Eis aí o sucessor do sedã Mégane II. Como já havia sido comentado no mercado, a Renault decidiu “coreanizar” sua linha de produtos para os países latinos. Desculpem pela invenção do verbo, mas é o que muitas marcas têm feito, como a própria GM: projeto e desenvolvimento na Coreia do Sul, mais barato e com influência das marcas asiáticas.
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A base é do Mégane III, mas o visual e o acabamento é do Samsung SM3, menos exótico e mais simples que o irmão europeu – exatamente a mesma coisa que a Chevrolet faz com o Cruze, que usa a plataforma do Astra.
No release, a Renault diz apenas que o Fluence será feito na Turquia para vendas locais e também para a Rússia e a Romênia. Mas é certo que o sedã terá produção também na Argentina, conforme acordo assinado entre a montadora e o governo de Cristinha Kirchner.
Agora, a Renault, no fim das contas, partiu para a solução mais simples: apenas colocou seu logo no projeto da Samsung em vez de mudar a frente do carro para parecer com o Mégane III hatch, conforme se comentava antes.
O Fluence será uma espécie de Symbol médio, mas partindo de uma base melhor, claro. Terá 4,602 m de comprimento, 1,809 m de largura, 1,479 m de altura e 2,702 m de entre eixos. Os motores serão 1.6 e 2.0 e o câmbio, CVT, além do manual. Seu porta-malas será generoso como querem os clientes dessas regiões – serão 530 litros.
O modelo fará parte do novo plano de expansão na América Latina que o presidente do grupo, Carlos Ghosn, anunciará em breve. A previsão é que ele seja montado a partir do final de 2010 como linha 2011.