O presidente Lula sancionou nesta quinta-feira, 19, a lei que obriga os veículos vendidos no Brasil a terem de série os airbags frontais. O projeto havia sido aprovado há um ano no Senado e em fevereiro na Câmara dos Deputados. Apesar disso, a indústria automobilística terá ao menos cinco anos para se adaptar a essa nova realidade.
O maior apelo além da redução das mortes e ferimentos graves será a economia para os cofres públicos. Segundo estudo do Cesvi citado pelo jornal Valor, o governo economizará cerca de R$ 90 milhões com atendimento de emergência de acidentes.
A questão agora é saber se a medida aumentará o preço dos carros populares. Hoje, um kit de airbag custa em torno de R$ 2 000, mas acredita-se que com o uso em massa o preço caia e torne possível a fabricação no Brasil – hoje, importado, o airbag poderá ser produzido pela TRW, que já tem planos para isso.
Apesar da lei valer a partir de já, há um cronograma bem longo para implantação da medida. Agora o governo vai montar um comissão para definir os padrões de uso do airbag e as datas de implantação. Depois disso, as fabricantes terão um ano para se adaptar e mais cinco para implementar a mudança em toda a linha. Ou seja, com a burocracia estatal e com o baixo interesse do brasileiro por esse equipamento, só veremos airbags em todos os carros daqui uns 7 a 8 anos…
Opa, finalmente uma lei de interesse público é aprovada.
Só fico imaginando como deverá ser o airbag do Uno Mille e da Kombi…
Não acredito que o preço diminua muito com a produção feita nacionalmente ou com a escala. Isso é conversa de político e de frabricante. Foi o mesmo caso com os câmbios robotizados Easytronic da GM e Dualogic da Fiat, os especialistas e os fabricantes diziam que eles chegariam ao mercado custando algo em torno de R$ 900,00 não foi o que aconteceu.
Outro exemplo, fora do setor automotivo, mas dentro do contexto de babela de governo e de fabricantes, foi o conversor para tv digital, dizia-se a época que o mesmo custaria entre R$ 100,00 e 150,00 todo mundo sabe que os conversores mais baratos atualmente custam cerca de R$ 399,00
Na Europa, donde a maioria de nossos produtos se originam, air bags são obrigatórios em carros que queiram ter alguma pretenção de vender alguma coisa. Lá, não há lei que obrigue a colocação deste ítem de segurança!!!
Abs, EDB, ESP e muitos outros, fazem parte do dia a dia de seus felizes consumidores. Por que? Porque se as montadoras não "EVOLUIREM E NÃO APRESENTAREM PRODUTOS CADA VEZ MELHORES AOS SEUS CLIENTES, PERDEM VENDAS"!!!
O que os Europeus tem de diferente de nós? A vida de um cliente Europeu é mais importante e mais valiosa que a de um cidadão e cliente Brasileiro??? (!!!) Ou será que nós somos muito conformados com nossa realidade e não lutamos pelos nossos direitos e interesses?
É hora de acordar. E nós podemos sim!!!
Quero saber como fica carros como o Celta e o Gol IV que em qualquer batida se esfarela todo. Deverian fazer crash-tests aqui no Brasil da mesma forma que ha na europa, que carro que ganha menos de 3 estrelas dificilmente é vendido por la