O Phelippo acaba de nascer em Minas Gerais, auguri bambino. O filho do italiano Antonio Filosa nasceu nove dias atrás e mesmo assim o novo presidente da FCA para América Latina, não desmarcou seus compromissos, e está em uma verdadeira peregrinação pelo Brasil, visitando os concessionários e a imprensa. O BlogAuto participou de um pequeno grupo para conversar e deu para sentir a diferença no trato e na importância que ele dá para o contato pessoal.
A paixão por automóveis é grande, e o coração bate forte pela Alfa Romeo, que promete fazer todos os esforços para trazer a marca para o Brasil, mas só de uma forma saudável e permanente. “Temos que vender pelo menos 10 mil unidades por ano, vamos estudar com muito carinho para isso. Segundo meu pai fui concebido em um Alfa Romeo, minha paixão pela marca deve vir desde este momento”, afirma Filosa.
Com 44 anos, nascido em Nápoles, Itália, Filosa formou-se pelo Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e desde então acumula extensa experiência internacional, com atuação nas áreas de Manufatura, Compras e Supply Chain, Novos Produtos, Marketing e Gestão de Projetos. Já ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Brasil.
Chegou à fábrica da Fiat em Betim (MG) em 2006, onde exerceu os cargos de gerente de Logística Interna, de Planejamento Estratégico e de Compras, além de diretor-adjunto de Manufatura. Foi diretor de Compras para a América Latina e atualmente é o diretor-geral da FCA Argentina.
A chegada de Filosa acontece um momento da linha renovada, com a Jeep vendendo como nunca no Brasil, mas ele não quer parar. Em abril a FCA voltou a liderança de vendas com 37.355 unidades, uma participação de 17,8%.
Para melhorar ainda mais esses números, promete para o meio do ano, o relançamento do Fiat Uno, que ficou meio de escanteio com os últimos lançamentos, mas que é um excelente carro, e terá seu preço reposicionado, ficando entre o Mobi e o Argo. O Fiat Uno terá preços em torno de R$ 40 mil e receberá algumas alterações estéticas e de conteúdo.
“Outro lado que estamos estudando é uma picape acima da Toro, que será da marca RAM, mas que deverá ser uma versão voltada para o mercado nacional, algo entre a 1500 e a 2500″, segundo Filosa, as picape RAM hoje são voltadas para o mercado americano que precisam de muita capacidade para tracionar carretas, enquanto no Brasil. a grande necessidade é a capacidade de carga da caçamba, por isso estamos estudando um produto novo.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Muitos dos planos Filosa não pôde conversar, pois o chefe maior da FCA, Sergio Marchionne, apresentará no dia primeiro de junho, os planos para os próximos cinco anos do grupo. E após isso já temos uma outra reunião com Filosa para detalhar o que interfere no Brasil.
Posso dizer que em tão pouco tempo Filosa já conquistou a simpatia da imprensa, que seja sempre assim. Parabéns.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.