Antes de falarmos sobre a nova Jetta Variant, que a Volkswagen lança nesta terça-feira, vem a pergunta: quem ainda compra perua no Brasil? O segmento dela hoje é uma tristeza, a que mais vende é a Mégane Grand Tour que, ao que tudo indica está condenada a aposentadoria. A Volks mesmo emplacou 538 unidades da sua perua mexicana, 420 no 1º semestre quando a nova versão ainda não estava sendo preparada.
Ou seja, é um mercado para 70, 80 unidades por mês. Será que vale a pena vender somente isso? E olha que a nova Jetta Variant está com um preço atraente até: são R$ 83 990, um pouco mais barata que a anterior.
Sorte dos fãs das peruas porque hoje são poucas opções disponíveis. Mas, voltando ao lançamento em si, a Volks acabou trazendo a Jetta com visual do Golf VI antes mesmo do Jetta sedã e por uma boa razão. Este último passa por uma reformulação mais profunda para trnasformá-lo num produto mais “americano” e capaz de enfrentar Civic e Corolla.
Na parte mecânica, nenhuma novidade. A perua continua com o bom motor 2.5 litros de 170 cv e o câmbio automático com opção sequencial de seis marchas, além da suspensão independente nas quatro rodas. Nível de equipamento elevado e como opcional o teto solar panorâmico.
Mas a novidade é mesmo a frente seguindo o DNA da marca, calcado no Golf VI, este sim uma nova geração. Na traseira, apenas máscara negra nas lanternas. No interior, um painel levemente redesenhado, incorporando elementos como o computador de bordo central e o volante do Passat CC, sempre ele.
Bom produto, sem dúvida, talvez pudesse ser até mais barato aqui, mas nunca deixará de ser um veículo figurante na linha da Volkswagen. Culpa dos crossovers e dos utilitários esportivos, mais populares atualmente.
Ricardo, respondendo a sua pergunta de quem compra pergunta: respondo como alguém que pretende comprar uma Jetta Variant, odeio utilitário esportivos sem envolvimento dinâmico e não sou fã de sedans com seu estilo muito comportado. Na falta de hatchbacks modernos (i30 apenas…cad6e meu Golf Vi?) uma SW fica no meio termo: não é careta como um sedan (ex Jetta) nem desengonçado como um SUV (ex Tiguan).
Entre um Corolla por quase 90,000 e uma perua Jetta, fico com a perua, mesmo que com sua traseira ultrapassada e feiosa. Eita lanterninha feia.
Correção: A perua que mais vende é a Fiat Palio Weekend e não a Renault Megane Grand Tour.
Perua não é aquele tipo de mulher extravagantemente produzida? Por que não "Station Wagon", ou "SW"? Apesar do estrangeirismo, soa melhor.
Peruas são sucesso na europa, muitas tem um perfil mais esportivo e são mais práticas que os sedãs de quem derivam,. possuo uma magane Grand Tour é um excelente carro, antes tinha uma Marea sw. São carros para quem precisa de espaço e praticidade mas não perderam a dignidade e o prazer de dirigir.
@Edson Rosa Brise
O que o autor quis dizer é que a Megane Grand Tour é líder no segmento das peruas MÉDIAS.
A Palio Weekend é pequena…
Bom mesmo seria um Jetta com mecânica do Bora 2.0 Flex, câmbio automático de 6 marchas e preço de R$65 a R$70 mil…
nao vende porque nao tem produto moderno. A Toyota Fielder vendia 1500 unidades por mes e o mercado não queria que a perua saisse de linha!
Concordo com o autor, o mercado brasileiro atual dá mais atenção aos SUV do que às peruas. Mas não dá para negar que o Jetta Variant veio com atributos que a deixam, com certeza, bem acima de Megane Gran Tour. Concorrente mesmo seria uma nova versão da Fielder.
@heliofig
Exatamente. Muito bem lembrado.
Concordo plenamente.
Mas parece que diretores das multi no Brasil, são cegos e surdos.
Ou são mazoquistas, gostando de sofrer perda nas vendas.
sinceramente?! com certeza vale, pq com relação aos suvs a perua jetta da de 10 em estabilidade, por mais que eles tenham recurso de sobra, não se compara com a station e alem do mais tirando a traseira sem sal, o carro é lindo!!
Pois é, eu tambem não gosto de minivans e SUV´s, mas no Brasil devo ser de uma espécie em extinção por gostar de stations. Tenho uma Fielder já com 5 anos de uso, e foi uma tristeza a Toyota ter acabado com ela, ao meu ver muita falta de visão. Atualmente tá difícil achar uma substituta pra ela, mas vou pensar na Jetta. Ouvi falar que vão trazer a station do i30, vamos ver se vem mesmo.
Parece menos requintada. Perdeu um pouco o ar que tinha. Tá linda, mas parece um carro mais simples. O desenho "Golf V" era muito interessante.
Vi hj o carro na loja: muito bom o facelift, nada gambiarrento como estamos acostumados no Brasil. O sedan ao lado parecia carro antigo (com aquela profusão de cromados).
Pena é o sedan não ter acompanhado a frente. Deve ser pq vai mudar de fato já no segundo semestre…e daí será a Variant que parecerá antiga…
Acabo de comprar uma preta, completíssima, menos xenon. O carro é muito acertado. Motor potente, 2.5 de 170cv e sem concorrente, a nao ser em faixas de preço superiores. Meu outro carro era (ou melhor, é, pois ainda não vendi) uma passat variant, 2006, 150cv, completa também. E antes desta uma Megane Grand Tour. Nenhum dos 3 tem cara de carro de família. Têm desenho agressivo, rodas grandes e pneus originais com perfil mais baixo, menos a Grand Tour, com desenho nao tao agressivo, mas um bom carro e de uma maciez espetacular (sem ousar comparar ás VW). Ao mesmo tempo, todas com bom espaço quando é necessário para a função familiar/viagem/bagagem. Acho que têm mais estilo e, incomparavelmente, mais equipadas que os CRV, Sportage e etc. na mesma faixa de preço. O ix35 tem um desenho muito, muito cansativo, muitas curvas e vincos, e isto se repete no interior do carro. O passat variant é disparado o melhor carro que já tive, mas o jetta tem peças mais baratas pois são do México, e vem lotado, lotado de equipamentos, sem contar o teto solar que é daqui atéeeeeeee lá atrás. E que abre mesmo. O Peugeot 3008 é interessante, mas chega a quase 90.000 (isto sem ágio) com um teto que nao abre (aproveite apenas para ver a vista e morrer de calor) e cuja maior inovação é um acrílico onde é projetada a velocidade. O europeu tem GPS integrado, mas para cá mandaram usar o mesmo rádio fuleiro do Pallas e inutilizaram 2 teclas do painel… O motor é 1.6, mas é BMW e muito eficiente. Surpreendente.
Mas acho a jetta melhor compra e melhor revenda.
Acho que o que não temos são boas peruas, mas o mercado sempre gostou: marea, parati, quantum, fielder… Na europa é um show de modelos e vendem mais que SUVs. Podiam trazer as peruas da Peugeot (508), do Accord, da Citroen C5 e manter na faixa de preço dos Captiva, Sportage, ix35…. Aí é briga boa.