Pena, gostaria de ter visto a coletiva que a Anfavea convocou nesta segunda-feira, 19, para se defender da acusação de vilã da história do aumento injustificado do IPI para carros importados. Mas o que me relataram colegas que estiveram lá é que o presidente da entidade, Cledorvino Belini, também chefão da Fiat, e Rogelio Golfarb, executivo da Ford, é que ambos defenderam a medida do governo como nunca.
Assim mesmo posaram de vítimas, dizendo que também sofrerão com o aumento do imposto: “o Edge vai ter aumento de IPI”, lembrou Golfarb. O crossover é feito no Canadá e está fora do benefício concedido aos veículos importados no regime que dispensa o imposto de importação, ou seja, México e Argentina. Como se a queda nas vendas do Edge fosse mudar a vida da montadora americana.
Belini também se alterou ao exigir que a imprensa entenda que o aumento vai incentivar a indústria nacional, mas ele convenientemente se esquece que não há empresa alguma brasileira nesse setor, apenas multinacionais que “exportam” seus lucros para suas matrizes. A justificativa do presidente da Anfavea para o governo ter optado pela estratégia de barrar os importados foi que a balança comercial estava francamente desfavorável ao Brasil.
Situação confortável
A estratégia bolada pelo governo federal e a Anfavea foi esperta: usar como pretexto “a produção nacional”, “empregos” e o “desenvolvimento do país”, bandeiras justas, mas que serviram como embuste para perpetuar uma situação que é hoje extremamente confortável para ambos. Enquanto as montadoras instaladas aqui se especializam em produzir modelos simplórios em grande escala, o governo arrecada altas somas com uma das cargas tributárias mais altas do mundo.
Qualquer estudante de economia do primeiro ano de curso sabe que o único caminho para enfrentar a concorrência externa é estimular a produção local com menos impostos e com investimento em infraestrutura para baratear os custos. Se tivesse optado pelo caminho mais árduo, porém, de resultados práticos a médio prazo, o Brasil poderia não só ampliar a produção como também modernizar o parque fabril, permitir que modelos mais caros fossem feitos aqui e, no final das contas, exportar veículos. De quebra, poderíamos acabar com a distorção dos carros populares que, obrigados por lei, oferecem motores 1.0 litro nem tão econômicos assim.
Mas, estranhamente, a equipe econômica de Dilma prefere tratar as multinacionais instaladas aqui há mais tempo como empresas genuinamente nacionais, essas sim que poderiam argumentar algum tipo de vantagem para competir com as coreanas ou chinesas, apoiadas por seus respectivos governos.
A Abeiva, entidade que reúne os importadores ditos independentes, diz que irá entrar na justiça mas, convenhamos, eles pouco podem fazer. A associação existe há anos e nunca conseguiu reduzir 0,0001% do imposto de importação. A solução vem do consumidor, que deveria sim postergar a compra do carro novo se quiser um dia deixar de pagar o preço abusivo hoje cobrado por todas as marcas. É no bolso de montadoras e governo que está a resposta para essa atitude covarde perante o brasileiro. Se eles mantiverem o caixa cheio como agora continuarão com os ouvidos tapados para seus clientes e cidadãos pagadores de impostos.
Me engana que gosto. Estou até acreditando em papai noel!
isso só acontece porque as associadas a ANFAVEA são os maiores contribuidores de caixa de companha para politios do PT e PMDB. Quando o brasileiro aprender a votar, talvez as coisas mudem…
Caro Ricardo, acho que foi bom você não estar presente na coletiva da Anfavea.
Faria muito mal à sua saúde ouvir tanta hipocrisia. (rs)
Esse Cledorvino, apesar do nome exótico, deve ser algum "hermano" disfarçado pois cada dia mais estamos "exportando empregos" para os "brasileiros" da Argentina e do México.
E VIVA o plano Brasil MAIOR, para o benefício das multinacionais estrangeiras, lógico !!!
Aonde é mesmo que eu pego o meu nariz de palhaço?
Tadinhos deles, parece até que vão pagar mais impostos…
E depois criticaram o Sylvester Stalone!
Brasileiro aceita tudo mesmo!
E detalhe, teoricamente quem compra carro zero não é nenhum desinformado.
Pouca vergonha… se essa medida se confirmar, em alguns anos voltaremos a ter carroças "nacionais".
Lembrando um Post daqui q falava sobre o lucro da Ford mundial, apesar da Ford daqui vender 1/3 do q vende em toda Europa, seu lucro foi quase o mesmo! Um absurdo…! E com essa medida protecionista do vai contribuir para que essas marcas "nacionais" voltem a ter os lucros ainda mais exorbitantes que tinha antes da "invasão" dos "importados"!
Vergonha… "Patrocinamos" o desenvolvimento automobilístico dos mercados norteamericano, europeu e asiático!
Não pensem que o grande vilão dessa história são os impostos não! Os lucros das montadoras que vendem seus carros no Brasil é cer…ca de três vezes superiores aos praticados em mercados maduros do mundo!!! E o pior é que rodamos em carroças, as quais, por ignorância, achamos e chamamos de carros, sem segurança, conforto e/ou modernidade.
Fabricamos aqui um Fit e vendemos-o "NO México" por mais ou menos r$27.000,00!!! Aqui, compramos o carro menos equipado que o vendido lá por R$57.000,00!!!
Um Jetta nos EUA fora lançado por a partir de US$15.990,00!!! Converta e verás que pagamos no Brasil mais caro por um "pé-de-boi" 1.0 que os americanos pagam por um carro que aqui é vendido por volta de R$70.000,00!
Só haveria um meio para mudarmos isso! Boicote nas vendas!!! Mas o Brasileiroé acostumado a ser "sorrupiado" e históricamente não briga pelos seus direitos!!!
Continuamos a ser colonizados, de maneira leviana pelos nossos "Amigos" extrangeiros, dia-a-dia!
Exportamos empregos para México e Argentina,cada vez mais, visto que uma montadora nunca instalará uma linha de montagem de um modelo mais sofisticado aqui se o pode fazer no México, com possibilidade de exportá-lo para os EUA e pode exportá-los para cá "sem impostos de importação"!!! O mesmo vale para a instalação de linhas de produção na Argentina, que vem subtraindo investimentos do Brasil pelos seus menores custos de impostos e mão-de-obra e com medidas protencionistas, vem dando um banho em capitação de investimentos automobilísticos!
E os nossos governantes??? Bem, eles são o supra sumo!!! A Dilma disse que não aumentaria a maior carga de impostos do mundo, mas o governo acaba de colocar "MAIS" 30% de impostos de importação em veículos importados e/ou que tenham abaixo de 65% de peças fabricadas no Brasil! E o pior que carros fabricados no México e Argentina "SÃO CONSIDERADOS NACIONAIS" para eles e não terão esse incremento de impostos!!!
Isso só faz com que nosso parque industrial seja, cada dia mais, sucateado e voltamos a patamares de "PRÉ-COLLOR" no que tange ao atraso tecnológico com mercados Asiático,Americonortense e Europeu!!!
Mas vamos festejas mais um aniversário da KOMBI, do UNO MILLE< GOL G4, CORSA 94 fantasiado de CELTA e PRISMA, CLASSIC CHINÊS DESCONTINUADO LÁ, FORD KA, GOLF 4 (lá fora estão por lançar o Golf 7 e deve ser "produzido para nós" no México), Peugeot 206 (que aqui é chamado de 207 para iludibriar o ignoranteconsumidor local) etc…
VIVA O BRASIL,OS CARNAVAIS DE CADA DIA E OS MILHARES DE MORTOS EM ACIDENTES DE TRANSITO QUE PODERIAM SER SALVOS COM A INTRODUÇÂO DE TECNOLOGIAS JÀ EXISTENTES À DÈCADAS E DISPONÌVEIS "DE SÉRIE" PARA OS CONSUMIDORES DOS PAISES COLONIZADORES NOSSOS!!! VIVA A NOSSA MIOPIA!!! E QUE VENHAM MAIS LANÇAMENTOS CHEIOS DE ESPELHINHOS E CROMADINHOS, PARA QUE POSSAMOS DAR NOSSOS OUROS E JÓIAS EM TROCA! SEMPRE FOI ASSIM POR AQUI E PELO VISTO SEMPRE SERÁ!Ver mais
O Brasil encerrou o mês de agosto com 224 milhões de linhas habilitadas de telefonia celular. Com certeza a melhoria do mercado é devido a privatização das telecomunicações – mas o mais importante: concorrência. Doutra forma ainda estaríamos esperando 200 dias por uma linha caríssima e sem recursos. E o quê o governo está fazendo com o mercado automotivo no Brasil? Praticamente o contrário. A mamãe Dilma resolveu acolher os bebês chorões da Anfávea, multinacionais estrangeiras que produzem as carroças mais caras do mundo e que enviam todo o lucro de bilhões p/ exterior todos os anos, e decretou o retorno do mercado automotivo brasileiro à condição de 1980. Dá mais lucro vender um golzinho no Brasil que um Mercedes topo de linha na Europa hoje. Façam um favor para o país: não comprem carros das montadoras da Anfávea – façam isso pelo futuro do nosso país. Vamos mostar ao governo que o Brasil não é um país de bananas.
Bom, resolvi esperar e ler todos os comentários para emitir minha opinião. E concordo com quase tudo escrito acima. A hora é agora, vamos boicotar… Vamos comentar em blogs, mandar correntes em emails (coisa que detesto, mas é por uma causa nobre), comentar nos trabalhos, nas escolas, nas rodas de bar, onde quer que seja.
Vocês se lembram da redução de IPI para carros novos promulgada pelo governo em 2008? Naquela época, praticamente todas as montadoras aqui instaladas estavam no azul e ainda assim pressionaram o governo para que reduzisse a carga tributária e elas vendessem mais para cobrir o rombo de suas matrizes no 1º mundo, sob a ameaça de demissões de funcionários. Na época, ninguém reclamou, pois foi uma iniciativa que acabou beneficiando o consumidor e o governo (que arrecadou muito), ainda que muitas montadoras não tenham repassado a diminuição do imposto para seus clientes nas mesmas proporções. Mas naquele momento ficou claro (pelo menos pra mim) quem dá as cartas do jogo. Nada mais óbvio, afinal o atual partido da presidente nasceu e cresceu nos quintais dos sindicatos de metalúrgicos das respectivas… Muito bem definido pelo Comanche, usa os sindicatos e os trabalhadores como massa de manobra política a seu favor.
Bom, o que posso dizer é que somos a parte mais interessada e mais forte dessa cadeia. Se não compramos, eles não vendem e assim podemos exigir. Se não agirmos agora estaremos deixando enfiar goela abaixo todos os mandos e desmandos desse e dos governos anteriores – independentemente de ideologia política, todos eles só demonstraram visar seus próprios interesses e os interesses das megacorporações aqui instaladas.
E digo isso apenas como um mero cidadão que trabalha muito para sobreviver e obedece às suas obrigações civis (que atualmente são maiores que os direitos).
A hora é essa, pessoal. Vamos deixar de ficar reclamando e partir para ação. E o boicote é a melhor arma. Boicote às montadoras filiadas à ABEIVA! Adie a compra do seu carro novo até o fim dessa medida. Se não for possível adiar a troca do carro, opte por um semi-novo.
Vamos mostrar a todos eles quem dá as cartas de verdade…
@Rodrigo, ABEIVA representa as importadoras. Você está se referindo a ANFAVEA, ou pode chamar mesmo de ROUBOFAVEA.
A DESFAÇATEZ, A CARA DE PAU, A SEM VERGONHICE DESTE PESSOAL NÃO TEM TAMANHO
é impressionante a cara de pau coletiva; virou normal no Brasil contar a maior mentira com a maior cara de cinismo e esperar que 100% das pessoas acreditem. É verdade que o outro safado teve a cara de pau de dizer que ele irá sofrer com as quedas nas vendas do Ford Edge????? E eu achando que o Belini era o maior fanfarrão, mas pelo visto temos outros piores. E muito bom o comentário sobre o estudante de primeiro semestre de economia. Para qualquer um que estudeou economia na faculdade ouvir o que o governo petista fala é uma atrocidade aos ouvidos. Dolar alto, imposto alto e juros em queda….onde que eles acham que a inflação não vai explodir (ainda mais, pois já está em 7%).
O próximo capítulo é o aumento no preço dos carros da organização mafiosa ANFAVEA, aguardem…
pq aumentar o IPI de carros importados?
Resposta: O Aumento o IPI foi imposto pq se deixar como está o Brasileiro vai acostumar paga baixo em carros comuns, e vai querer todos carros baratos
to cansado de ficar ouvindo um monte de "falácias"
falam, falam e ninguém faz nada… ficar expressando sua "indignação" com o ocorrido aqui não vai adiantar nada… vcs acham que vão mudar a política econômica pq estamos colocando nossa opinião em sites especializados… com certeza NÃO… não vai adiantar porcaria nenhuma…
fico PUTO… A palavra mais vista nesta atividade é RECORDE… mes a mes vemos,RECORDE de vendas, RECORDE de produção, etc… caramba, se eles estão "rachando" de ganhar dinheiro (o mercado está tão aquecido que os anuncios de investimentos não param de chegar) porque cargas d'água colocaram a droga desse imposto??? só porque foram "ameaçados", que nem é essa a palavra, por veículos importados e alguns chineses, já acenderam a luz "vermelha", decretaram calamidade na atividade… pelo amor de Deus neh… Para vocês verem como andamos em carroças, até carros Chineses, que são considerados "porcarias" por grande parte do mundo, fazem sucesso no Brasil, só pq trazem uma série de equipamentos que normalmente não fazem parte dos veículos produzidos aqui, que convenhamos, chamar de nacional é sacanagem, visto que grande parte das peças não são produzidas aqui e muito menos as montadoras, que são imensos conglomerados mundiais. Agora o que talvez a maioria não saiba, é que mudar a situação está em nossas mãos… não precisa de protesto nem passeata… muito menos confrontos… nós consumidores somos os responsáveis por tudo isso… é isso mesmo, VOCÊ aí… quer ver as coisas mudarem??? Quer realmente ver os preços serem justos e os veículos de qualidade??? É só parar de comprar… somente adiar o nosso “desejo”… pq os carros são para satisfazer nossos desejos, qualquer que seja…
então vou listar alguns motivos para vc não comprar seu carro agora… 1º os financiamentos de veículos estão extremamente altos (ex: R$ 30.000, em 60X de R$ 807,23= R$ 48.433, ou seja, 61,45% superior ao valor financiado), sem contar que calculei com uma taxa de 1,8% a.m, o que dificilmente se encontra hoje em dia… enfim, é uma roubalheira do cacete… mas, como disse inicialmente, não adianta ficarmos falando… é só fazer… e pronto… temos que deixar de idiotas e parar de ficar pagando absurdos por veículos que são, literalmente, porcarias relacionado com países da Europa, Japão e EUA… somos um dos maiores mercados consumidores de veículos do MUNDO e exigimos ser atendidos como tal…
Concordo plenamente em organizarmos uma manifestacao contra o aumento do IPI. Pois essa medida para quem procurou se informar sabe muito bem que e unica e exclusivamente para defender o lucro das 4 grandes, e nada de proteger os empregos dos metarlugicos como diz o discurso brando do ministro. Voltando a manifestacao que e o q interessa no momento, temos o poder de nos organizarmos nos blogs e sites serios que podem publicar e organizarem essa manifestacao em certa data, com certeza se cada um desses contribuir teremos um numero consideravel de manifestantes. O poder esta na mao de voces editores dos blogs,…..Lancem a nota que com certeza terao varios adeptos, sem falar na grande repercussao e reconhecimento. Nao vamos mais assitir sentados sem fazer nada, vamos nos movimentar em prol de tentar melhorar um pouquinho que seja essa sacanagem q rola no nosso pais.
Aguardo retorno, e podem contar com minha ajuda
A partir de agora vamos, cada um de nós, pensar assim:
"Irei fazer minha parte! Não comprarei carro zero!"
APÓS LER ESSES COMENTARIOS, SUGIRO QUE FAÇAMOS UM MOVIMENTO NO FACEBOOK PRA CONCIENTIZAR MAIS PESSOAS!! SERÁ Q FICARMOS X DIAS SEM COMPRAR CARRO ZERO AFETARIA ALGO?
Destaque da Folha de hoje – 20.09
A Anfavea não descarta aumento de preços por conta da concorrência menor de veículos importados. Para o presidente da entidade, Cledovino Belini, assumir que as tabelas não subirão seria como admitir um "cartel". Na semana passada, o governo aumentou em 30 pontos percentuais o IPI para veículos com menos de 65% de componentes nacionais, reduzindo a competitividade do importado.
Não é opinião, está no mencionado jornal.
Não comprem carros das montadoras da ANFAVEA. O brasileiro cansou de ser explorado POR DÉCADAS. Se é guerra que querem, vamos mostar que não somos trouxas. DIVULGUEM!
Pessoal do site e dos comentários, peço que divulguem para toda a sua rede de contatos essa notícia de suma importância que saiu no jornal Valor Econômico de ontem (19/09), sobre os bastidores da mudança da regra do IPI dos carros importados:
Acredito que como eu, todos já estamos fartos de viver em um pais onde governo e um cartel agem dessa maneira. Muito obrigado!
http://www.valor.com.br/brasil/1010278/lobistas-d…
Complementando meu post anterior, esqueci de comentar algo muito importante sobre o que disse o Golfarb da FORD: “o Edge vai ter aumento de IPI”. Pois bem, parece que ele mente pois segundo a reportagem do Valor:
"As montadoras com fábricas no Brasil não serão afetadas sequer na importação de veículos fora do Mercosul e México, porque o cálculo do conteúdo regional levará em conta receita bruta total da empresa e não custo por veículo. As quatro veteranas trazem automóveis da América do Norte e Europa para poder atuar no mercado de alto luxo".
DIVULGADO!
Já tem uma "corrente" no Facebok:
<a href="http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2 Fwww.estadao.com.br%2Fnoticias%2Fimpresso%2Co-carro-brasileiro-e-o-mais-caro-do-mundo%2C773672%2C0.htm&h=AAQAd6aI7AQBLLJZVTJoO3R_-x5ncEyu6dNYe3Qpre3dhAg” target=”_blank”>http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2 <a h…” target=”_blank”>Fwww.estadao.com.br%2Fnoticias%2Fimpresso%2Co-carro-brasileiro-e-o-mais-caro-do-mundo%2C773672%2C0.htm&h=AAQAd6aI7AQBLLJZVTJoO3R_-x5ncEyu6dNYe3Qpre3dhAg
Não comprem carros deste pessoal. O único modo é o consumidor não comprar. Vivemos em um mundo onde quem pode mais chora menos. No ato da compra o consumidor é o que pode mais.
Eh isso aih pessoal! Vamos dizer NAO a compra de carros novos destas montadoras!!! Chega de nos tratar como palhacos!!
Projeto propõe que Congresso derrube IPI maior para carros importados.
Eduardo Bresciani, do Estadão.com.br
Um projeto de decreto legislativo apresentado nesta terça-feira, 20, pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE) propõe ao Congresso derrubar o aumento de 30 pontos percentuais do IPI para carros importados anunciado pelo governo na semana passada. A proposta precisa ser aprovada na Câmara e no Senado para ter efeito prático.
O deputado critica a medida do governo classificando-a como “proteção artificial”. Na visão de Mendonça Filho, a concorrência destes veículos no mercado nacional vinha estabelecendo novos padrões de preço e qualidade para a indústria brasileira. Ele destaca que o preço de automóveis no Brasil é 130% superior ao praticado nos Estados Unidos, 94% ao realizado no México e 74% maior do que o valor de venda na Argentina.
A ação do parlamentar, porém, tem pouca chance de sucesso visto que a oposição é minoria no Congresso. Diante disso, o DEM já estuda medidas judiciais para tentar derrubar o aumento de imposto.
Prezado Ricardo Meier, gostaria de solicitar apoio do Blogauto e da mídia para pressionarmos o governo sobre esse assunto. A questão é que, se a intenção do governo é promover a melhoria da indústria automobilística no país, em termos de quantidade e qualidade, tal medida deve vir acompanhada desta ressalva: montadoras que pretendam se instalar no Brasil devem ter isenção do acréscimo do IPI por dois anos, e prazo de quatro anos para atingir meta de 65% de nacionalização, no mínimo. Isso garantiria a competitividade no mercado. Doutra forma a canetada do governo se torna obviamente uma questão de proteção ao cartel das montadoras, e portanto uma atitude de corrupção de estado. Vamos pressionar o governo e o congresso sobre esse assunto, solicito empenho da mídia para divulgar.
Não vou prolongar a discussão ….. agora apenas uma reflexão: procurem saber quanto custa o seu veículo (o mesmo veículo) lá fora …. aí vão ver o quanto somos literalmente roubados.
Eu fui na Peugeot ver o 3008 e o vendedor me disse que não vai subir pois a Peugeot produz no Brasil mais de 65% dos automóveis vendidos, caixas de cambio e motores, ou seja não se aplica o aumento para importados de marcas com fabrica no Brasil, a Anfavea não é vitima de nada. A vitima é a Abeiva.
Serei uma voz destoante desta unanimidade : para mim este aumento foi benéfico para a nossa economia porque não sofrermos mais esta invasão de produtos importados que tanto prejudicou outros setores da nossa economia.
Ora , temos o qinto mercado do mundo , certo ?
Então que se produza aqui.
Porque da China o custo é calculado com moeda artificialmente desvalorizada pelo governo de lá , carros clonados de quinta categoria , que não são vendidos na Europa e nos EUA.
As quatros grandes foram as que enfrentaram crises e crises nos anos 80 e 90 .Perguntem aos mais velhos , que viveram esta época.
Nada mais justo que mantenham o seu mercado.
Onde se lê sofrermos leia-se sofreremos.
Onde se lê qinto leia-se quinto.
Desculpas pela falta de revisão.
Mas o recado esta dado.
@Guilherme, não distorça os fatos: você está tentando defender o cartel criminoso que se apoderou do nosso mercado. Está muito claro que o governo não quer defender mercado nenhum – está muito claro que não há a menor intenção de permitir novas fábricas no Brasil. Essa ação do governo em acordo com esse cartel é criminosa. É caso para o CADE intervir, de tão absurdo.
Tadinha, ANFAVEA é a gde vítima qdo o saci cruzar as pernas!!!!!!!me ajuda aí!!!!!!
GRIPE SUÍNA
Para tomar a decisão do governo federal com relação aos carros importados, até o mais analfabeto dos brasileiros faria assim também, "É MAIS FACIL", vamos aumentar os impostos. Porque o governo não reduziu os impostos dos carros nacionais, assim ele estaria estimulando as industrias nacionais, os empregos e a competitividade. A gana do governo em arrecadar mais, simplesmente mata o Brasil e os empregos, isto porque este governo é do "PT – Partido dos Trabalhadores" imaginem se não fosse.
Guilherme, um mercado dominado por apenas 4 empresas é um oligopólio, ou seja, essas empresas adquirem poderes de monopólio. Ou seja, é péssimo para a concorrência e, portanto é péssimo para o consumidor. O dólar baixo fez o país ser inundado por produtos importados, é verdade, mas isso é concorrência e ela tem um efeito muito positivo. Trabalho em uma indústria e percebemos o avanço dos chineses e coreanos em nosso mercado. Porém, os primeiros não conseguem competir em qualidade (quando conseguem, são mais caros que os similares nacionais – TANTO É QUE EU EXPORTO PEÇAS BRASILEIRAS DE 1a QUALIDADE PARA A CHINA). E os coreanos tem custo semelhante ao equivalente japonês ou alemão. Isso está fazendo todos nós da indústria melhorarmos nossos processos produtivos, aumentar produção para ganhar na escala, comprar novo maquinário e diversas outras medidas para garantir a competitividade. Ou seja, no mundo competitivo, os fracos não aguentam, os fortes correm e quem sai ganhando é sempre o consumidor. Basta ver como os lançamentos de carros nacionais melhoraram nos últimos anos (Focus, Cruze, Fluence, etc…) e muita novidade boa está por vir. Mas se não houvesse o substituto importado competindo (e ganhando) não só em qualidade, mas em preço tb, pq uma empresa como a GM iria investir em motores mais modernos e modelos atuais se um Monza 2.0 nos atenderia sendo vendido pelo mesmo valor???
O consumidor tinha que boicotar isso. Como? Nâo comprando carros. Bastava prorrogar a intenção de compra por dois ou tres meses pra ver o que acontecia com essa "indústria nacional". Mas não adianta, povo que elege PT e PMDB merece mesmo a b0sta de país onde vive e as b0stas que elege.
se tem uma vitima nesta historia eh o consumidor, que vai pagar o pato!
Bom… para alimentar mais a discução…
Segue a boa matéria do Jornal da Record:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/porque-os-c…
Este blog não sabe lidar com opiniões divergentes e simplesmente não as publica.
Anterioridade nonagesimal prevista na constituição:
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
…
III – cobrar tributos:
…
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou AUMENTOU, observado o disposto na alínea b; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/978961-justi…
Não entendo… por que a ABEIVA não entrou com esse recurso em defesa de seus associados ?
SOU PARTIDÁRIO DESTE BLOG, DOS LEITORES E DOS BRASILEIROS HONESTOS.
A NOSSA MELHOR BRIGA É A DA ARMA DA ESCOLHA: NÃO VAMOS COMPRAR CARRO ATÉ DEZEMBRO… VAMOS FAZER TRAVAR AS FÁBRICAS POR EXCESSO DE ESTOQUES.
A CHEVROLET AUMENTOU EM 2.000 REAIS OS PREÇOS DOS "TRABANT" DELA NO MATO GROSSO DO SUL UM DIA ANTES DO ANÚNCIO.
VOU REPETIR ISSO TODO SANTO DIA!
TRABANT DA CHEVROLET….hahahahahahhaha….boa!
Vamos divulgar Cristiano – esse atendado contra o consumidor brasileiro. Vejam que esse absurdo todo é para impedir novas fábricas de se instalarem no Brasil, ao contrário do que alegam os mentirosos no governo. Se considerar que o Cartel que aí está é o mesmo responsável por impedir outras indústrias de existirem, como a Gurgel, não há nenhuma novidade. O que deixa qualquer um espantado é a corrupção descarada nos mais altos escalões do executivo, incluindo a Dilma, que se não é safada, é cega. Duvido muito que não saiba o que está fazendo e o privilégio que está dando para esse cartel de multinacionais inescrupulosas.
"Deputados cobram Mantega por suposto vazamento de alta do IPI"
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, terá de prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre suspeitas de vazamento para montadoras de que o governo publicaria decreto aumentando a alíquota de imposto para veículos importados.
O pedido foi protocolado nesta quarta-feira pelo líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), e o ministro terá 30 dias para fornecer as explicações por escrito. Em 15 de setembro o governo anunciou o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. O IPI foi elevado em 30 pontos porcentuais, para até 55%, até o final de 2012, e a medida passou a valer já em 16 de setembro.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo na quarta-feira, montadoras estrangeiras importaram quantidade significativa de veículos ao Brasil às vésperas do anúncio do aumento do IPI. Ao jornal, as empresas negaram que tivessem obtido informações privilegiadas a respeito da medida.
"A denúncia é muito grave, e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime", disse Bueno.
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia…
@Rodrigo, isso pode indicar um racha no governo – com o Mantega não achando certo ser pisado pelo cartel que costurou esse decreto com o governo. Ou seja – o vazamento somente foi denunciado porque avisaram as importadoras… Mas pode não ser o Mantega – muito provavelmente as importadoras tinham ouvidos no governo e na concorrência.
Brasileiro,
Isso é apenas pra mostrar que essa estória ainda vai dar muito pano pra manga.
São muitos interesses envolvidos e diariamente vejo notícias sobre o tema.
Não acredito que, confirmada a denúncia, o Mantega caia. Mas isso escancara para a opinião pública o que já sabemos há tempos: de que o lobby entre indústria automotiva e governo é tão intenso que são eles quem ditam as regras do jogo.
E não ficaria surpreso caso ANFAVEA (e até ABEIVA, quem garante), não financiam campanhas petistas em prol de favorecimento político, através de dinheiro de doação de centrais sindicais.
Enfim um partido político, toma "partido" em uma causa de interesse público!!!
Um que "oportunamente ou não", adere ao clamor popular!!!
http://www.noticiasautomotivas.com.br/aumento-do-…
O DEM entrará com ação no STF!
Dos partidos políticos, mesmo não gostando muito das "figurinhas dele", que eu tenha lembrança, é o único que adere à bandeira de redução de impostos na prática!
Sr. Belini, não tem explicação, e osenhor sabe disso, e pela foto dá pra ver o seu nariz vermelhinho. Se por um lado, o Sr. Carlos Ghons (CEO da Renault-Nissan) disse que o preço do aço no Brasil é impraticável, e que prefere comprar da coréia, entre outros insumos , como explicar o fato do Honda City fabricado no Brasil é exportado para o méxico ao preço de pouco mais de R$25mil??? Ahhh! Vocês falam isso no fim do ano, só porque o papai Noel vai chegar??? Estamos apertando o cerco, e vocês sabem que o dia está chegando. O mercado já dá sinais de que algo de errado está ocorrendo no mercado brasileiro de automóveis. Nada justifica o carro custar o dobro do resto do mundo, nada! E o Sr.Belini, que de belo e esperto igual o nome, sabe que o botão do cronômetro regressivo já foi acionado. Muito em breve iremos virar essa página no Brasil, vocês ainda irão estar vivos, pra ver.