Jornada dupla: andamos nos novos A3 Sport e A4 Sport, lançados recentemente no Brasil. Apesar do nome parecido, eles não compartilham a mesma solução – o hatch é uma versão mais barata e o sedã, um modelo intermediário na linha. Tecnicamente eles também mostram diferenças, apesar do mesmo motor TFSI 2.0. Enquanto o A3 tem 200 cv de potência, transmissão S tronic, direção eletromecânica e motor transversal, o sedã A4 usa uma variante mais potente do 4 cilindros, com 214 cv e instalação longitudinal. Sua transmissão é CVT batizada de Multitronic e com oito marchas programadas eletronicamente – a tração é dianteira, assim como no hatch.
Foram cerca de 200 km de test-drive – ida a bordo do A3 e volta no A4 – até a cidade de Itu, próxima a São Paulo. Falaremos neste post do A3 e deixaremos o A4 para outra nota.
O hatch traz o conjunto que virou referência no segmento – o motor turbo com injeção direta e o câmbio com dupla embreagem. A sensação de dirigi-lo já mais que comentada aqui: um motor elástico que entrega desempenho quando instigado e suavidade numa tocada mais tranquila, e um câmbio com trocas velozes e sem perda de torque.
Em relação ao Sportback, não temos o teto solar panorâmico e, claro, as duas portas. Por isso é muito ruim acessar os bancos de trás do A3 Sport e o espaço não é tão generoso – a Audi precisou abrir espaço no teto do carro para não batermos a cabeça.
Por dentro, o A3 Sport é igual ao mais caro Sportback: tem ar-condicionado de duas zonas, sistema de som premium, comandos satélites no volante, faróis com leds e o já mais que falado “launch control”, um sistema que faz o carro largar automaticamente sem perda de tração. Bacana, mas dispensável para quem gosta de dirigir um carro como o A3.
Esteticamente, o A3 2 portas tem a traseira diferente do Sportback e mais em linha com a carroceria hatch. As lanternas, por exemplo, não invadem a tampa do porta-malas e são mais retangulares. A coluna C também ficou bem larga, ressaltando o caráter esportivo, mas, honestamente, o A3 4 portas parece melhor resolvido.
A Audi lançou o A3 Sport para conter o avanço do BMW 118i que, coincidentemente, ficou mais caro este ano. Agora ele custa R$ 102 475 e traz apenas o motor 2.0 de 136 cv e o câmbio é automático de seis marchas com opção sequencial. O ar-condicionado é manual e as rodas, aro 16, mas ele tem quatro portas e tração traseira, sinônimo de diversão.
Como se vê, o 118i já não é uma escolha tão óbvia.
Gostamos
– Motor e câmbio, sem dúvida
– o desenho das rodas, belíssimo
– volante e direção
Não gostamos
– ajuste manual do banco num carro de R$ 110 mil
– acesso ao banco traseiro pior que o do Ka
– do visual da traseira, sem graça
Ficha técnica do Audi A3 Sport
Acho lindo esse carro!
Sinto muito mas ouso discordar, cordialmente como sempre, da opinião quanto a falta de harmonia, ou o A3 4 portas ser melhor resolvido que o de 2 portas.
Achei o 4 portas meio uma "AVANT", perua da Audi, e o 2 portas tem o jeitão de hatch de verdade.
Certamente o conforto aos passageiros traseiros será melhor no de 4 portas, mas eu me refiro ao Design e "conjunto da obra".
Avaliação nota 10 – muito informativa. O Blogauto está cada vez melhor.
O público desse carro são os jovens "banqueiros": a galera que ganha (muito) bem e tem perto dos 30 anos e nenhum filho.
Portas traseiras pra que? Pro carro ficar mais pesado?
Infelizmente não ganho tão bem para comprar este A3 (ou o 118i), mas faço questão de comprar carros 2 portas enquanto não tiver filhos…
Não concordo com essa avaliação, em que é ruim acessar os bancos traseiros. Vocês estão avaliando um carro no segmento esportivo, o nome mesmo já diz: Sport. Se quer ter bom acesso atrás, vai de Sportback.
Lauch control dispensável?! em um carro Sport, que tem a ideia de ser mais esportivo? Vejo mais como indispensável para quem gosta de uma tocada mais esportiva, e gosta de curtir esse conjunto de motor e cambio ótimo que ele possui.
Acho que precisam avaliar mais a proposta dos carros para dai ter os pontos positivos e negativos. Pois nenhum carro é para atender todas as áreas.