O mundo ainda ignora nossos motores bicombustíveis, para azar desses consumidores. Mas aqui a tecnologia não só evolui como tem chegado à categorias impensáveis. Foi o que fez a Mitsubishi ao desenvolver o primeiro motor V6 flex do mundo que é também o mais potente bicombustível já visto. São 205 cv usando álcool num motor 3.5 litros.
Segundo a marca, a ideia de criar esse motor veio após o lançamento do Pajero TR4 Flex, em 2007. De lá para cá, muitos estudos e conversas com a matriz no Japão permitiram que o Pajero Sport fosse o primeiro modelo a receber o V6 3.5 flex. E a logística não é simples. Produzido no Oriente, o propulsor teve de ser redesenhado para acomodar as modificações exigidas pelo sistema bicombustível. Depois de chegar à Catalão, o motor é completado e testado.
São 205 cv de potência com álcool e 200 cv com gasolina. O torque é de 32,3 kgfm e 31,3 kgfm, respectivamente. O tanque de combustível foi ampliado de 75 para 90 litros a fim de manter uma autonomia semelhante. De acordo com a Mitsubishi, o consumo com álcool em trechos urbanos gira entre 4 km/l e 5 km/l, dependendo da condução do motorista – ela não publica os dados oficiais assim como a Toyota, por exemplo.
O modelo deverá começar a ser vendido em agosto com preço de R$ 109 990 e apenas com transmissão automática. Isso dá R$ 10 000 a menos que o Pajero Sport a diesel. Em São Paulo, por exemplo, o preço do álcool pode tornar o custo de rodagem mais barato que o diesel, o que mostra o potencial do modelo.
A Mitsubishi espera ampliar as vendas para 200 unidades/mês do Pajero Flex 2010 – a versão a gasolina 2009 vendia em média 100 veículos. Mas o objetivo é vender mais que a versão a diesel, ou seja, acima de 300 carros por mês.
Impressões
Pudemos andar com o Pajero Sport Flex por um percurso misto de estrada e terra, mas de boa qualidade, próximo à cidade de Itatiba, no interior de São Paulo. Diferentemente do Pajero diesel, o motor V6 tem funcionamento suave e é silencioso em quase todas as situações.
O câmbio automático de quatro marchas tem função que interpreta o estilo de dirigir do motorista e adequa as trocas conforme esse perfil. As reações são boas, mas não à altura de transmissões mais modernas. Em compensação, a suspensão e os pneus mistos de 17 polegadas fornecem uma estabilidade e conforto inesperados para um utilitário esportivo desse porte.
As respostas do motor em retomadas pareceram suficientes, mas certamente não equiparam-se as da versão diesel. Em suma, o Pajero Sport Flex pode ser uma boa pedida para os fãs de off-road, mas que querem ter um veículo mais urbano e confortável.
Gostamos
Do comportamento do Pajero tanto no asfalto quanto na terra e do bom isolamento acústico.
Não gostamos
Apesar de melhorado com detalhes em couro, rádio double-din e ar-condicionado digital, o interior do Pajero Sport já está muito antigo – a L200 Triton, bem mais moderna, demonstra isso.
O PAJERO SPORT PRECISA SE MODERNIZAR COM A L 200 TRITON,JÁ ESTÁ MUITO DEFASADO.IMAGINEM O CONSUMO DE UM V 6 FLEX NO ÁLCOOL EM TRECHO URBANO,NÃO FAZ 5 KM/LT NEM A PAU.POR EXEMPLO O VECTRA E A ZAFIRA 2.0 AUTOMÁTICOS NO ÁLCOOL FAZEM 4,0 A 4,5 KM/LT NO MÁXIMO.MAS COM CETERZA É UMA OPÇÃO MENOS AGRESSIVA AO AMBIENTE DO QUE USAR O PÉSSIMO DIESEL PRODUZIDO PELA PETROBRÁS COM ENXOFRE Á VONTADE.
V6 a alcool?
Se abastecer com o motor ligado, nunca mais sai do posto.
Se eles dizem que o consumo com álcool gira em torno de 4km/l a 5km/l, pode -se esperar na prática, algo em torno de 3,5 km/l a 4km/l no máximo.
Mitsubishi só mesmo os veículos fabricados por completo no Japão, não raro as Pajeros e L200 montados no Brasil apresentam graves problemas no motor e transmissão com pouquíssimo tempo de uso, e os responsáveis pelas operações da marca aqui no país nada fazem. Basta dar uma procurada na net, para verificar quantidade de relatos.
Concordo em muito, que os comentarios do consumo eh para ingles ver. Tive um Opala (para que eh da epoca) 6cc a alcool, que fazia 2,5 km/l na cidade e 4,5 km/l na estrada. Minha filha tem um Polo hatch que nao faz mais do que 4,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, se comportando no acelerador.
Boa Fabio!!!
Agora, esta carcaça da Mitsubishi já deu o que devia dar! Esta ultima alteração deixou-a horrível!!! Via uma na estrada hoje, das primeiras ainda importadas e ela dá de 10×0 nesta atual. Muito feioza.
A solução de colocar estes faróis redondinhos (para barateá-la, pois com seu volume de vendas, seria muito caro fazer um moderno par de faróis para este e outros modelos "nacionais"!), assim como no TR4, deixou-os muito feios!!!
Eu até gostei da idéia…
Mas será que dá pra por GNV nessa versão nova a gasolina?
Se alguém puder me responder, agradeço.
Se a minha Zafira faz quatro no pau véio dento da cidade, que dirá esse V6…
Apesar do apelo ecológico dos motores flex, não passam de uma gambiarra de luxo. Nunca terão a eficiencia e desempenho dos monocombustíveis. E como motores com taxa de compressão variável são não são uma realidade em nosso Lisarb…
Quem compra um carro desse preço não se importa com combustível. Se quisesse economia comprava um "carrinho básico" 1.0. É como comprar uma Ferrari e ficar preocupado com o IPVA.
@Roberto Andrade
TEM GENTE QUE SE PREOCUPA COM O PLANETA. COMPRA FLEX PRA ECONOMIZAR FUTURO.
Tem carros para todos tipos de gostos e bolsos, qual e o seu tipo de bolso,o carro a alcool e mais uma forma do consumidor expresar a sua condição, seu gosto sua paixão, concordo com todas as opinões aque postada, porque e forma de cada um expresar há sua paixão por altomovel
cada um fala do seu jeito.
Tenho um pajero sport 07/08 já queimou por duas vezes o kit de embreagem e o ruído é grande dentro da cabine quando passa de 120 km/h, a nova é assim?
é capaz dessa Pajero poluir mais no álcool do que no Diesel, e quanto ao ruído, o motor diesel só faz muito barulho entre 80 km/h e 95 km/h nessa faixa a impressão é de estar numa marcha inferior á necessária, mais passando dos 100 km/h os ruídos são quase inexistentes.
Bem, os amigos ai estão muitos defasados em questão de veículos, fazendo comparativos infundados com este modelo.
Onde se pode comparar um veículo deste com um opala, uma Zafira.
Sou consumidor de utilitários esportivos e possuo um veículo da marca atualmente em detalhe uma pajero sport flex.
Estou adorando o veículo, não tenho o que reclamar, agora se acha que você ira comprar um veículo 3.5 V6 e quer que este faça uma média de 12 kml a melhor opção é adquirir um uno fire basico que creio que os amigos possam conseguir esta média.
Ja possui um New Civic FLEX media de consumo urbano de 5kl, esposa vectra 2.4 media de consumo 3 a 4 kml e minha pajero esta fazendo urbano 4.5 a 5 todas as médias no alcool.
Onde um veículo de aproximadamente 1 tonelada fazer esta media com sistema de tração e diferencial dianteiro e trazeiro e rodas de grande aro, para um veiculo deste porte esta média esta de grande agrado e sem dizer o prazer quie o veículo proporciona.
Espero que minhas palavras sirvam para colocar uma luz nas mentes dos nossos amigos aqui presente.
Abraço
Rodrigo, gostei de sua resposta e analise fria.
gostaria de falar com vc.
quanto ao carro não tenho o que dizer, tenho uma V6 Flex que uso para trabalho, estou todo dia na estrada e rodo em média 2.000km por semana, antes tive uma diesel, o consumo não se compara, a V6 Flex faz 7km/l na estrada no alcool, enquanto a diesel fazia 14 a 15 km/l na estrada.
porém, é um carro para quem TEM CONDIÇÕES DE MANTER, o grande problema que vejo hoje é que tem muita gente que mal consegue manter um carro popular querendo andar de carro V6, ou melhor, serei mais claro e objetivo possível, não querendo discriminar, mas POBRE tem de andar com VW, Fiat, GM e Ford, quer andar de Mitsubishi, Honda, Toyota e ai reclama do consumo, da manutenção etc…
em resumo, se vocÊ tem condições de andar de V6 compre uma mitsubishi pajero sport, se você é POBRE e não tem condições compre um palio, celta, fiesta etc….
Sem querer endossar o 'pobre' – apesar de quê o Hugho deixou claro não se tratar de preconceito – concordo com o post em gênero, número e grau. Ainda não andei no meu, um 3.5, 09/10 flex, pois comprei, em SP, faz dias e está a caminho ainda, da Bahia onde moro. Uso há anos ford Fusion, e o consumo é mesmo alto, mas o conforto, segurança e resposta na pista, valem a despesa.
Forte abraço a todos.
Adorei a ultima resposta!!!! estava esperando essa versão flex, gosto de silência, e espero encontrar isso nessa pajero… Será que existe alguma particularida negativa, algum desgaste exagerado de embreagem ou mtorização? ( responda quem tem pajero sport flex)
Bom dia , amigos de Pajero
Meu sonho é ter ainda nesta vida uma pajero sport,mas pelas minhas condições financeiras acredito que vai dar para adquir uma 2002/3/4, 4×4 (para viajar com a esposa, sem destino).Gostaria da opinião dos atuais proprietarios s/ os contra e prós, no que se refere a manutenção e consumo geral.
podem escrever para meu email(MENCIONAR PAJERO).
ABRAÇOS A TODOS.
@Rodrigo
Muito bom, Rodrigo !!! E muito obrigado pela tua contribuição ao assunto em questão. Particularmente acho que é uma boa opção o Sport Flex: nacional, facilidade de peças mais baratas, barato, resistente, aguentador, confiável, duradouro, robusto, imponente, manutenções mais baratas que as da Hyundai, por exemplo, enfim, um tanque blindado !!! Nas nossas péssimas ruas e estradas brasileiras, com os não menos educados e civilizados motoristas tupiniquins, é garantia de segurança, proteção, conforto e poder ir e voltar do inferno, pagando pouco !!!
Abraços.
A velha questão custo x beneficio cabe a cada proprietário avaliar. Um popular faz cerca de 7.5km/l no alcool com muita sorte e paciência. Porque não 4,5 ou 5,0km/l num belo V6 3.5? Eu sinceramente não ligo para consumo quando o assunto é conforto, até porque cada uma sabe onde o calo aperta. Para quem tem condições e gosta de veículos bem motorizados a Pajero Flex é maravilhosa. Para quem busca um simples meio de transporte economico o mercado está cheio de opções de 1.0 à 1.6.
Tenho uma PAJERO SPORT 2002 V6 gasolina. Acreditem quem quiser, mas na estrada andando na velocidade permitida, faz de 8 a 9 mk/litro. Mas o melhor é que o carro não dá manutenção. Apesar de ser 2002, só gasto combustível e óleo.
Estou na 2a pajero. A atual é uma Sport 2001 que está com 93.000 km originais. O carro motor V6 3000 dá um show o que mudou nas novas foi estética e acho que ficou mais feia. A manutenção não é cara pois a frota cresceu muito e temos muitas opções nas peças que tem mais desgaste. Um bom mecânico de confiança faz tudo que o carro precisa. Quanto ao consumo é isso mesmo entre 5 e 5,5 km na cidade com gasolina e faço 9 km na estrada com ar ligado. Agora isso mantendo média entre 90 e 110 km por hora. Se pisar ela vai responder e esqueça o consumo que baixara pra uns 7 km-l. Carro seguro que transmite confiança e gera respeito. Vou continuar comprando pajero.
Estando interessado em adquirir uma Pajero Sport Flex, sempre na dúvida: porque a marca não informa quanto ao consumo ? Daí, lendo as informações e os comentários do Blogauto me clariou a idéia. Agora, vou mesmo comprar uma Pajero Sport Flex 2011. Obrigado pelos comentários.
@Rodrigo
Gostei dos comentários do Sr.Rodrigo.
Na verdade tudo depende de tudo!
Quanto vai rodar? Será seu único veículo?
Sempre pensei em economia de combustíveis, em minha casa temos 4 veículos (2 Prismas,1 Ecosport,1 Fox Prime), todos Flex e relativamente economicos, menos a Ecosport. Depois dos 45 anos, com o pé mais leve é possível investir em um sonho de ter uma Pajero. Vou continuar viajando a trabalho de Prisma porém, minha esposa que anda 5 km para ir ao trabalho vai poder passear de Pajero e nos finais de semana vou poder encostar na garagem o GM prisma que me detona as minhas costas e andar de V6 4X4 automático etc…. Uns litrinhos a mais irão compensar a satisfação…….Agora, quando meu filho pegar a pajero para andar, daí o combustível será por conta dele….
Abraço a todos.
Galera, quem achar que manutençao da Pajero Sport é caro, é porque nunca teve uma. Tenho uma Diesel 2007 Automática e Comparo com o meu antigo Corsa 1.8 e um Clio 1.6 16v da minha mulher. Digo CATEGORICAMENTE que: o valor de manutençao dos três sao equivalentes. Apenas o consumo do Corsa que é exagerado em demasia. Alías quase todos os GM sao gastoes de combustíveis, inclusive o NADA econoflex!!! Acesse pajeroclub.com.br que existem várias dicas importantes sobre Pajeros em geral!!!
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Rodrigo :Bem, os amigos ai estão muitos defasados em questão de veículos, fazendo comparativos infundados com este modelo.Onde se pode comparar um veículo deste com um opala, uma Zafira.Sou consumidor de utilitários esportivos e possuo um veículo da marca atualmente em detalhe uma pajero sport flex.Estou adorando o veículo, não tenho o que reclamar, agora se acha que você ira comprar um veículo 3.5 V6 e quer que este faça uma média de 12 kml a melhor opção é adquirir um uno fire basico que creio que os amigos possam conseguir esta média.Ja possui um New Civic FLEX media de consumo urbano de 5kl, esposa vectra 2.4 media de consumo 3 a 4 kml e minha pajero esta fazendo urbano 4.5 a 5 todas as médias no alcool.Onde um veículo de aproximadamente 1 tonelada fazer esta media com sistema de tração e diferencial dianteiro e trazeiro e rodas de grande aro, para um veiculo deste porte esta média esta de grande agrado e sem dizer o prazer quie o veículo proporciona.Espero que minhas palavras sirvam para colocar uma luz nas mentes dos nossos amigos aqui presente.
Abraço
Comprei esta semana uma pajero sport flex 2011, e fiquei tranquila com seus comentários. O carro é lindo, e tem pessoas que o acham defasados….Gosto é gosto…Bom dia!
olá podes me dizer qual o combustível da tua ? e qual o consumo ? tenho vontade de comprar uma 2008/2009 é diesel
comprei a pouco uma pajero flex 2011 , V6 ….. maravilha, é o carro…
vale a pena ter este prazer , qto ao consumo !!!! esta otimo.
Os comentários acima , reforçam minha satisfação.
Abraços .
@Rodrigo
Bom dia Rodrigo
Gostaria de saber como posso andar economicamente com a minha Pajero Flex.
Rodei 4800 km e não consigo passar dos 6 km/l na estrada,media de velocidade 110 km/h, isso é normal?
PS. Gostei da resposta, realmente é um carro impressionante, fiz uma viagem até Búzios e adorei.
Um abraço Haroldo
Bom dia… Se querem economia use GNV com motorização 3500… é excelente, a 120 Km faz de 11,5 a 12km por m3 na estrada e ar ligado… Minha pajero é uma 4X4 Full GLS B, não esquecer de verificar sempre o oleo do carter, pois o motor tem tendencia a consumi-lo, a gasolina na estrada a 120 km não faz 6,5km/l, porem não consome o oleo… Sobre o desgaste do motor usando GNV, será diretamente proporcional ao descuido de verificar o nivel de oleo, a minha está com 170.000Km sem nenhum problema, o unico problema foi com o alternador que tive que realizar 2 manutenções de escovas e de regulador… carro excelente.. antes só usava monza a alcool, melhor média de consumo a alcool era 6,5km/l na estrada com ar… Portanto espero esclarecer algumas duvidas e reforçar que uma pajero 3500 6c 24v é o que de melhor podemos ter com baixõ custo de manutenção…
Tenho uma Pajero Sport 2008 Diesel, está fazendo 8,5km/l, não é muita diferença das a gasolina, a minha curiosidade é a respeito do IPVA, atualmente estou pagando R$ 1900,00. Uma Pajero flex quanto é o valor do IPVA?
abraços
Tenho uma Pajero Sport 07/07, gasolina, preta, linda! Estou cansada de ver esses carrinhos parecendo origami – tudo dobradinho – ou todos os da GM e VW, com a mesma cara! A Pajero é diferente. Os faróis redondinhos são um charme! O motor V6 é para poucos! O consumo é normal, para um carrão com este motor! Isso sem falar no conforto e na segurança! Isso é um verdadeiro SUV – Com CHASSI de caminhontete!!!! Tração traseira! Carrão de verdade! Quem tem um, não vai querer nada diferente! Maravilhoso!
eu acho que um carro v6 tera um grande consumo de qualquer maneira,afinal quem quer economizar compre um carro 1.0,mas se a mitsubishi fez um v6 a alcool,isso e positivo,afinal hoje os carros com esse tipo de motor sao todos a gasolina,tendo um consumo pareado com o da mitsubishi,gerando assim um gasto maior com o combustivel!
Pessoal, ano passado entrei aqui e estava pensando em comprar uma pajero flex, anelisei muito e acabei comprando uma diesel….Mas juro que na próxima compra ainda vou pensar muito na flex, aliás, que pena que saiu de linha a pajero sport, eu amo a minha, tive uma L200 2007 maravilhosa também, e estou curtindo a pajero desde o ano passado, está com 50 mil km e só revisão, diesel e agora preciso trocar pneus.
Como essa pajero me trás felicidades….Muitas fotos. Sou de SC e já estive no rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo com ela, agora sonho de consumo é passear no litoral brasileiro com ela… Quando eu fizer isso eu posto!
O comentario do Hugho é perfeito. Quem náo sabe ,não fale besteira. A Pajero Sport é um espetaculo!
Estou na minha 3a Pajero. Entrei pra marca a mais de 10 anos não tenho do que reclamar. São carros que devolvem pro usuário o cuidado que ele investe na manutenção e conservação. O problema mais serio que tive até hoje foi trocar a bomba de combustível de uma Pajero Sport. Preço da peça nacional da Bosh 140,00.
Quanto a atual Sport 3.5 continua sendo sem a menor dúvida o melhor custo beneficio em todos os aspectos e falar de beleza convenhamos que isso é pessoal e na minha opinião não tem carro mais feio que o tucson e nesse ponto a Pajero dá de 1000 a 0 e vai comparar o que cada um entrega além do consumo que é o mesmo.
BOA NOITE A TODOS
TENHO UMA S-10 FLEX 2011 E SE VCS QUEREM SABER O CONSUMO É BEM ALTO, URBANO 4,0 A 4,5 E RODOVIA A 110 120 6,2 NO ALCOOL SEM FALAR O QUANTO ELA DANÇA, PARECE UMA BAILARINA BEBADA, REVISÃO DE 400,00 REAIS PRA CIMA ELA TEM 47000 KM E JÁ QUEBROU O CALÇO DO MOTOR ,PREÇO 595,00 E MAIS 200,00 DE MÃO DE OBRA, AGORA FIQUEI MUITO ANIMADO COM A MEDIA DA SPORT FLEX SEM FALAR QUE ELA É BEM MAIS COMPLETA QUE A S-10, VOU VER SE COMPRO UMA .
ATT. RUFO
Praça Dermeval Barbosa Moreira, 28, sala 202.
Bom dia a tod@s. estou com uma Pajero Sport Flex 2010 a duas semanas. Sempre tive carros a Diesel e gasolina, alternando os dois. Este veículo está com 34.000 kms originais. vendi uma Nissan X-terra para adquiri-la. O carro é espetacular!!! Silencioso, quanto exigido muito bom e em uso mixto está fazendo no álcool uma média de 6.0 kms por litro . Achei muito bom até porque rodo por mês em torno de 700 kms e os utilitários a diesel perdem a sua finalidade já que o custo e beneficio no minimo por mês para compensar seria uns 2.000 kms. Seguro nas retomadas e com o sistema A/T mode fica espetacular na chuva. Recomendo a tod@s!!!
estou querendo comprar uma quanto vc pagou pela tua
Comprei uma gasolina 2008 . gostei muito do carro. Apenas de todas que eu andei tem uma folga consideravel na direção. Fui a um mecânico amigo meu que tem uma tbm , ele disse que vai ver pois não deve de ser caixa.
O consumo que ela faz eh esse mesmo andando de boa 5.5 a 7 na cidade de boa e estrada 7 a 9.
O carro compensa. Eh um jipe 4×4 com reduzida, banco de couro. Ar e direção . suspensão alta. Enfim 5 pessoas com bagagem e poder fazer trilhas para chegar em algum destino. NAO TEM PRECO!
antes eu fazia com um subaru 4×4 meus passeios. Ele também consome muito. Mas sua altura que incomoda, mesmo com lift raspa em todo terreno acidentado.
Já a Pajero anda por todos os terrenos ainda. Com os pneus que coloquei geolandar at.
Boa escolha.
comprei uma pajero dakar flex 3.5 v6 hpe 2015 – 7 lugares em primeira mão assustei com o consumo, mais estou feliz pois sai de um vw gol 1.4 turbo tsi como tenho 3 filhos todos vão a vontade no carro e sem contar a questão de se sentir em um tanque brindado, quer brincar com brinquedo de gente grande esqueça o consumo e bora passear com a familia, comprei um vw up amarelo 1.0 ir trabalhar
tenho uma pajero sport flex 2010 nao tenho do que reclamar ,ja tive mais de 100 carros entre caminhonetes suv passeio sedã hatch importados bmw mercedes jaguar , a pajero só perde em estilo e conforto para a cherokee , ela é otima espaçosa e mais faci de dirigir do que carro de passeio