O editorial do site Best Cars desta semana levanta uma questão fundamental: “estamos virando destino de refugos das marcas?”. Mesmo sendo hoje o 4º maior mercado mundial de veículos, à frente até da Alemanha, de repente, somos brindados com versões aposentadas de veículos vendidos em outras partes do mundo.
Fabrício Samahá, o editor do site, relembra os tempos em que isso era comum por outras razões, mas hoje, com uma indústria moderna e modelos tão atuais quanto os vendidos na Europa e Estados Unidos, ainda somos alvo de carros ultrapassados.
Nas próximas semanas, seremos brindados com dois deles: a Chevrolet, por exemplo, trouxe o ferramental abandonado do chinês Sail para atualizar o idoso Classic. Já a CAOA, em vez substituir o atual Tucson pelo ix35, preferiu importar a linha de montagem coreana e instalá-la no em Anápolis para manter o modelo em produção local. E ainda diz que “exportará para todo o mundo”. Exagero típico da empresa.
E não são apenas as duas. A Fiat, coincidentemente, resolveu atualizar o “patinho feio” Doblò, adivinhem, ao mesmo tempo em que a nova geração era lançada na Europa. Já a Peugeot quebrou a tradição de manter seu portfólio em linha com a França ao inventar o “207 nacional”. Sim, custava chamá-lo de 206 Plus ou 207 Compact, como em outros mercados? Teria sido menos ofensivo.
O grande problema é saber de quem é a culpa. Do governo, que cobra impostos altíssimos? Das montadoras, que ganham muito no Brasil, mesmo com linhas de veículos ultrapassados em grande parte? Ou dos clientes, que continuam comprando Kombis, Unos, Classics, 206,5 etc?
Definitivamente a culpa é dos consumidores, que aceitam a situação e fazem fila para comprar esses modelos.
Isso tanto para carros novos como para os semi-novos. Vale lembrar que boa parte dos veículos novos são frotistas, mas que encontram forte demanda de usados após seus 2 anos de uso…
Acho isso péssimo mas passageiro. Ainda há os problemas dos altos preços, o Agile/Sandero/Logan e ano/modelo. Não há mais carro do ano, só carro do semestre. Todo semestre é renomado o ano/modelo. Em 2012 deveremos estar vendo carros 2012 modelo 2015 nas lojas. Tá f$#@!
Estes consumidores ,relatados pelo caro colega acima são os mesmos que votam em quem votam e voces esperão o que de um povo que, cuja a maioria que é alfabetizado tambem é chamdo de alfabetizado funcional ,o qual lê mais não entende o que esta lendo.E nós que entendemos somos tão poucos que não somos ouvidos.
Cara, numa boa, eu acho patético quando alguém coloca a culpa das atitudes do mercado no consumidor. Patético e fascista. O consumidor, irmão, compra o que quiser e ninguém devia mandar nele. Se o cara quer um carro pra tirar onda, pra tirar chinfra, pra comer mulher, problema, junte seus caraminguás ou o do seu pai e compre o carro que quiser. Agora, tem gente que compra carros por N motivos diferentes, trocentas necessidades diversas, e com possibilidades que nem sempre são as melhores. Se a FIAT produz o mille até hoje, é porque ele vende e ela não é OTÁRIA de perder dinheiro. Porque os filhinhos de papai não vão deixar de comprar seus carrinhos de luxo para comprar o novo Uno só porque ele é novo. E que opção há para quem é frotista? e que opção há para quem trabalha de perueiro? Carro no Brasil e caríssimo e cada novidade os encarecem mais. Mas ISSO não é culpa dos consumidores.
@MarcosVP
Cara eu concordo em parte. Claro que a culpa não é dos consumidores. Se me oferecem um Uno por 23 mil o que eu posso fazer se eu não tenho mais do que 23 mil e preciso de carro ? Carro hoje deixou de ser artigo de luxo e virou artigo de necessidade. Mas eu acho que nós como cidadãos brasileiros temos um pouco de culpa, afinal somos nós que elegemos esses políticos e somos nós que continuamos a viver como se nada tivesse acontecendo. Acho que nós somos culpados um pouco por pagarmos 55 mil reais em um Honda Fit, ou também 87 mil reais em um Corolla. Isso sim é absurdo e nós poderíamos sim não comprar carros dessas marcas. Eu não compro. Então vejo como o consumidor com uma culpa atenuada ou até mesmo uma culpa concorrente com o mercado, governo e as fabricantes que só querem saber de lucro. É tipo assim: Vamos lançar essa gambiarra a preço de ouro porque brasileiro compra tudo mesmo.
Gente isso é um absurdo!
Em primeiro lugar a culpa é sim do Governo, que aceita esses lançamentos duvidosos afim de aumentarem o ano modelo do veículo, tem que fazer alguma coisa pra inibir o lançamento de modelos do ano seguinte ao corrente antes do ultimo triméstre, a fim de proteção ao consumidor.
Em Segundo a culpa é dos frotistas que compram em maioria os carros mais baratos e depois vendendo ums dois anos depois a preços altos.
Em terceiro a culpa é do comprador, que deveria procurar um carro que seja mais atual, pagando até um pouco a mais, mais evitando o modelo antigo. E não comprar esse tipo de lançamento, se não houver comprador, eles tomam vergonha, pelo insucesso.
è igual a droga, tentam combater a venda, e não combate quem apoia além de passar a mão em usuário, principalmente aqueles que comprar 1 tonelada e diz que é pra uso próprio.
Refugos, carroças, tranqueiras e lixeiras.
Que alguém nessas novas eleições se proponha a mudar isso e o povo que fique atento.
Chega de pagar os carros mais caros do mundo!!!
Só agora conseguiram ver isso?
Pobres mortais… Ainda somos O 3o MUNDO, só que agora com uma nova embalagem.
Podem fechar…
😉
@Carlos
"o que eu posso fazer se eu não tenho mais do que 23 mil e preciso de carro?"
Simples, meu amigo. Faça o que todo o primeiro-mundo faz: compre um carro usado.
Vc sabe qual é o carro popular nos EUA? um Toyota com mais de 2 anos de uso…
Eu entendo seu argumento, mas e se o Uno custasse 25 mil? O que vc faria, já que ele continuaria sendo o modelo mais barato? Compraria mesmo assim?
Eu posso estar parecendo arrogante e babaca, mas não é essa a minha intenção. Quando eu troco de carro, procuro por um modelo médio, potente e com diversos equipamentos de segurança. Obviamente com meu orçamento não encontro nenhum médio zero Km, então compro um usado.
Os impostos são um abusrdo SIM, mas ele é só parte do problema. Por mais eu não concorde com nenhuma posição do nosso atual presidente, nenhum outro político da oposição mexeria nos impostos dos carros de maneira permanente e razoável.
A margem das montadoras é que são um roubo declarado mas que acaba sendo aceito justamente pq mesmo assim seus produtos estão com filas de compradores.
Na Europa, por exemplo, o governo não precisa impor que os carros tenham air-bags ou ABS: isso é imposição do mercado. Se o carro não tiver ao menos 4 air-bags e ABS, ele não vende. Exemplo simples de como é o mercado que dita o que deve ser vendido.
Mesmo no Brasil há casos de fracassos de vendas que tiveram que aumentar equipamentos e reduzir preços (ex: Megane, Linea, Sentra, Stilo…) para vender melhor. O que seria isso se não uma imposição do mercado?
OBS: eu estou na torcida para que o novo Uno custe o mesmo que o atual (ao menos o mesmo que o 5p) mas que seja um produto moderno.
Ricardo Meier. Fora os Logan, Sandero, Agile etc…
LeandroPI, pode desistr. O Novo Panda, digo empobrecido Panda, digo Novo Uno será posicionado acima do Palio e isto implicará em um custo superior aos Palio e inferior ao Punto. Ele será lançado para ser um combatente ao Fox e ao Agile, sempre respeitando aquele preceito… Pagando mais e recebendo menos!
Na Europa, para um carro receber as cinco estrelas da EuroNcap, além de air bags, ABS, devem ter ESP para evitarem os capotamentos!
Aqui…no quarto maior mercado, só temos estas tranqueiras perdedoras de rodas, auto incendiárias e auto deteriorantes, que causam "inumeras mortes evitáveis".
A terra do paraíso do Marketing, onde que com uma bela mulher, história engraçada etc… se consegue vender produtos mediocres aos olhos da cara com impostos e margens de locros altíssimos!!! E viva a difusão de plasticos, plataformas e motores antigos, poluenes, gastões e inseguros…
A culpa é tanto dos consumidores que aceitam pagar altos valores em carros populares ultrapassados, quanto das montadoras que não fazem nada para que o governo diminua os impostos para os automoveis, ou seja, a culpa é de todos.!!!
Vamos analisar o porque as montadoras não renovam seu portfólio no Brasil:
*Governo
– Poderia baixar a taxa de impostos cobrados sobre um automóvel. Tem culpa sim por cobrar impostos cada vez mais altos sobre a comercialização dos carros. Mais nesta questão se salva porque as montadoras repassam a maior parte desse custo para o consumidor.
* Montadoras
– Tem culpa, pois deveria manter o portfólio atualizado com os outros mercados, já que pagamos a maior parte dos impostos que o governo aplica sobre os "seus automoveis", mais elas não fazem porque…
* Consumidor
– …o consumidor compra o que dá, o que cabe no bolso, porque o governo abusa dos impostos. Os que compram o que pode, em geral, tem dinheiro sobrando então acabam comprando carros mais sofisticados e/ou importados.
Ou seja é um ciclo vicioso, a culpa não é apenas de uma entidade e sim de todos. O Brasil é o 4º maior mercado automobilístico do mundo, não dá mais para o Governo cobrar caro pelo comércio de veículos, sendo que não sabemos ao certo pra onde está indo essa verba, pois a cada dia que passa temos mais ruas em péssimas condições de rodar com os nossos carros, não dá mais para as montadoras não investirem em produtos mais modernos em nosso mercado e não dá mais, pra nós consumidores, ficarmos de braços cruzados olhando toda essa palhaçada e ainda por cima comprar carros que deixaram de ser fabricados em países de primeiro mundo e até mesmo em mercado emergente (caso do Chevrolet Sail/Classic).
Se ninguém ainda percebeu, desde 2003 estamos usando nariz de palhaço. Pois de lá para cá só vemos carros reciclados de modelos antigos, Ford Ka que usa plataforma do antigo Fiesta Street, Chevrolet Celta que usa plataforma do Corsa lançado em 1994, o Fiat Mille nem se fala, o Fiat Idea, Punto e Linea utiliza parte de sua mecânica do Fiat Palio que foi lançado em 1996, isso sem contar que temos Astra, Corsa, Fiesta, Gol G4, Classic, Kombi (gente, Kombi a 4 décadas) e cia. ainda sendo vendido a preços abusivos. Desculpa mais do jeito que tá, provávelmente vai continuar.
Concordo com todas as opiniões, afinal todas são dignas de crédito.
Só uma informação: em praticamente todos os mercados há uma "carroça" pra enfeitar o portfólio. Na Europa, carros como os da Tata, Dacia e Chevrolet são artigos de segunda categoria pra dar opção de compra a quem não tem dinheiro suficiente para pegar um 0km de qualidade. Aqui no México se vê aos montes Nissan Tsuru, GM Chevy e Pontiac G2 Matiz (agora Chevrolet, porque a Pontiac fechou). Mas se percebe que as pessoas que compram esse tipo de veículo ou busca baixíssimo custo de manutenção ou falta de disposição por pesquisar um carro usado de boa procedência.
No Brasil ainda (apesar de já ser o 4º maior mercado) há o conceito de que carro é "coisa de rico", da pessoa buscar uma pseudo ascensão social através da compra de um bem de consumo novo. E as montadoras se aproveitam disso para lucrar mais, o governo pra arrecadar mais e o consumidor continuar se iludindo, se deslumbrando pela aquisição de seu 0km. E todos felizes!
PS.: Não concordo com essa linha de pensamento, mas na prática é isso que ainda acontece.
Mas é uma sinuca pro consumidor. com 23 mil não se compra nenhum usado com abs ou airbag ou motor bom. Só se tiver uns 7 anos de uso. Como brasileiro não dá manutenção em carro, o cara prefere comprar um uno 0km pra não ter dor de cabeça.
@Leandro Pi
Gostaria em primeiro lugar de agradecer ao Blogauto o espaço, e a postura correta, mostrando ao leitores a realidade de nosso mercado. A "causa" é um conjunto de fatores, sendo que o ponto mais fraco é o consumidor brasileiro, em geral mal informado e que nunca soube ou pôde exercer seus direitos, em um mercado que começa a amadurecer depois de anos de reserva. Vamos por partes.
1 – Não há exigência de conformidade ambiental, apenas para carros novos. Não há fiscalização, as prefeituras brasileiras são as maiores poluidoras do mundo, e não existe nenhum programa federal que previna esses veículos podres de poluirem nossas cidades, como programas para facilitar a aquisição e troca dos veículos para proprietários de veículos mais antigos, etc.
2 – Não há um programa de segurança efetivo, que obrigue as montadoras a adotar as tecnologias consagradas de segurança nos automóveis – o que existe é uma palhaçada. Os veículos são inseguros e de péssima qualidade, lembrando os carros da URSS… Os mais vendidos são justamente os piores. Lembrando os problemas recentes do Gol, e que provavelmente a Vw até hoje venda veículos sem sequer encosto de cabeça traseiro.
3 – O governo não se mexe, porque as entidades de classe, quem realmente deveria defender os interesses dos brasileiros, são completamente mudas e vendidas – inúteis.
4 – As montadoras tem lucro fácil como em nenhum outro lugar, vendendo fantasias e cobrando o dobro ou mais que veículos melhores lá fora.
5 – A imprensa especializada, que via de regra vive de mesada e não sabe divulgar os verdadeiros problemas de nosso mercado – cedo ou tarde, essas burradas serão a causa do colapso de nossa indústria, defasada, ineficiente e corrupta.
Pessoal, vamos comprar carros cujo lançamento sejam mundial!!!! diga PÁRA refugos!!!
Falta de concorrência. Como mudar isto? Se baixar os impostos dos importados a fabricação local quebra. Então temos que mudar o pensamento das montadoras locais de fabricantes para o mercado interno para mercado externo. Seria o marketing da CAOA para o velho e ultrapassado Tucson transformado em realidade. Aí se tromba com o centro do poder dessas empresas que ficam nos EUA, Japão, Seoul e Europa. As fábricas brasileiras exercem determinados papéis e os consumidores pagam, mas também podiam reagir. A troca de informações via internet e principalmente boca-a-boca tem que se intensificar e fazer com que fiquemos via blogs, fóruns, comunidades fazendo pressão. Eles monitoram todos esses meios. Precisamos acabar com motor 1.0, câmbio mecânico, freio a disco, falta de airbag etc.
Existem Culpados nessa história!
1- O Governo;
R. Oferece isenção tributária para instalação de montadoras, mas as exigências de contra partida, são extremamente leves, flexíveis e acima de tudo lenientes (Asia Motors, saiu devendo do 1 bi e a Hyundai não quitou. Dodge, recebeu vantagens e abandonou o Brasil, afinal essa já fez isso outras vezes…)
2- O Governo;
R. Deveria organizar o acordo automotivo da Argentina e do México, principalmente o México, pois em nada fortalece a América do Sul, produz emprego e vantagens para o México e EUA, com oferta maior de produtos a preços baixos, empregos em mercado mexicano e americano (concessionárias nos Eua de carros feitos no México, com vantagens proporcionadas pelo Brasil).
3- O Governo;
R. O imposto de Importação que não é Imposto de produção "IPI", deveria obrigatoriamente voltar a cair, como assim foi quando o ministro da fazenda era o Ciro Gomes, para 20%. Naquela época, as montadoras ficaram muito tempo sem poder subir os preços nos novos, por causa da concorrência não só importada, bem como dos nacionais que também formam concorrência entre si, pela necessidade urgente de atualização da linha, para não perder mercado. Naquela época também, além do preço ter tido um "breve congelamento dos zeros por vontade e necessidade das montadoras frente a concorrência", também ocorreram uma enorme importação de maquinário de última geração para aperfeiçoamento das fábricas, para entrada de novos produtos.
4- O Governo;
R. A má política para o setor automotivo seja com o alto imposto de importação em 35%, seja com o alto e desorganizado IPI e ICMS (o IPI varia nas cilindradas, o ICMS ex: o álcool é 12% SPaulo, 25% Minas, acima de 30% em alguns Estados do Norte e Nordeste e nos veículos também há variação), faz o sucateamento da indústria, aumento do custo hospitalar com a falta de modernos dispositivos de segurança automotiva, a oferta restrita e ultrapassada de modelos, pois os melhores vão para mercado como o México, para atender as vendas em DÓLARES, enfim o Governo Estadual e Federal está no topo da sua responsabilidade perante o setor e o consumidor, ou melhor, sua irresponsabilidade.
5- As Montadoras;
Pelo interesse em lucros exacerbados, a todo custo e desrespeito ao consumidor, não só com produtos, mas até mesmo se aproveitando de um Judiciário moroso e vitimado por um emaranhado de leis e recursos processuais, que facilitam a utilização de "má-fé", para negar o código do consumidor e o código civil, seja negando "recall", ou até mesmo a simples garantia de um motor.
6- O consumidor pela desinformação, pela falta de disposição em lutar pelos seus direitos, por preferir financiar um Corolla completo, do que um Gol com relativa motorização + ar + dh + bags pago à vista. Prefere as vezes (digo alguns) pagar quase dois Corollas em juros de 60 a 72 meses, do que comprar algo de acordo com sua renda mensal.
7- Portanto o consumidor, realmente possui (como disse com razão nosso colega "trocentos" motivos que devem ser respeitados para comprar determinado produto), mas muitos são solidários em responsabilidade com a atual situação, preferindo agir nas suas compras com a impunsão do que com a razão.
"IMPULSÃO"
eh por isso que eu prefiro pagar algo mais para as montadoras que possuem fabricas no BRASIL, tipo a toyota e a honda (as quais muitos metem o pau!), do que comprar carros devasados ou de importadoras (q nao geram emprego nenhum no pais, soh impostos pros bolsos dos politicos de merda)
3 culpados pelo fato de nosso mercado automobilistico ser a aberração que é:
1 – O governo tem culpa por explorar o povo com altos impostos, dificultando o acesso do consumidores aos carros. Impostos altos fazem com que bons carros fiquem caros e assim boa parte do povo acaba ficando com carros mais baratos, onde estes geralmente são piores que os outros principalmente no quesito segurança.
2 – As montadoras acharam aqui as bestas certas para montar, "se aproveitando da cumplicidade do governo" para mentirosamente justificar o preço elevado de seus carros (ou justificar suas altas margens de lucro, como queiram)
3 – E principalmente o povo inerte, letargico, conformado, indolente, que devido a parte maldita que compõe seu ser, conhecida como ignorância, aceita tudo de forma feliz. E o povo, que podia mudar esta situação dramática, está oculpado demais para ler, se informar, então trata de trabalhar para levar a vida adiante, sem se incomodar em viver em meio a m*rda que ele ajuda a manter todos os dias.
@bito
De fato! Quem gosta de carro vê como esporte achar alguma coisa que valha a pena no mercado de usados a preços interessantes.
Eu gasto parte do meu tempo livre brincando no webmotors…
@worloky
Concordo totalmente! Por isso que voto neste país não devia ser obrigatório, assim votaria quem tem conciência e não quem recebe bolsa esmola…
Srs.,
Lógico q. no final das contas é o consumidor o maior culpado, pela simples razão de que, caso não comprasse, o produto teria q mudar, ou desaparecia.
Só gostaria de lembrar o papel da imprensa nisso tudo.
Estranhamente, pouquíssimas publicações abordam o tema.
As eletrônicas como a Blogauto e a Carplace estão adiante e volta e meia põem o dedo na ferida.
Acredito que se o assunto fosse difundido, os consumidores, na maioria enganados ou pouco informados, poderiam mudar os rumos das coisas.
Portanto, que venham mais matérias mostrando, sobretudo, a ganância das montadoras que deveriam presentear os clientes q compram seus produtos com um narizinho vermelho.
abç a todos.
RESUMINDO A CULPA É DO GOVERNO PELOS ALTOS IMPOSTOS,DAS MONTADORAS PELA GANÂNCIA DESENFREADA,E DO CONSUMIDOR POR ACEITAR COMPRAR PRODUTO RUIM E DEFASADO POR SER ZERO KM,NA MAIORIA DAS VEZES FINANCIADO A PERDER DE VISTA.
@RICARDO RJ
Em resumo é isso mesmo, mas com o acrescento de que o Governo além da alta carga tributária, também não tem uma política adequada para o setor automotor, como maior restrição as carros do México que entram isentos, como incentivo ao setor com as devidas contra-partidas do mesmo, ofertando mais tecnologias, seguranças e motores mais desenvolvidos com menores índices de poluentes. O Governo também é muito leniente com as normatizações do Proconve (Controle de Poluentes Automotores), pois se as normas governamentais legisladas pelo Proconve fossem rigorosas como são na Europa, não restaria alternativa no Brasil, para motores "jurássicos", defasados. Bem como se regulamentasse através do Contran normas rigorosas em termos de segurança tanto quanto é cobrado dos motoristas e pedestres, exigindo tecnologia que permita controle ativo e passivo de segurança nos veículos, não veriamos nas ruas, carros como Kombi, Uno…
Portanto a Culpa do Governo não se resume em impostos, é pura falta de interesse numa política séria que crie empregos, distribua renda, controle a poluição nas cidades, aumente a segurança de passageiros e pedestres, contribuindo para uma vida mais justa, dígna e saudável para todo o país.
O Governo é de longe o maior responsável, um verdadeiro negligenciador, um ganancioso ao extremo, que tudo cobra e pouco ou quase nada devolve ao consumidor e cidadão brasileiro.
As ruas e avenidas brasileiras são verdadeiros cemitérios,
carros que já estão zumbizando pelo mundo vem pro Brasil para serem vendidos a preços absurdos, e rodarem em vias piores ainda.
Nao da pra saber o que é pior, e pelo que vemos nas previsões de lançamento das montadoras, nada vai mudar tao cedo.
Bom, que os carros brasileiros mais acessíveis (e não necessariamente baratos) são refugo de 5ª categoria isso não é novidade.
Agora que as ruas brasileiras são um lixo tenho que fazer um comentário:
recentemente fiz 3 viagens internacionais, para Seattle (EUA), Buenos Aires (Argentina) e Praga (República Tcheca). De uma maneira geral as ruas dessas cidades não ficavam devendo em nada às ruas brasileiras em termos de conservação. Asfalto de péssima qualidade (quando não paralelepípedos de mil oitocentos e guaraná com rolha), buracos, desníveis de pista e até bueiros sem tampa… Quase igual aqui. A diferença eram as estradas, lisas como tapetes, otima sinalização (com destaque para as informações relevantes sobre o tráfego demonstradas no painel do rádio nos EUA) e com pedágios mais baratos que as daqui e (com excessão da Argentina) preços em Dolar ou Euro.
a culpa principal é do governo do brasil(o unico do mundo com imposto em cascata)das fabricas com o exagerado lucro e a morosidade em investir aqui,e as concessionarias que ganham em alguns modelos até 18 mil reais de lucro!!!!!!!!!, por isso é que não temos o novo astra, golf vi insignia colorado silverado f 150, todos os carros que em seus países de origem custam a mesma coisa que um "fragile" completo, ou estou errado ou de quem é a culpa?
A culpa é do otário que compra estas calamidades sobre rodas.
Lei da oferta e da procura.
Se o otário não compra, quem produz se ve obrigado a desenvolver novos produtos.
E este otário deveria exigir seus direitos,com os politicos de me****, que elegeu.
o que existe no brasil desde a epoca da ditadura sao carteis de montadoras. nossas vw, fiat, chevrolet e ford tiram proveito da falta de informaçao do consumidor que se diz apaixonado e muito entendido de carro.
a lei do mais esperto e a que vigora no brasil e as pessoas parecem nao ficar revoltadas com isso.
quanta gente burra comentando aqui! A matéria está perfeita, o problema é que pra identificar o público consumidor, basta ler muitos comentarios aqui e entender…
Jogar a culpa no consumidor é bastante insensato.
Qual seria a opção para quem quer um carro zero e não tem mais do que R$ 35.000,00? Deixar de comprar no Brasil e importar o veículo de outro país?
A população (aí sim) deveria pressionar os governantes para que investiguem o que os concessionários e montadoras estão fazendo com o mercado. Com a palavra o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que tem a finalidade de orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e da repressão a tais abusos.
Parabens a blogauto pela matéria,que falta uma C P I nessas ¨montadoras¨ para saber onde vai dinheiro dessas carroças que ele vendem para nos ai as coisas mundavam. nosso congresso fosse um congresso como o americano o brasileiro era respeitado.
<blockquote cite="#commentbody-19995">
Ejovaste Jova :
Jogar a culpa no consumidor é bastante insensato.
Qual seria a opção para quem quer um carro zero e não tem mais do que R$ 35.000,00? Deixar de comprar no Brasil e importar o veículo de outro país?
A população (aí sim) deveria pressionar os governantes para que investiguem o que os concessionários e montadoras estão fazendo com o mercado. Com a palavra o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que tem a finalidade de orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e da repressão a tais abusos.
Repito a culpa é do otário que compra, não exige,não se importa em levar um carro, recheado de perfumaria para casa.
Não quero ofender ninguem, mas a culpa é do consumidor sim.
Apartir de hoje não se compra mais carro 0km.
Ou muda ou quebra.
Mas ninguém quer fazer um sacrifício inicial, tu achas que vão resistir à tentação, o desejo de ter um carro 0km????
Posso estar delirando, mas em minha opinião, basta não comprar mais carros 0km.
E até as montadoras mudarem seus planos, te garanto que ninguém vai morrer por adiar o sonho do carro 0km.
Alguém tem ainda alguma dúvida? O consumidor, como sempre, é a ponta mais fraca da corda. Isso é a maior MÁFIA que existe no Brasil (maior até que o tráfico de droga). Eles traficam influência. Governo + Montadoras + Sindicatos + Bancos. Eles mandam na economia desse país e eles decidem o que tem ou não que ser.
Vamos a alguns nomes: Ministro Miguel Jorge (Do desenvolvimento e da Indústria, se não estou enganado) – ex-vice-presidente da VW Brasil. Lula da Silva – ex-sindicalista (esse nem precisava falar). Luciano Coutinho (Presidente do BNDS) – foi durante muitos anos consultor honorário de bancos e montadoras. Sem mencionar ex-presidentes da Petrobras, ex-usineiros e outras figuras sempre relacionadas à política.
É óbvio que o governo não vai reduzir ou simplificar carga tributária, pois é isso que movimenta a máquina das montadoras, que lucram mais e acabam gerando mais receita para o governo, repetindo-se o ciclo incessantemente.
Logo, a melhor maneira do consumidor pressionar uma mudança é ou boicotar a compra de carro 0km (utopia) ou preferir comprar carro importado. Caso contrário duvido muito que se evolua alguma coisa.
<blockquote cite="#commentbody-20041">
Rodrigo :
Logo, a melhor maneira do consumidor pressionar uma mudança é ou boicotar a compra de carro 0km (utopia) ou preferir comprar carro importado. Caso contrário duvido muito que se evolua alguma coisa.
Realmente Rodrigo, eu vejo como a única solução, e infelizmente como você disse é utopia.
Então continuemos com estes carros.
Abraços
Vejam o recente post sobre o C3 Picasso nacional. ABSURDO!! Agora recebemos LIXO até da citroen! Esses fabricantes de refugo deveriam sim ser boicotados. CHEGA DE LIXO!! PAGAMOS MUITO CARO PARA ESSES MERDAS ENVIAREM NOSSO SUADO DINHEIRO PARA OS BUNDAS LÁ NA EUROPA E AMÉRICA DO NORTE!!! VAMOS BOICOTAR ESSAS PORCARIAS! Façam sua parte, divulgando e informando seus próximos e nas empresas, vamos acabar com esse absurdo!!
@Jorge Ferronato
Eu me referi a UTOPIA não incluindo nos "entendidos no assunto", mas gente leiga (por assim dizer) que pagam mundos e fundos pra ter seu carrinho 0 km, sem se atentar que no mercado de semi-novos e usados há opções muito mais atraentes e racionais.
Não que seja impossível, mas que vai dar trabalho e demorar, ah isso vai…
Caro Rodrigo,leigos, são maioria, por tanto "ditam as regras", não vejo ainda uma luz no final do tunel, se houver.
Abraços
Achei realmente demais as observações e comentários. É possível preceber o quanto estamos conscientes das questões nacionais. Mas o interessante é que a maioria atribuiu os altos impostos cobrados nos veículos nacionais a nós consumidores. A política tributária do país que no nosso caso é uma das mais perversas do planeta é definida pelo executivo e pelo legislativo, ou seja Ministros e políticos. Com com certeza são eles que nos impõe o atraso tecnológico através destes impostos imorais, tudo em nome da sede de arrecadação e da corrupção que reina no Brasil. Se nós tivéssemos transporte público descente ainda poderíamos optar por não comprar carroças ultrapassadas e andar de metro, trem, etc. Mas não temos esta opção. Infelizmente votamos mal, temos maus políticos e pagamos o pato deste atraso. A coisa começará a mudar quando elegermos um Presidente que não seja demagogo, que invista em educação e saúde pública. Que pense no todo e não nos seus colegas de partido e aí sim quem sabe teremos impostos justos e carros modernos e baratos.
Eu morei 1 ano no Canadá, e após voltar ao Brasil, me senti um idiota.
O Corolla custa 16 mil dólares lá(aqui custa 70 mil). O Passat CC custa 30 mil dólares(aqui custa 130 mil). O Camry custa 20 e poucos mil dólares lá(aqui custa 130 mil). O consumidor brasileiro é tratado com TOTAL desrespeito. Ganhamos menos, e ainda assim somos obrigados a pagar muito mais por produtos defasado e remendados. Pra quem tem esperança na melhora, pode esquecer. As coisa vão piorar. Cada dia que passa nós pagamos mais caro pelas porcarias vendidas aqui. Em 1996, minha mãe comprou um uno mille completo por 14 mil reais. Hoje, você não o compra por menos de 25 mil. E olhe que se trata de um carro LIXO e totalmente defasado. Não adianta. Somos impotentes, pois a maior parte da nossa população é inerte. Os políticos e as montadoras agradecem.
Num país em que cada habitante-otário que tenha a honra e o privilégio de possuir um emprego com carteira assinada, e que se gasta quase metade dos dias trabalhados só para pagar impostos, devemos dar "graças a Deus" de termos a possibilidade de estarmos vivos. E comprar carros então? Miséria pura o que se paga de imposto num carro zero, e até mesmo na comida que se põe no prato da família e nos remédiosque precisamos dara aos nossos filhos. Tomara Chico Xavier esteja Certo, e eu possa reencarnar na Escandinávia.
MARCIAL FLORES,eu quero ser seu irmao na Escandinavia,lembre-se de mim…tchau.
<blockquote cite="#commentbody-20157">
marcial flores :Num Tomara Chico Xavier esteja Certo, e eu possa reencarnar na Escandinávia.
Olha tomara mesmo,e assim não sendo na Russia,pode até ser na India,mas por favor Brasil nunca mais…¬¬
Nossos carros tem maior preço e menor qualidade por causa de hábitos de consumo. Na Europa,Ásia e EUA o consumidor exige produtos de qualidade por preços acessíveis, o que não ocorre no Brasil. Se um carro brasileiro desses que vendem como água for lançado no primeiro mundo a população boicota a compra desse modelo, e ele só vende se for uma pechincha. Aqui no Brasil a gente compra modelos obsoletos, não exige qualidade nem um preço em conta. Além da enorme carga tributária, que se fosse por ela nosso país já era de primeiro mundo, pois o que se arrecada de imposto no país é a terceira maior carga do mundo, atrás apenas de EUA e Inglaterra, o que mostra que nosso país deveria ter desenvolvimento de primeiro mundo.
QUEM QUER CARRO DE BACANA PAGA CARO E PRONTO!
QUEM QUER TANQUE DE GUERRA QUE AGUENTA TUDO, COMPRA O UNO MILLE!
NÃO DÁ DOR DE CABEÇA, NÃO QUEBRA!!!
ESPERO QUE CONSIGA SE ADEQUAR ÀS NOVAS IMPOSIÇÕES DE 2014, VIDA LONGA AO MILLE!
ENTÃO SE QUEREM CARRO BARATO SÓ FALTA FALAREM DE REVIVER A GURGEL!!!