O sucessor do hatch 147 acaba de ser revelado pela Alfa Romeo. Ele é o Giuletta, nome que substituiu o favorito “Milano” na última hora. A razão é simbólica: o Giulletta foi um carro de entrada da Alfa nos anos 1950, o modelo que permitiu a muitas pessoas realizar o sonho de ter um carro da marca na garagem.
O novo Giuletta, no entanto, tem outro objetivo: brigar de igual para igual no segmento dos hatches médios premium na Europa. Com jeitão do cupÊ 8C Competizione, o Alfa é um carro de dimensões até modestas. Sen entre eixos é de 2,63 m e o comprimento, de 4,35 m – a altura é de apenas 1,46 m.
Ou seja, um carro de perfil esportivo que conservou a maçaneta embutida na porta na parte traseira. Os belos faróis e lanternas têm leds em sua composição e as rodas lembram turbinas de avião. O teto panorâmico é dividido em duas partes. Pena que ainda não há uma foto do painel.
O Giuletta terá quatro motores à sua disposição. Dois são a gasolina MultiAir com 120 cv e 170 cv graças ao turbo e dois a diesel Multijet com 105 cv e 170 cv. Há desde controle de estabilidade a suspensão regulável em três modos: dinâmica, normal e “todos os climas”.
A Alfa lançará em breve também o Giuletta “Quadrifoglio Verde”, uma versão esportiva com motor 1.7 de 235 cv e capaz de competir com o Golf GTI e com o Mégane RS, entre outros.
O Giuletta será apresentado no Salão e Genebra de 2010. Pena que a Fiat não tenha planos de voltar a vender a Alfa Romeo no Brasil.