Mitsubishi Pajero Sport Flex

Mitsubishi Pajero Sport Flex

O mundo ainda ignora nossos motores bicombustíveis, para azar desses consumidores. Mas aqui a tecnologia não só evolui como tem chegado à categorias impensáveis. Foi o que fez a Mitsubishi ao desenvolver o primeiro motor V6 flex do mundo que é também o mais potente bicombustível já visto. São 205 cv usando álcool num motor 3.5 litros.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Segundo a marca, a ideia de criar esse motor veio após o lançamento do Pajero TR4 Flex, em 2007. De lá para cá, muitos estudos e conversas com a matriz no Japão permitiram que o Pajero Sport fosse o primeiro modelo a receber o V6 3.5 flex. E a logística não é simples. Produzido no Oriente, o propulsor teve de ser redesenhado para acomodar as modificações exigidas pelo sistema bicombustível. Depois de chegar à Catalão, o motor é completado e testado.

São 205 cv de potência com álcool e 200 cv com gasolina. O torque é de 32,3 kgfm e 31,3 kgfm, respectivamente. O tanque de combustível foi ampliado de 75 para 90 litros a fim de manter uma autonomia semelhante. De acordo com a Mitsubishi, o consumo com álcool em trechos urbanos gira entre 4 km/l e 5 km/l, dependendo da condução do motorista – ela não publica os dados oficiais assim como a Toyota, por exemplo.

O modelo deverá começar a ser vendido em agosto com preço de R$ 109 990 e apenas com transmissão automática. Isso dá R$ 10 000 a menos que o Pajero Sport a diesel. Em São Paulo, por exemplo, o preço do álcool pode tornar o custo de rodagem mais barato que o diesel, o que mostra o potencial do modelo.

A Mitsubishi espera ampliar as vendas para 200 unidades/mês do Pajero Flex 2010 – a versão a gasolina 2009 vendia em média 100 veículos. Mas o objetivo é vender mais que a versão a diesel, ou seja, acima de 300 carros por mês.

Impressões

Pudemos andar com o Pajero Sport Flex por um percurso misto de estrada e terra, mas de boa qualidade, próximo à cidade de Itatiba, no interior de São Paulo. Diferentemente do Pajero diesel, o motor V6 tem funcionamento suave e é silencioso em quase todas as situações.

O câmbio automático de quatro marchas tem função que interpreta o estilo de dirigir do motorista e adequa as trocas conforme esse perfil. As reações são boas, mas não à altura de transmissões mais modernas. Em compensação, a suspensão e os pneus mistos de 17 polegadas fornecem uma estabilidade e conforto inesperados para um utilitário esportivo desse porte.

As respostas do motor em retomadas pareceram suficientes, mas certamente não equiparam-se as da versão diesel. Em suma, o Pajero Sport Flex pode ser uma boa pedida para os fãs de off-road, mas que querem ter um veículo mais urbano e confortável.

Gostamos

Do comportamento do Pajero tanto no asfalto quanto na terra e do bom isolamento acústico.

Não gostamos

Apesar de melhorado com detalhes em couro, rádio double-din e ar-condicionado digital, o interior do Pajero Sport já está muito antigo – a L200 Triton, bem mais moderna, demonstra isso.