E o Brasil ficou “bonito” para a Mercedes-Benz. Sim, porque há alguns anos a ideia de produzir um carro nacional era um absurdo, comprovado pelo fracasso de vendas do Classe A que, no final da década de 90, parecia uma ideia brilhante.
Agora, segundo o jornal Propaganda e Marketing, a montadora repensa sua estratégia para o Brasil e vislumbra espaço para uma linha de montagem de modelos compactos, ainda inéditos. Ou seja, praticamente a mesma sacada da BMW, que deve anunciar sua fábrica nacional em breve.
Um dos motivos para investir no Brasil, além dos 4 milhões de veículos vendidos, é a dificuldade criada pelo governo para vender importados após a alta de 30 pontos percentuais no IPI. Ouvimos nesta manhã a assessoria da Mercedes-Benz e ela desmentiu a informação. Disse que o executivo ouvido pelo jornal foi mal interpretado, que ele só disse que a empresa “está sempre analisando possibilidades”. O ditado é meio batido mas vale: “onde há fumaça há fogo”.
sugestao: o mini cls ou a nova geração do classe c que chega em 2014! poderiamos exportar p muitos paises, mas………………………
O problema é que a maioria dessas montadoras que irão se instalar no Brasil irão diminuir só um pouquinho os preços logo no inicio das atividades até descobrirem o Lucro Brasil!!
A mercedes ja tentou produzir o classe A no brasil, certo que na epoca, eles quiseram montar o carro aqui no brasil, o a economia não era tão instável como hoje. Mais seria bom ter uma montadora renomeada como a Mercedes aqui no brasil.
Isso mostra que o batido discurso "preservar empregos para os brasileiros" é balela.
As multinacionais, sejam de que origem forem, só pensam no LUCRO que obterão. O resto, inclusive EMPREGOS é consequência, mera necessidade. Quando a coisa vai mal, quero dizer, quando o projeto não se mostrar tão rentável como planejado, fecham as portas, colocam a trouxa nas costas e dão no pé sem nenhuma cerimônia, danem-se os empregos e os benefícios fiscais usufruidos.
Estão errados ? É o capitalismo…
È por isso que os brasileiros deveriam EXIGIR que os veículos produzidos aqui fossem mais modernos, SEGUROS e equipados, a preços mais módicos.
@indignado, corretíssimo. A única solução será o país ter uma política série para o setor, promovendo as exportações – quando o volume de veículos exportados for considerável, nosso mercado estará bem servido de produtos nacionais e importados. Como está, com essa reserva imoral, nada muda.
Outra: chega de restringir as importações por pessoas físicas de países do mercosul – o governo coloca nariz de palhaço em todo mundo e ninguém faz nada.
Para o Indignado. Sou de Juiz de Fora e posso de informar com absoluta precisão, que todos os empregos prometidos pela MB antes de sua instalação aqui, não passou de balela. Os empregos foram e são poucos. Ela ainda funcionou bem até quando tinha direito aos incentivos fiscais. Tão logo o prazo terminou, parou de fabricar o Classe A e não trouxe outro para seu lugar. Apenas passou a montar aqui um que ia para os EUA. No fundo, tanto ela como outra qualquer não estão preocupadas com questão social e sim qual estado que mais propiciará incentivos. Acabou, encerram ou vão para outro estado e começa tudo de novo como se estivesse na estaca zero.
É só fabricar a novíssima ainda não revelada Classe A que deixou de ser minivan e passou a ser hatch com coluna C próxima do Golf, e vendê-la a preços compatíveis…preço de Audi A3 a Volvo C3 de entrada que "nóis compra memo".
A Mercedes, assim como qualquer outra montadora, é uma empresa e obviamente visa o lucro. Nenhuma empresa do mundo funciona somente para dar empregos e oferecer o que o cliente quer somente pelo prazer do reconhecimento (esses são efeitos colaterias positivos de um bom serviço que a empresa pode estar prestando). O problema é como elas fazem isso, como o lobby maléfico que existe da Anfavea aqui no Brasil. E justamente por conta desse lobby e do governo corrupto, a luta tem que vir do mercado. É só o mercado rejeitar carros sem ABS que todos virão com o equipamento, assim como o mercado rejeita carro cor-de-rosa.
Nao acredito q esta fabrica possa vir para o Brasil! Jah ouve outras tentativas anos atras, e nao vejo tanto entusiasmo assim por parte da Mercedes! Ontem finalmente voltaram atras na questao do IPI, e pelo menos ateh dezembro tudo continua normal! Pelo menos a justica ainda funciona neste pais, ou seja os 90 dias de prazo devem ser respeitados!!!
O Leandro Pi, sei que qualquer empresa visa lucro, até eu se montar uma vou pensar na lucratividade. O que ocorreu na MB em Juiz de Fora, é que alardearam muito a questão de empregos, inclusive indiretos. Não teve nada disso, principalmente indiretos, pois pelo que sei não abriu nenhuma aqui. Todas peças vêm de outras localidades, até parafusos, que na ocasião, falaram que iriam abrir uma, que seria talvez a melhor do mundo. Que nada, tudo foi só para incentivos do Estado e do Município, que desapropriou toda área e entregou na bandeja para ela. A questão é que muitos que opinam aqui, em que pese eu respeitar a opinião de cada um, o fato é que defendem o aumento do IPI, forçando a instalação aqui no Brasil. Para mim isso nada resolve, apenas leva o nosso dinheiro através de incentivos fiscais e remetem os lucros para as matrizes.
Avila, concordo em genero numero e grau com vc. Foi-se o tempo do Fordismo onde uma fábrica significava milhoes de empregos. Hoje é só robô, e os robõs vem do Japão e Coreia. Uma´fábrica a mais só traz emprego para empresas de cimento, de terraplanagem, de estrutura metálica, etc. E o subsídio que o governo dá não cobre a renda dos empregos criados. É uma put@ medida populista de dar raiva essa do IPI maior protegendo empregos brasileiros. O pior é que tem gente que acredita!!!
Com relação a questão de instalação de montadores de automóveis, tem ainda um aspecto muito sério e preocupante, que foi na época comentado em Juiz de Fora, trata-se daquela mera expectativa de impulsionar economicamente uma cidade. Assim, quando anunciam a instalação de uma montadora (ou de uma grande industria), o que mais acontece é inflacionar o mercado, prejudicando a cidade inteira. Tudo aumenta. Aluguel residencial e comercial e o carro chefe. O comércio de um modo geral vai junto. Tudo porque não passa de um grande tombo das industrias e dos políticos. No final, tudo fica caro. Vocês não têm noção como sentimos em Juiz de Fora, quando foi anunciado a instalação da MB aqui em Juiz de Fora. Emprego mesmo, nada. Eu por exemplo não conheço ninguém que lá trabalha, ou de alguém que conheça um pessoa que lá labute.Tudo um grande engôdo.