Três empresas apresentaram propostas pela Opel, o braço europeu da GM: a holding americana Ripplewood, a fabricante de autopeças Magna, do Canadá, e a Fiat, esta última já amplamente anunciada. Embora somente a montadora italiana tenha experiência com esse mercado, o governo alemão teria deixado entender que ela é a última opção de venda da Opel.
Segundo esses comentários, a Fiat seria a proponente que mais demitiria – 18 000 funcionários – e que fecharia unidades na Alemanha. Embora a marca italiana desminta a informação, os alemães – governo, empresários e funcionários – estariam mais favoráveis à Magna.
A Magna teria proposto um mínimo de demissões e uma estratégia de reerguimento da marca na Europa. Por outro lado, a Fiat condicionaria a compra a um pacote que inclui a GM latino-americana, embora tenha feito uma segunda proposta sem esse braço da GM.
Péssima a posição da Opel,uma marca que sempre carregou a GM nas costas se vendo nessa situação às custas da incompetência da Chevrolet.Na minha opinião acho que a Fiat deveria ficar com ela sim,pelo menos não estaria nas mãos desses americanos que sempre quiseram destruir os alemães…Abaixo GM,Ford e Chrysler.
O governo alemão não quer que a Fiat fique com a Opel para proteger outra indústria alemã. Explico: com a Opel a Fiat se tornaria muito forte e poderia prejudicar muito a VW, já que ambas atuam no mesmo segmento de veículos. Então o governo prefere e a Opel fique nas mãos de quem não é “concorrente”.
Questão de orgulho (alemães salvos por italianos..), questão política (ajudar uma empresa italiana a se tornar a maior da europa roubando o posto da VW?).
Sem dúvida a Magna ainda dá uma chance da Opel ser uma empresa independente, mantendo um certo orgulho e deixando o mercado mais rico de opções.
Difícil é que a Opel depende da FIAT para os motores diesel e seu carro mais vendido, o Corsa, que usa plataforma do Punto.
Mas nada é impossível, a GM pode emprestar umas plataformas e motores coreanos ou chineses…
Agora a GM entregar a lucrativa GMB seria loucura, logo logo a GMB pode virar uma montadora de Chevys chineses (único local onde a Gm está se saindo realmente bem) e empurrar para nós… os Opel já ficaram no passado para nós brasileiros, com ou sem FIAT.
Os alemães podem estar mais para loucos que para gênios (a História explica)… mas não a ponto de entregar o ouro para ITALIANOS.
Xapralá Fiat!!!
A Fiat é sinônimo de carros de baixa qualidade na Europa. Mesmo possuindo no seu grupo marcas com Alfa, Ferrari, Lancia, Maseratti, o Europeu não a vê com bons olhos…
Só mesmo os Brasileiros, muito desinformados, para torcerem pela Fiat.
Muitos dizem que ela é sinônimo de "inovação e tecnologia". Onde estão estas inovações e tecnologias num Mille (projetado na década de 70), ou num novo, novo, denovo Palio??? Os carros mais vendidos dela aqui no Brasil!
A Fiat é líder no Brasil por 7 anos…
Produz carros econômicos , confiáveis , de baixa manutenção.
Vai salvar a Chrysler e quem mais vier pela frente…
Quer sinal maior do atraso de nosso parque industrial do que a liderança da Fiat por 07 anos?
Carros econômicos, confiáveis, a Renault, a Peugeot, Citroen, Honda, Toyota, Nissan e inúmeras outras marcas possuem mundo afora…
Agora, pesquise em quais países do mundo a Fiat lidera um mercado!!! Acredito que na Italia e no Brasil, sendo que é aqui que ela sustenta seus "investimentos" vendendo estas carroças, que o consumidor desinformado Brasileiro foi "condicionado" a comprar, sob os estigmas de serem "tecnologicamente avançados e inovadores"!
Um Mille tecnógicamente avançado no início da década de 80 na Itália, o qual não obteve sucesso algum na Europa e fora "abraçado" pelo povo Brasileiro, que se contenta com muiiito pouco e paga muiiiito mais pelo pouco que eles oferecem!!!
Outro "trunfo" tecnológico é o Novo, novo, de novo Palio, que vem se arrastando pelos anos com luzinhas inovadoras, cromadinhos tecnológicos e a mesma alma de 1996!
Outros modelos foram lançados aqui. Se eles tivessem tido melhor aceitação pelo consumidor "condicionado", poderiam ter mudado esta relação de modelos ultrapassados e altos preços, mas o Brasileiro só sabe ver "a parte vazia do copo e não dá valor às coisas boas".
Não encherga a importância de um air bag (que chegou a ser ítem de série em determinados modelos), não vê que se manterem sempre um modelo/marca "intocável" na liderança, não estimulam às alterações "positivas" motivadas pela competição etc…
O Siena da Fiat é um bom exemplo. Enquanto estavam apenas ele e o jurássico Classic no páreo, praticamente nada de mudança e ao contrário de torná-lo competitivo, apresentavam-no com duas carrocerias e que quisesse a mais nova tinha de pagar muito mais. Após o lançamento do Voyage, que chegou a ameaçá-lo verdadeiramente, a Fiat "loguinho" lançou a terceira opção do carro, com mais ítens de série que o concorrente e tcham… arrebentou de vender!!!
Num ambiente competitivo, esperaríamos pelo "contra ataque" das rivais à Fiat, mas elas sabem que o Brasileiro continuará a comprar os modelos hoje ofertados e não vão se mecher quase nada, porque nós não cobramos isto! Somos tidos como irracionais, que se apegam muito mais pela aparência (aí entram as luzinhas e cromadinhos)do que pela razão!!!
ema ema ema…
A questão não é orgulho puro e simples dos alemães. A questão é que das 3, a Fiat é a que mais representa ameaça aos funcionários da Opel em relação às demissões. Logo faz todo o sentido o governo do país mais desenvolvido e industrializado da Europa (e o que mais vem sofrendo com a crise lá) intervir nesta negociação.
Eu acho que das 2 uma: ou a Fiat está indo com muita sede ao pote ou ela está tentando comprar os concorrentes pra depois eliminá-las do páreo.
Ah, só pra informação: a Fiat, além do Brasil, é líder também na Italia, Portugal, Macedônia e Grécia.
Num planeta que possui mais de 200 países (203, em fev/08 – http://pt.wikipedia.org/wiki/Paises), liderar três ou quatro mercados mundiais é uma "marca de dar orgulho" a qualquer "grande fabricante" não???(!!!) Mas nem isto ocorre Rodrigo.
Italia: Se a Fiat não fosse lider na Itália, em qual país seria então?
Portugal: Quem lidera a sete anos é a Renault, seguida pela Opel e pela Peugeot. A Fiat é apenas a nona mais vendida.
http://economico.sapo.pt/noticias/vendas-de-carro…
http://es.autoblog.com/2009/01/10/ventas-2008-por…
Grecia: Na Grecia, a marca lider é a Toyota, seguida pela VW e pela Opel. A Fiat é apenas a sexta colocada!
http://es.autoblog.com/2009/01/23/ventas-2008-gre…
Macedônia: Jóvem país que fora criado em 1991. Com pouco mais de 2,0 milhões de habitantes. Sinceramente, não tive paciência para pesquisá-lo.
Nossa ainda bem que n<blockquote cite="#commentbody-10683">
Lorenzo :Os alemães podem estar mais para loucos que para gênios (a História explica)… mas não a ponto de entregar o ouro para ITALIANOS.
Concordo! e ainda bem…
Forza Italia… della Germania noi ce ne infischiamo, tanto la Opel fallisce nuovamente (L'Opel non è meglio della Fiat) in Europa l'Opel e un carros populares è una cagata della ( GM ) infatti sono tutte e due fallite
La macedonia e i paesi dell'Est Europeo Paesi (Morti di fame del patto di Varsavia) non hanno voce in capitolo in Europa.
Nell'Est europa sono come i Turchi fino a gli anni 1980 ed ancora oggi vanno con gli asini e i muli per loro se possiedi una Bmw o una Mercedes Benz è un coitus interuptus… e un status simbol…. per noi europei che abbiamo fatto la storia delle Autovetture Automobili noi (Vecchi stati della comunita Europea Germania Italia e Francia) non e un Status simbol perciò le statistiche vanno valutate con le molle okay. In Svizzera se hai una mercedes o una BMW sei un Turco o un (Jugo)Jugoslavo un pò come per voi Brasiliani del Sud sono i nordestini o i Baiani.
Per noi Europei occidentali la Bmw e come per voi Brasiliani una macchina per Baianos……Un saluto dalla Svizzera
@RVD
caro amigo na alemanha , nao tem so vw tem opel, audi, bmw, mercedes, porsche e na italia tem o que?