Como observaram muitos leitores, a estratégia agressiva da Nissan, com comerciais polêmicos e até exagerados está se provando correta na prática. A marca japonesa nunca teve uma participação no mercado tão grande quanto agora. Segundo a marca, foram 1,63% do bolo contra 0,98% em fevereiro do ano passado.
À parte o fato de a campanha poder até prejudicar a imagem da marca, a Nissan “não existia” perante o consumidor brasileiro. Apenas fãs acabavam a levando em consideração e muita gente provavelmente nem sabe que a minivan Livina e a picape Frontier são produtos brasileiros. Ou seja, certamente valeu muito a pena o desgaste com as rivais, com o Conar e sabe-se lá mais quem.
Claro que não foi só fazer barulho para vender. A montadora também corrigiu um grande problema, os embarques irregulares de carros vindos do México, de onde chegam o Sentra, Tiida e Tiida Sedan. Antes esse processo levava tempo e muitas vezes deixava encalhados carros de linha passada nas concessionárias ou, então, não tinham produtos para entregar.
Lembro, inclusive, de um período recente em que a Nissan mudou o Sentra três vezes num prazo inferior a um ano. Agora, a coisa está mais constante: o Sentra e o Tiida, por exemplo, venderam 829 e 841 unidades em fevereiro, volumes que faz tempo que não conseguiam.
O resultado é que a Nissan começou 2011 como 12ª marca mais vendida do Brasil, superando a Mitsubishi. Situação que promete melhorar ainda mais quando o hatch compacto March chegar ao país este ano.
Nissa Maluf: "falem mal, mas falem de mim…"
É o que o Ricardo falou: antes tinha gente que nem sabia que a Nissan existia.
Estou esperando a Nissan lançar o NISSAN JUKE por aqui.
Deu resultado ?
As vendas passaram de 3 para 4 unidades por mês?
auahauhauha
Lamentavelmente, no Brasil so faz sucesso quem faz barulho. Quanto mais popular, mais retorno tem. Vejam o caso do grupo picaretao CAOA, que infringiu diversas vezes as eticas da propaganda. Duvido que num bate papo entre pessoas, nao surja a frase: "Ahh que lindo o Ix35, eu queria ter um!" E neste momento, voce fale: "Mais o Sportage novo é mais bonito". E a pessoa responde: "Sportage, qual? Tem modelo novo?"
Hoje existem muitas opcoes de veiculos no Brasil. Somente nós que lemos blog, que assinamos revistas é que sabemos disso. 90% das pessoas so conhecem os carros pq o vizinho dele comprou um ou entao passou na Globo…
Falando no grupo CAOA…
http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,19/…
@Babael
Vendeu mais que mitsubishi… tá bem bom para quem vende para um povo que ainda acha que VW é o supra-sumo…
A Nissan passou a Mit, quem diria heim? Bom… isso em número de emplacamentos, pois o movimento $$$ da Mit deve ter sido umas quatro vezes maior, visto o valor dos modelos. Com certeza a Nissan tem merecidamente potencial para muito mais.
O crescimento do sedan é mais do que justo. O carro é muito melhor do que os concorrentes.
Nissan precisava dar um banho de beleza em seus carros!