Anteontem, a General Motors do Brasil anunciou que investirá R$ 1,4 bilhão em duas unidades, São Caetano e Mogi das Cruzes. Também disse que o dinheiro servirá para a produção de dois modelos globais e com potencial de exportação. Um deles é o sedã Cruze, disso ninguém mais duvida. O outro modelo tem tudo para ser o sucessor da Zafira e da Meriva, um projeto chamado internamente de PM7, o número em razão da quantidade de lugares, como bem lembrou um dos leitores do blog. Curiosamente, no dia seguinte ao anúncio, o INPI registrou um novo veículo da montada americana no país. É o Orlando, um crossover de sete lugares que, adivinhem, usa a plataforma do Cruze.
A imagem acima não deixa dúvida: é o Orlando, como é possível ver nas outras fotos abaixo. O modelo, inclusive, já ganhou sinal verde da matriz para ser fabricado por lá.
Portanto, faz todo o sentido que a GM brasileira esteja preparando a fábrica de São Caetano para produzir ambos até 2012. Agora, embora pareça lógico que o Orlando possa substituir ao menos a Zafira – ele tem entreeixos de 2,76 m, suficiente para oferecer até mais espaço que a minivan -, há quem diga que exista outro projeto em andamento.
A revista Auto Esporte deste mês, por exemplo, diz isso, após flagrar um protótipo do suposto modelo camuflado. Para nós, no entanto, parece estranho ter dois modelos fazendo o mesmo papel. A não ser que o Orlando seja apenas uma possibilidade.
Claro que pra nós leitores, é ótimo ter este tipo de notícia.
Mas fico imaginando o pessoal das montadoras. Eles tentam a todo custo esconder os projetos e meses (ou anos…) antes as imagens vazam.
Se eu fosse responsável pelo registro de produtos no inpi, iria exigir o sigilo, e entraria na justiça caso o segredo industrial fosse publicado.
Ah, parabéns ao blog.
Notícias que serão publicadas na 4 Rodas de Abril já foram publicadas aqui a tempos…
Aqui, na Brasolia, temos até Audi R8.
Mas não adianta nada chegar pelo preço que chega.
Aqui fabrica-se Honda City, mas não adianta nada vender pelo dobro do preço que custa no México (sendo o carro exportado daqui).
Não adianta nada.
Ou o Brasil tem uma revolução dos preços ou quem comprar esses carros vai ser motivo de riso para o resto do mundo inteiro.
Que boa surpresa!!!
Tudo bem que as fotos passam a impressão de um protótipo, mas esse modelo parece estar acima da Zafira. Talvez um derivado mais barato dele seja pensado.
"Orlando", só para os Americanos…
Para nós, no máximo uma "Fernando" (Parece uma Orlando por fora e com interior de Classic!)…
Aqui o projeto vai passar por uma "abrasileiração" e se chamará Osvaldo, ou "Vadinho" para os íntimos
@Gustavo
Concordo totalmente contigo só no Brasil que pagamos tão caro pelos veículos ,sendo a maioria produzida aqui,e de péssima qualidade. E este preço absurdo não é somente relativo aos impostos e sim ao lucro das montadoras ex como pode a Ecosport custar aqui 60.000,00 e no Chile custa equiva a 32.000,00 sendo que a mesma é produzida aqui vai para lá via maritima paga iva de 19% mais o lucro do revendedor?
Só no Brasil !!!!!!!!
Bem, vamos à lógica: 1º O Chevy Orlando, que é uma minivan com status de SUV, poderia vir para o Brasil e substituir, em uma só tacada, a Zafira e a Blazer. Isso faria com que a Chevrolet cortasse custos e oferecesse um produto melhor aos que estão vigentes no mercado brasileiro; 2º Não haveria lógica alguma produzirem um produto que substitua, de uma só vez, a Zafira e a Meriva, pelo simples fato de a Zafira ser uma minivan de PORTE MÉDIO e estar na faixa de preço de 60 a 70 mil, enquanto que a Meriva é uma minivan COMPACTA e está na faixa de preço entre 45 e 55 mil; 3º O Projeto PM7 em questão é baseado na plataforma do Opel Corsa D, que é compacto, logo seria o provável substituto da MERIVA. O Orlando compartilha a mesma plataforma do Cruze, que tem porte médio, logo seria um potencial substituto da ZAFIRA; 4º Já que o Cruze será fabricado no Brasil, haveria a possibilidade de o Orlando ser fabricado também, já que compartilham a mesma plataforma!
Os comentários do Gustavo e do Cristian Torolho são certos. Os brasileiros estão servindo de "engorda bolso" para as montadoras, nós todos poderíamos estar dirigindo carros muito mas confortáveis e seguros e por muito menos. Os carros que aqui custam R$60 mil reais, lá fora custam na média, segundo pesquisas, R$35 mil reais, isso é um absurdo.
Além de sermos roubados por alguns governantes somos obrigados à andar de carroça todos os dias para ir ao serviço ou seja onde for, pois nada é feito para controlar esse faturamento desequilibrado das montadoras. Isso, pode até ser cartel.
Se bem que, se bobear, as montadoras presenteiam os gorvernantes em troca de algo.
Vamos nos ligar… tenho um carro 1999, estou juntando uma grana pra comprar outro à vista, vou fazer pesquisas antes de comprar, colocar os fatos na mesa, fazer indagações, se necessário até mostrar o dinheiro, MASSS, só compro se for preço compatível com as porcarias que se vendem.
Para que os leitores tenham uma idéia, morei na Inglaterra por alguns anos, meu sogro (ele é inglês) comprou um corsa, completo com todos opcionais, motor 1.7 TDI (turbo diesel) e pagou o equivalente à R$21 mil reais.
Abraço
Carissimos
O “Orlando” foi meu veículo de apoio por algum tempo na penúltima estada lá do outro lado do mundo (Viet Nam) , é um bom GM , confortável e eficiente, não sei porque a GM demora tanto tempo para trazer estes modelos para o “Brazil” !!!! ( Sou cliente GM desde o tempo do Monza Hatch !!)