Mais irmãos do que nunca, o Logan e Sandero apareceram na internet na segunda geração. Os compactos criados pela Dacia e vendidos no Brasil pela Renault estão mais próximos, da mesma forma que um Gol e um Voyage, e parecem mais bem acabados que a primeira geração.
Como algumas fotos de flagra davam a entender, a Dacia resolveu aproximar o design dos dois modelos. Na primeira geração isso não ocorreu porque o Logan nasceu apenas como sedã – a versão hatch veio muito depois e não era viável com o layout do sedã. Agora, os dois carros estão bem resolvidos em ambas as carrocerias.
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A Renault sabe que a concorrência soube copiar seu conceito de carro grande e espartano, mas com acabamento melhor – e sem deixar de ser barato de produzir. A nova frente dos dois modelos tem linhas retas e grade ampliada que lembra a da picape Amarok. A traaseira perdeu os faróis verticais nas colunas e agora exibe um conjunto retangular bastante elegante. E na lateral, a Dacia os para-lamas estão encorpados para passar uma impressão mais robusta. As portas, maçanetas e retrovisores parecem idênticos aos da atual geração.
O interior dá pinta de estar melhor – tem até sistema de navegação e comandos satélites no volante – mas ainda exibe muito plastico e alguns componentes da geração atual. Reparem que a montadora resolveu aproveitar o grande espaço interno para colocar um apoio de braço central.
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Diz-se que a Dacia aproveitou a plataforma do Fluence para dar um upgrade nos dois. Se for verdade, é uma ótima notícia.
A Renault mostrará os novos Logan e Sandero no Salão de Paris na semana que vem. O lançamento da nova geração deve ocorrer na Europa até o final do ano. No Brasil, ele deve mudar num futuro breve mas fica a pergunta: será que a Renault irá aplicar a frente de coelhinho também nos novos Logan e Sandero ou vamos ver uma adaptação simples do visual da Dacia?