que vai dar…
Quem diria hein?! A Fiat com bala na agulha pra isso. Até há bem pouco tempo atrás ela estava quase falida na Europa… Graças aos mercados emergentes (incluindo o Brasil) se reergueu. E ainda dizem que carro popular no Brasil dá pouco lucro…
Só resta saber se ela terá cacife pra manter essas alianças e fusões, caso contrario a próxima vítima será ela própria.
Isto nao pode acontecer! Fiat é e sempre será um lixo! Uma vergonha se o governo alemão perder a Opel para esta marca desclassificada.
Só consegue vender bem no Brasil porque impôs a nós, brasileiros, carros com motores 1.0. A cultura do 'mille'.
Na minha casa, fiat nao estaciona nem na porta!
Sensacional – será bom para todo mundo, menos para a concorrência.
Mauricio,isso que é dor de cotovelo !
a fiat ta comprando a opel com o dinheiro da venda dos carros no Brasil!
Vendendo mille a mais de 20 anos, e por um preco BASURDO pelo o que o carro oferece, o palio é o mesmo desde os tempos das cavernas, so muda lata, motor 1.4 fiat é beberrao, 1.8 que é da gm idem, carros de porte medio (vide tempra, tipo, marea, brava, stilo) são todos micos, sem excessão!
Vendem Doblo adventure por mais de 60.000 reais! Com um carro desses vendidos a esse preço, ja era pra Fiat ter comprado a GM, VW e PSA!