A Italdesign agora é propriedade da Volkswagen. Mais conhecido pelo sobrenome de seu criador, o designer Giorgetto Giugiaro, o estúdio teve 90% de suas ações adquiridas pelo grupo alemão. Giugiaro, um dos grandes nomes do design automotivo, sempre esteve bastante envolvido com a VW. São deles projetos como o do primeiro Golf e do nosso Passat (na foto a versão alemã).
Mas o italiano também foi sempre muito solicitado pela Fiat, para quem produziu, entre outros, o Palio de 2000, por exemplo. Será que a empresa italiana continuará a trabalhar com ele e abrir seus segredos para o rival? Difícil.
Para a Volkswagen, é um reforço em sua estratégia de assumir o 1º lugar entre as montadoras em 2018. Mas e como fica Walter De Silva, o designer-chefe do grupo e ele mesmo autor de vários projetos famosos (inclusive para a Alfa Romeo, da própria Fiat).
Ironia é que, apesar de toda badalação que os carros alemães têm, hoje o maior grupo automobilístico alemão tem seus produtos pensados por italianos, incluindo o próprio De Silva.
P.S. – Valeu Hugo, pela observação. Giugiaro mexeu no segundo Palio.
Uhm, o Palio 1996 não foi desenhado pelo I.D.E.A.?
Ah, mas não é novidade que os italianos são a excelência do design, assim como os alemães são de engenharia…
Carro alemão com assintatura italiana faz todo o sentido
Pois é, estranhei isso também, se não me engano o Palio de 96 é cria do IDEA.
Essa aquisição é boa pra VW, e geralmente as aquisições da VW são bem sucedidas: a Audi é líder de seu segmento na Europa, a Skoda vai bem, a Lamborghini ressurgiu após a compra… Só a Seat que deixa a desejar.
Parece que daqui a um tempo só existirão poucos conglomerados do ramo automotivo mesmo – os pequenos serão todos engolidos.
O Palio 2003 tambem foi desenhado pelo Giugiaro , só o medonho 2007 é obra brasileira