Sem força para brigar em mercados mais ricos como Estados Unidos e Japão, restou à Renault disputar espaço em países em desenvolvimento. A estratégia garantiu um pequeno mais consiste crescimento nas vendas em 2011, de 3,6%. Segundo comunicado da marca francesa, o Brasil virou seu 2º mercado mais importante.
Pena que o posto tenha sido obtido graças aos modelos da Dacia. A subsidiária romena contribuiu com a maior parte das vendas no Brasil. Os modelos Logan, Sandero e Duster responderam por nada menos que 65% dos emplacamentos em dezembro. Pior é que os demais veículos da Renault aqui são versões desatualizadas de produtos conhecidos como o Clio e Symbol, Kangoo e Mégane – a exceção é o sedã Fluence, que usa a mesma plataforma do Mégane III europeu.
Além do Brasil, a Renault cresceu muito na Rússia (40%) e Turquia, não por menos, dois mercados em que a marca usa a mesma receita que o Brasil. Agora, a montadora tem 43% das vendas fora da Europa, seu mercado tradicional.
Mesmo com duster e sandero… ainda falta um carro popular que seja mais que o clio, que é FEIO e velho. Se este carro vinher ela passa a ford facil.. porém a ford vem se armando com seus carros globais e descontões cada vez maiores e melhores. (Primeira quinzena desse mês a ECO OLD voltou a passar a duster, mesmo que por pouco.).
p/ vcs verem o pessimo gosto do brasileiro, escolher sandero, logan, duster, symbol e o bom mas sem sal fluence, só faz carros da euopa ficarem cada vez mais distantes!! eu passo longe dessa marca.
Os Renault no Brasil parecem aqueles produtos piratas chineses com nomes de marcas europeías…
Estes Dacia apesar de feios e ultrapassados tem vendido bem, que para a empresa é o que interessa… O Carlos Ghosn estava certo, os analistas de mercado errados…
O brasileiro não pode reclamar de carros ultrapassados, pois parece que é o que mais se gosta aqui. Maior prova disso é o VW Gol estar a mais de 20 anos como o carro mais vendido, e continuar vendendo. Mas isso vai mudar ano que vem, com lançamento do Nissan March e futuros Toyota Etios e Hyundai HB i15 (espero)
Paulo, torço para que isso aconteça. Acho difícil. Brasileiro "gosta" do Gol. Mas, isso é o de menos. O absurdo é ver vendendo estes carros por 30k pelado! Para mim estes carros não deveriam ultrapassar os 20k, longe disto.
Tô fora……
Quero ver daqui 5 anos o que vai acontecer com estes carros! Vão se desmanchar, e não vão valer nada!!!!
40% na russia? como assim? como se cresce vendas em 40% os cara lá devem comemorar até o ano que vem então, mau explicado
Concordo com o Jun, pois gostar é uma coisa, pagar caro é outra.
carros feios com precos mais em conta!!! Esta é a formula da renault!
Destacou bem! É Dacia. Mas mesmo vendendo Dacia, isso tem saldo positivo porque é concorrencia.. E ela está chegando perto da Ford.
O EcoSport baixou o preço, agora o New Fiesta.
Agora boto fé nos modelos da Hyundai e Toyota que o paulo citou, mas depende muito dos preços. Toyota geralmente é caro, e os Hyundai tbm só aumentando os preços. So nao entendi pq ele disse que o March ainda vai lançar…
Carros da Renault só não vendem mais por ter um design em geral muito feio, não parecem modernos.
Se salvam o Megane, Fluence, sandero stepway..
Li todos os comentários.
Sou cliente da Renault á mais de 20 anos ( renault4, renault 5, megane (diesel) /Europa – megane a gasolina/Brasil e fluence. Já tive ford fiesta (uma desgraça, é uma cadeira de madeira com um motor, pau de arara deve ser mais comodo ), Toyota corolla ( parece uma carroça, é barulho por todo o lado e bebe mais que um boi), fiat marea ( o motor parece o motor de um barco da pesca, barulho por todo o lado).VW pólo sedam ( um carro bom, mas com uma concessionária (Nacional) sem trabalhadores competentes, foram dois meses para reparar a caixa de marcha (na garantia), tive que chamar a minha advogada para me pagarem o veiculo de substituição….! Hiunday aqui no R.N., para se fazer a revisão tem que se marcar com duas semanas de antecedência para mandarem vir as peças de São Paulo. Tenho um amigo meu que tem um hiunday santa fé, , deram-lhe um toque no pára-choques…. só está á quatro meses esperando que ele chegue da Coreia.. Nem em São Paulo existe!!!! Devem estar ainda a fazer na Fábrica!!!!
Quanto aos carros da Renault aqui no Brasil terem alguma falta de qualidade, relativamente aos fabricados na Europa… é discutivel! Tudo depende da sorte que cada um tem. Até para ter azar é preciso ter sorte!!!!
Tive um mercedes 270 cdi (diesel) comprado novo, e só tive que ir á representante resolver problemas mais de 15 vezes…!!!! Bomba injetora deixava de trabalhar, caixa de marcha não entrava a sexta marcha, rádio só trabalhava quando lhe apetecia, entrava água pelo vido traseiro, tampa da entrada do combustivel só abria quando lhe apetecia, etc, etc,,,,, É um MERCEDES só custou 36.000 euros no ano de 2000!!!! E ainda voces falam da qualidade da renault. Ponham um toyota , hiuynday, o que quiserem com motor 2000 cc, e vamos ver quem consegue superar os números do fluence!!!!
Respeitosos cumprimentos
Fiz a revisão dos 20.000 do Fluence, gastei 580.00!!!! Três horas de espera, e ainda levei veiculo de substituição.