Pode-se dizer que a 4ª geração do Clio será a mais bem sucedida da sua história. Isso, claro, caso se confirme a boa impressão que as fotos de segredo têm passado. A Renault mostrará o modelo nesta terça-feira após um longo período de desenvolvimento.
A epópeia do Clio 4 vai longe. Desde a chegada de Carlos Ghosn à presidência da Renault, o projeto ficou em compasso de espera. Nesse meio tempo, o brasileiro optou por lançar a linha de carros elétricos (Fluence, Kangoo, Twizy e irmão do Clio, Zoe) enquanto esperava o holandês Laurens van den Acker conceber o novo DNA de estilo da marca.
Talvez a espera não tenha sido em vão. O novo Clio será maior e com linhas bastante esportivas. As laterais do modelos serão volumosas, o teto trará um spoiler e as portas traseiras terão maçanetas embutidas nas molduras das portas, como a de alguns modelos famosos como o Alfa Romeo 147.
Pelo que se comenta, o apetite esportivo será real. A Renault oferecerá uma linha de motores turbo partindo de um 0.9 litro de 90 cv e chegando a um 1.6 de 200 cv na versão mais sofisticada. Depois de revelar suas primeiras informações, o Clio será mostrado no Salão de Paris, no final de setembro.
Enquanto isso, a Renault brasileira toca o projeto do Clio reestilizado sobre a base da geração 2, lançada aqui em 1999. Espécie de “Symbol” hatch, o novo hatch compacto receberá componentes da linha Logan para baratear seu custo.