Ícone do site BlogAuto

Adam é a aposta da Opel para os grandes centros urbanos

Opel Adam

Por conta dos intensos congestionamentos dos grandes centros urbanos, as montadoras estão apostando cada vez mais nos automóveis de porte compacto. A Fiat lançou há quatro anos o Cinquecento, enquanto a Audi aposta neste mercado com o A1, que ganhou às ruas em 2010. Não podemos nos esquecer da MINI, pioneira do segmento, com o Cooper. Agora, a alemã Opel entra no ramo com o Adam, o novo compacto urbano que revela certa inspiração no modelo da Fiat.

O formato da carroceria, com detalhes arredondados e aparência agradável, é no que remete ao Fiat 500. O destaque fica por conta do teto, que de acordo com a Opel, é “flutuante”, o que passa a sensação de ser separado do resto da carroceria. Dependendo da cor do carro, o teto será pintado na cor branca ou preta. Na dianteira, o que marca é a ampla grade, que ostenta o logotipo da marca e um grosso filete cromado, e logo nas extremidades os indicadores de direção (seta).

Na lateral, o Opel Adam apresenta um forte vinco na parte inferior das portas, característico nos demais modelos do fabricante. As janelas seguem o desenho do teto, porém, ao chegar à parte traseira, apresenta linhas mais acentuadas e um prolongamento, com o nome do modelo, que as liga no vidro traseiro. E por falar em traseira, o Adam exibe uma “bundinha” saliente, com um formato de lanternas que lembra as do Astra hatch e suporte de placa no para-choque.

Opel Adam

Por dentro, o acabamento segue a cor de fora. No modelo que ilustra esta matéria, o painel recebeu diversos detalhes em amarelo, inclusive no volante, de três raios. No console central há um sistema multimídia, que exibe informações através de uma tela sensível ao toque de sete polegadas, que permite conexão com smartphones Android e iOS. Entre os equipamentos do Adam – nome do fundador da Opel – estão os airbags frontais, laterais e de cortina, ESP, Hill Start Assit, Start/Stop, assistente de estacionamento, que realiza a manobra sozinho, apenas com a interferência do motorista na aceleração e nas frenagens, entre outros.

O Opel Adam mede 3,7 metros de comprimento, 1,72m de largura e 2,31m de entre-eixos, uma mistura das medidas do MINI Cooper e do Fiat 500. Na Europa, o Adam será vendido com três opções de motores ecoFLEX: 1.2 com 70 cv e 1.4 com 87 cv ou 100 cv de potência, sempre acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Futuramente estará disponível um propulsor turbo com câmbio de seis marchas, também manual. Sua apresentação ocorrerá em setembro, no Salão de Paris, e chegará à Europa em janeiro do ano que vem com preços em torno de 11 mil euros, perto dos R$ 30 mil.

[nggallery id=158]

Sair da versão mobile