Adivinha quem anda emplacando unidades como nunca? Eles mesmos. O Chevrolet Agile e o Hyundia i30 voltaram a surpreender em dezembro. Os números até esta quarta-feira já são melhores que os de novembro quando ambos obtiveram seus melhores resultados – o Agile acumulava 5 970 emplacamentos enquanto o i30, 3 143 unidades.
O carrinho da Chevrolet passará a marca de 6 mil unidades apesar de o próprio diretor de vendas da marca ter previsto que o volume nessa faixa não deverá se manter. Será? E olha que a GM simplificou a versão LT, de entrada, para torná-la mais acessível a partir de R$ 33 801.
Já o coreano i30 virou fenômeno. Como já dissemos, nem o fato de não ter flex e de seu pacote de peças ser caríssimo segundo a Anfavea tem prejudicado suas vendas. É como se ele participasse de outro segmento. Antes dele, os hatches médios brigavam para beirar 2 mil unidades por mês – exceto o Astra, mas o Chevrolet nem compete com seus pares por custar mais barato.
Não é para menos que o caso da Hyundai virou dor de cabeça para as grandes montadoras. A Ford, por exemplo, foi criticada pela ausência de motor flex no novo Focus, mas a mesma regra não valeu para o i30.
Tudo leva a crer que dezembro mostrará uma boa recuperação das vendas em relação a novembro, mas abaixo de outubro e setembro. Vamos conferir na semana que vem.
São dois os problemas do Focus. O primeiro que por ser Ford todos sabem que uma hora ou outra sairá o motor Flex, já o i30 não tem essa variável então se compra apenas levando em conta custo do combustível e não uma provável desvalorização do veículo em um curto espaço de tempo.
Segundo, o interior do Focus ,apesar que tenho visto muita gente elogiando, achei simplório demais, o console central é vazio, só tem o rádio, não dá aparência nenhuma de luxo. Quando fui ver tive uma grande decepção, eu até cogitava comprar um Focus, mas daquele jeito não deu não.
Em um outro blog lí que o Agile tem fila de espera em muitas concessionárias e região do Brasil. Aí eu me pergunto: o que tem na cabeça do brasileiro? Além de comprar um carro descompromissado com a segurança, acabamento e qualidade construtiva, tem que esperar mais de um mês pra receber? É impressão minha ou a GM usa sempre esta prática (fila de espera) pra vender seus carros, dando a falsa impressão de ser um sucesso absoluto? Foi assim com Corsa, Vectra, Meriva, Celta, Montana e agora Agile… Isso é um desrespeito muito grande com o cliente.
É, realmente tá faltando concorrente de verdade no mercado… Saudosos anos 90 onde o lobby era pouco, o protecionismo era raro e os carros eram honestos, tanto no preço quanto na qualidade.
Os carros são de categorias diferentes, mas têm a mesma explicação para o sucesso. Ambos são veículos novos (mesmo o Agile tendo plataforma de mais de 15 anos) e seus concorrentes diretos não são muito melhores.
Qual carro teria condições de competir com o i30 ? Na minha opinião, só o Focus e o C4, se forçar um pouco mais o 307 poderia entrar na disputa.
Quanto ao Agile, por ser um carro mais em "conta" o fator novidade pesou ainda mais para seus consumidores. Na minha opinião é um carro medíocre, mal elaborado em termos de design, acabamento interno abaixo da média, escapemento que esquenta o porta-malas… No entanto vende muito, resultado, a GM prova mais uma vez que o brasileiro de um modo geral é pouco exigente, e que pode continuar fabricando veículos obsoletos com custo de R$ 1,99 e vendê-los por um absurdo que o povo não se importa em comprá-lo.
Dá-lhe i30. Carrão.
Bom, como eu vejo que comentam gostam de criticar o Agilie (eu não tenho nada contra nem a favor), acho que posso dizer então:
O que o brasileiro tem de burro de comprar o Agile, tá tendo de inteligente de sabotar a FIAT, FORD, VOLKS, HONDA, etc. comprando os excelentes carro da Hyundai.
Se todas forem forçadas a baixar o preço por causa da Hyundai, advinhem quem ganha? NÓS!!!
<blockquote cite="#commentbody-16811">
Ricardo Júnior :
Os carros são de categorias diferentes, mas têm a mesma explicação para o sucesso. Ambos são veículos novos (mesmo o Agile tendo plataforma de mais de 15 anos) e seus concorrentes diretos não são muito melhores.
Qual carro teria condições de competir com o i30 ? Na minha opinião, só o Focus e o C4, se forçar um pouco mais o 307 poderia entrar na disputa.
Quanto ao Agile, por ser um carro mais em “conta” o fator novidade pesou ainda mais para seus consumidores. Na minha opinião é um carro medíocre, mal elaborado em termos de design, acabamento interno abaixo da média, escapemento que esquenta o porta-malas… No entanto vende muito, resultado, a GM prova mais uma vez que o brasileiro de um modo geral é pouco exigente, e que pode continuar fabricando veículos obsoletos com custo de R$ 1,99 e vendê-los por um absurdo que o povo não se importa em comprá-lo.
Suas críticas ao gosto do brasileiro não explicam as altas vendas do Agile em detrimento dos demais. Que tal reconhecer que o carro tem realmente qualidades que o tornam um produto interessante frente à concorrência igualmente medíocre?
Agile e I30, cada um no seu segmento, demonstraram qualidades que facilmente explicam suas vendas neste final de ano. Os detratores do Agile terão que morder a língua. Ele tem defeitos, sim, mas está, no mínimo, no mesmo nível de seus concorrentes.
@Rafael J
O Agile torna-se um produto com vendas elevadas, pois os seus concorrentes não muito melhores que o mesmo e ainda pesa ao seu favor o fato de ser novidade. Quais as qualidades que ele tem ? Espaço similar ao de Fox e menor que Sandero ? Preço ? Seus concorrentes se equipados com os mesmos equipamentos custam quase o mesmo. Então o fator novidade faz a diferença.
Já o i30, é um belo carro (da coluna A para trás lembra uma BMW Série 1), apesar de importado tem preço competitivo frente aos seus rivais. Seus únicos concorrentes em termos de modernidade seriam o Focus, o C4, e talvez o 307, todos os demais (Golf, Stilo, Astra, Vectra GT) estariam defasados frente a ele. Mas sabemos que devido ao marketing ruim da Ford brasileira, o Focus sempre foi um carro que vendeu pouco, apesar de ser um bom produto, o C4 nunca foi um sucesso e o 307 já deixou der ser novidade faz tempo, tudo isso somado, deixa o terreno fértil para o i30. Resta saber se o i30 é um carro durável e se sua manutenção ficará na média dos seus concorrentes.
A verdade é que o Agile tá vendendo muito porque a GM nunca teve um carro interessante nessa faixa de preço (Prisma, Corsa, Montana, Meriva). QUando um cliente fiel a GM chega e vê um carro completamente novo e diferente (raridade nas concessionárias chevrolet) compra mesmo. Vou até analisar nas tabelas da fenabrave se esses veículos não tiveram queda nas suas vendas.
Quanto ao i30, o produto é bom sim! Na verdade o grande pulo-do-gato da Hyundai é o Marketing massivo. Aqui em Brasília não fico uma semana sem ver uma propaganda da Hyundai em qualquer revista, jornais ou panfletos mesmo. A Ford até assumiu recentemente que não vendia seu peixe, afirmando que não investia em propaganda da linha Focus (vergonha do carro???). Agora vejo uma ou outra propaganda como o Campeão dos comparativos. Tarde demais!!! Resultado: i30 espanta no numero de unidades emplacadas, Focus espanta o consumidor com o risco de virar mico. Espero realmente que as coisas mudem para o Focus.
@Ricardo Júnior
Discordo do Ricardo quando diz que o ágile não tem qualidades, é fato que o carro tem muito que evoluir ainda mas daí a dizer que não tem qualidades é exagero. Pra começar o espaço é similar ao fox apenas nos bancos, já o porta-malas é muito maior.
Em relação ao Sandero, apesar de ter porta-malas grande também, peca pelos poucos itens de série. E dizer que os concorrentes equipados com os mesmos equipamentos ficam na mesma faixa de preço é um engano, o fox 1.6 por exemplo, Sai por no mínimo R$ 40 mil quando equipado com AR, DH e trio elétrico. Já o ágile sai por praticamente o mesmo preço e já com acendimento automático dos faróis, piloto automático, isso sem contar o porta-malas maior.
Já em relação ao I30 não tem nem o que dizer, o carro é moderno, tem um bom motor, é muito bem equipado, possui garantia maior que os outros e o principal: O preço é muito bom se comparado aos concorrentes.
Se alguem ver um Agile chamem esses caras
http://www.youtube.com/watch?v=4MjuEqaSWmk&fe… http://www.youtube.com/watch?v=cyRqR56aCKc
O brasileiro merece as carroças que tem. O i30, tudo bem, não gosto, mas pelo menos é um automóvel bem projetado. Mas o FrAgile? Pelo amor de Deus, é mais um lixo que a GM empurra para o mercado brasileiro, um monstrengo feito para enganar os trouxas brasileiros. Que o nosso mercado oferece muitos outros lixos, é verdade, mas nem por isso temos que ficar contentes com a chegada de mais um.
@Rafael Queiroz
Tudo bem você pode discordar, mas lembre-se que o Fox tem motor 1.6, recebeu um belo facelift frontal, e um melhor acabemento de painel. Talvez os plásticos do acabamento do painel do Fox sejam até melhores que o do Polo. Não estou defendendo o Fox ou a VW, só demonstrando os fatos. O Agile tem acendimento automático dos faróis, tudo bem, Peugeot 206 já teve, eu não deixaria de comprar um carro se ele não tivesse isso, já se o acabamento fosse ruim… O Agile também tem o piloto automático como você diz, mas para quê isso em um carro com câmbio manual ?
O próprio Corsa é mais carro que o Agile, apesar do visual antigo, a plataforma é moderna, o carro tem subchassi dianteiro, o que ajuda na absorção de irregularidades, já no Agile o pessoal da GM tirou esse elemento e ainda disse que o carro ficou melhor sem ele, o pessoal da GMB deveria ensinar receita de calibração de chassi para a BMW, pois tiram elementos mecânicos da suspensão e o carro fica melhor.
O carro foi tão criticado que para se safar, o reponsável pela área de design da GMB, veio com a desculpa que o mesmo foi criado de dentro para fora. Externamente o carro é tão desproporcional que rodas de 16" ainda ficam pequenas no modelo.
Não sou contra a GM, pelo contrário, já tive carros da GM, agora na minha opinião, o projeto GPix se seguido a risca, daria um carro bem melhor em termos de design que o Agile.
Hyundai,
Queremos urgentemente para o começo de 2010 o i20 importado, enquanto a fábrica no Brasil não se inicia.
Pense bem, a Santa fé, a Tucson, o Azera, o i30…todos deram calafrios na concorrência, imagina o i20, já que todos vossos produtos vem da Coréia com boa estratégia de preços perante a concorrência.
Acorda logo, pois até as montadoras acordarem para a concorrência do i20, a Vw com o novo Polo, a Fiat com o novo Punto, a Citroên com o novo C3, a Peugeot com o 207, a Ford com o novo Fiesta, a Gm com Corsa europeu, já seria tarde e o domínio estaria consolidado para aquela que saiu na frente com um carro bom de briga para o setor como será neste momento o i20. Não deixem passar esse momento do i20, senão perde o ar de novo e força para disputa.
A Hyundai, está dormindo no ponto. Se ela importasse urgentemente o i20, já teria arrebentado com a concorrência dos "Ágiles da vida" neste nicho de 30 a 45mil, seria a pá de cal.
Senhores,
Dizer que o FOX tem o mesmo espaço interno do Agile é um erro de quem não viu os dois, fiz test-drive nos dois, além do parta-malas muito maior no Agile, o espaço interno é muito maior, tenho 1,97m e 112k que provam isto. O Sandero tem espaço ligeiramente superior, mas não tem regulagem da altura do banco, nem do volante. Além disto, o Agile possui diversos equipamentos de série que o Sandero não tem. A vantagem do Sandero está na garantia e nas opções de motor.
Similar não quer dizer igual, os espaços internos de Fox e Agile são similares, nã iguais. O porta malas do Agile é 67 L maior que o do Fox, no entanto esquenta por falta de proteção térmica no escapamento…
Bom, se for este o conceito de similar, então o Agile tem espaço interno similar a um Azera…
O nome disso é MARKETING!
Os dois carros são os campeões do Mkt, principalmente o Coreano. Brasileiro adora Mkt, se o carro é ruim ele não está nem aí, ele compra aquilo que passa na TV no comercial da novela e depois vai mostrar para todo mundo a carroça que comprou! Como a maioria não entende porcaria nenhuma de carro, acha o "ó do borogodó" e compra um igual.
O Agile parece um caminhão em miniatura quando se ve de frente e o i30, de frente parece o Corsa e de traz o Sandero. Não sei onde que viram que o mesmo parece o Serie 1, sendo que a unica coisa que lembra um pouco é a lateral das portas.
Se vc fizesse o Mkt que a Hyundai e a GM fizeram no Focus, esse venderia como agua ou até mesmo no C4, carros muito superiores ao coreano, mas brasileiro não comprar carro pelo conteúdo e sim pelo Mkt (lembre-se que Mkt não é apenas propaganda). Com relação a Mkt, tenho que adimitir que a Hyundai (melhor, CAOA) é muito competente!
Éo que eu penso.
caraca, 2010 começou com sangue por aqui! YEEEEAAAAHHHH
@pedrp
Realmente é a lateral (com já disse antes) do carro que lembra a série 1, não o carro como um todo.
@Pirata
O espaço interno do veículo é mensurado pela altura, largura e entre-eixos.
Agile: A= 1,474m L= 1,683m EE= 2,543m
Fox: A= 1,543m L= 1,640m EE= 2,465m
Sandero A= 1,528m L= 1,746m EE= 2,591m
Só pela piada:
Azera A= 1,49m L= 1,865m EE= 2,78m
@Eduardo
Tá parecendo, mas vamos pedir paz, pois aqui no BlogAuto as discussões são sempre de alto nível.
Ricardo,
É lógico que o Azera foi piada, mas além das medidas do Agile serem maiores do que o Fox, tal como apontam os números, a sensação também é melhor no Agile. Exemplo, a perna direita no Fox tende a ficar junto ao console, algo que não ocorre no Agile. A largura dos bancos do Agile também passam a sensação de serem maiores e mais amplos. Isto sem contar que o Agile consegue ser mais barato que o Fox.
Abraços,
Heronim
Cadê o i20 importado (enquanto não se fabrica no país)para arrebentar com a concorrência de vez e fazer o mesmo sucesso do i30, Tucson, Azera, Sta. Fé…
Deveria aproveitar a falta de novo Polo, novo Fiesta, Corsa Europeu, novo Punto, novo C3, 207 Europeu, novo Clio…
Acorda Hyundai para esse segmento.
Galera!
Que mané i30 e Agile!!! Acorda gente! ASTRA 2010! CARRÃO! MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DO BRASIL!!! 2.0 flex / 140 cv / rodas de liga 16 / ar digital / ótimo acabamento e porta-mala / valente e resistente / conforto / todos os itens de série, com preço de R$ 44.000,00. Consagradíssimo!E nem venham querer comparar… O ASTRA bota pra comer poeira qualquer uma destas PORCARIAS coreanas!!! Hahahaha!!!