A General Motors anunciou nesta segunda-feira que investirá R$ 1,4 bilhão em dois novos veículos a serem fabricados em São Caetano do Sul. A montadora também ampliará a unidade de Mogi das Cruzes, especializada em estampados. Um dos modelos é praticamente confirmado: o sedã Cruze. Já o outro poderia ser um veículo com potencial para substituir as minivans Zafira e Meriva.
Jaime Ardila, presidente da GM no Brasil, garantiu que o portfólio da empresa mudará totalmente em 2012 e as duas minivans são atualmente as únicas que não têm um modelo previsto para sucedê-las.
O sedã Cruze terá o papel inicial de enfrentar Civic e Corolla deixando o Vectra em segundo plano. A tendência é que o modelo acabe por tomar o lugar do Astra como veículo médio mais barato. Já o Cruze virá para o Brasil da Coreia do Sul em regime de CKD e somente depois passará a ser fabricado em São Caetano. É possível que uma versão hatch, prestes a ser revelada no exterior, entre na linha brasileira também.
Com isso, teremos, além do Agile hatch e picape – esta a ser lançada este ano -, os hatch e sedã da projeto Onix, substitutos da linha Celta/Prisma e a nova geração da S10, que continuará sendo feita em São José dos Campos – esta planta, aliás, apesar de ser a maior do grupo, tem perdido a preferência pelos investimento devido ao sindicado local, afiliado do PSTU, dificultar qualquer negociação.
Pelo AMOR de Deus, alguém traga a Opel!!
Esse carro pode até ter um motor moderno, um bom acabamento…, mas é feio para caramba, até o farol é de refletor único.
Vai ser engraçado a Chevrolet com o Cruze em 2013, querendo enfrentar Renault Fluence, Corolla, C4 Pallas, Focus, nova geração do Civic…
Querem trazer bons carros, tragam o Corsa, a Meriva, a Zafira e o Insignia europeus, o Holden Commodore nas versões esportivas…
Substitutos de Celta e Prisma, parece até piada, se o Classic até hoje eles fabricam, imaginem se eles vão tirar de linha Celta e Prisma.
Quando o atual Cruze sair de produção na Corea, começarão a produzi-lo aqui…
Meu voto é no Insignia…
como ñ tem substitutos p/ meriva e zafira? e o pm7 q substituirá os 2 d uma vez?
Só para situar, gostaria de dizer que eu sou "Opel Futebol Clube" desde criancinha, portanto, de cara, eu acho um erro a vinda do Cruze e não do novo Astra. Já achava um erro crasso só pela comparação com os "japas" feitos aqui e agora, com o C4 atual, que é um belo e interessante modelo, com o 308 já vindo, bem como o Fluence, fora o Focus e o novo Civic lá pelo fim do ano que vem, acho um erro ainda maior.
Mesmo assim, QUANDO este carro chega? Em 2.012, quando já estiver praticamente na metade de sua vida lá fora? Lembrando que somando Vectra sedan e GT mal dá o que o Civic vende SOZINHO por mês, lembrando que já tem notas no Estadão afirmando que o modelo está sendo vendido com descontos de até R$ 6 mil em S.P./capital e que a tendência assim, é que as vendas diminuam ainda mais. O Cruze pode ser um carro bom, mas é evidentemente um carro "barato", nada contra, mas que quando comparado a seus competidores aqui, já mostra que chega em desvantagem. Ah, sim, E O MOTOR?
Infelizmente a GMB caminha para os produtos da Daweoo. Nada contra carros para emergentes desde que bem projetados, seguros e com motores modernos, como é DE FATO o caso do Cruze.
Mas na Europa ele é carro de segundo escalão, como a Skoda é para a VW. Se essa é a esperança para combater Civic, Corolla, 308 e etc, vai ficar pra trás.
O Cruze pode ser concorrente do Linea, no máximo…
Fico só tentando imaginar "o que" deve ser essa picape Agile…
Melhor não continuar imaginando pra não ter pesadelo à noite.
Falando em dormir, aGMB já está quase dormindo o sono dos (in)justos…
Eduardo Teixeira Küll 23, março, 2010 em 08:41 | #5 Resposta | Citação Só para situar, gostaria de dizer que eu sou “Opel Futebol Clube” desde criancinha, portanto, de cara, eu acho um erro a vinda do Cruze e não do novo Astra. Já achava um erro crasso só pela comparação com os “japas” feitos aqui e agora, com o C4 atual, que é um belo e interessante modelo, com o 308 já vindo, bem como o Fluence, fora o Focus e o novo Civic lá pelo fim do ano que vem, acho um erro ainda maior.
Mesmo assim, QUANDO este carro chega? Em 2.012, quando já estiver praticamente na metade de sua vida lá fora? Lembrando que somando Vectra sedan e GT mal dá o que o Civic vende SOZINHO por mês, lembrando que já tem notas no Estadão afirmando que o modelo está sendo vendido com descontos de até R$ 6 mil em S.P./capital e que a tendência assim, é que as vendas diminuam ainda mais. O Cruze pode ser um carro bom, mas é evidentemente um carro “barato”, nada contra, mas que quando comparado a seus competidores aqui, já mostra que chega em desvantagem. Ah, sim, E O MOTOR?
O motor de sempre, nosso velho conhecido monzatech rsrsrsrsrsrsrsrs. A política da GM não é trazer carro moderno é dar muito lucro por isso que o novo astra não vem. Dá-lhe GM e continue perdendo participação no mercado.
Meu Deus, a GmB com esse "Argila" (Barro não dá sustento na construção), está perdidinha.
É Vectra que sairá de linha, saindo Vectra, terá que sair o Gt.
É um outro projeto que retirará de linha a Meriva e Zafira.
É outro que retirará a S10.
É outro que retirará o Celta e Prisma.
É outro que retirará a Montana.
É outro que retirará de linha …
Sobrará o que?
Agile, Cruze de farol com única parábola "pé de boi" até nos sedans médios, D Max Isuzu Cabine Simples com as bordas deformadas com ganchos totalmente externos na caçamba, é pick-up Agile…
Que a linha atual da Gm, está totalmente desatualizada não resta dúvida, porém retirar esses carros de linha, quando a atualização os colocariam e igualdade com a OPEL, é um absurdo.
Porquê não colocam o novo Astra Europeu no lugar do GT, o Corsa Euro no lugar do Corsa brasileiro (já ví em testes, mas está prestes a mudar na europa e se chegar chegará o que tá para mudar), a Meriva Euro no lugar da brasileira, a Zafira Euro no lugar da brasileira, o Insígnia (que se é caro importar da Euro), fabrica aqui e não importe o feioso e prestes a sofrer atualização nos Eua "Malibu" e também não importe da Austrália o Omega, deixa só o Insígnia "made in brazil ou até CkD".
Atualiza a Montana de acordo com o Corsa Euro.
Retira os três micro sedans (classic, corsa sedan e prisma), por apenas um, sendo o projeto onix sedan que tem fotos de seu desenvolvimento nos Eua e aparenta ser bonito.
Joga o Agile no lixo.
Traga a S10 verdadeira e americana.
Traga a Silverado americana para competir com F250 e Ram.
Meu Deus.
ENQUANTO ISSO, OS MOTORES SÃO DO PERÍODO CRETÁCEO.
GM, mude totalmente os diretores no Brasil, pague o valor que o Presidente da Audi do Brasil exigir, seja qual for o valor, pois ele tem arrojo de trazer os Opel e as pick-ups americanas, e dê uma guinada na sua história.
Vocês no passado, eram considerados como marca de vanguarda, mas esse passado é distante.
Melhore suas cores ridículas, e busque o chefe de pintura da Fiat e da Toyota para fabricar tintas para suas mortas cores.
Só conheço no Brasil uma montadora mais apática e anêmica do que vocês que é a Ford em termos de lançamento, só que mesma a Ford, está superando vocês com o excelente conjunto mecânico do Focus, mas as demoras em trazer Fiesta, motores flex para o Focus, a burrada de não soltar um Focus St ou Rs para chamar marketing para os novos motores flex 2.0, faz das duas americanas, as verdadeiras campeãs da apatia.
Meus pêsames GM do Brasil
Meus pêsames Argila
Meus pêsames Gm mundial, por não ter a coragem em colocar na rua o Argila e seus comandados.
Darthvex, rr09, Alex, Eduardo Teixeira Küll, Leandro Pi, Rodrigo, Comanche essa é a nova GM.
Mas sabem porque ela faz isso ? Porque os fabricantes que estão posicionados atrás dela nas vendas (ela e a VW oscilam de posição), não ameaçam nem de perto ultrapassá-la. A Ford é apática, eu nunca vi um departamento de marketing tão ruim quanto o dela, as francesas produzem pouco e vendem pouco, as japonesas Honda e Toyota tem um mix muito pequeno…sem falar no consumidores que se contentam com veículos com design ultrapassado e duvidoso e motores jurássicos.
A GMB vai adaptar o carro daquele velho jeito que a gente já conhece, e chamar o carro de CRUZES!!!
COMANCHE estou sem palavras, pq vc tirou de mim o que eu iria escrever, mas para não ficar em branco tenha certeza de dois lançamentos "mundiais": daewoo espero reestilizado com farol e capo novo, monzatech e cambio aut. do monza classic 88 e o novíssimo astra com a plataforma do chevette 88 e painel digital do kadett gsi, alguem duvida que a gmb faria isso?!!! não duvide pq dessa montadora pode se esperar de tudo ex: fragile, o carro mais feio do que o lada samara hacth!
@fernando meier
Poís é Fernando, ainda esqueci de dizer que do novíssimo Astra europeu, pode-se perfeitamente produzir no Brasil, uma versão sedan, igual ao Astra brasileiro Hatch e Sedan.
Não seria novidade para o Brasil, pegar modelos europeus consagrados e alongar seu porta-malas, como fez com o polo sedan, fiesta sedan e diversos outros sedans brasileiros derivados de carros europeus hatchs.
A Gm do Brasil, tem diversos exemplos nesse perfil, com o Chevette hatch e sedan, Monza hatch e sedan, Corsa hatch e sedan, Celta e Prisma…
Inclusive, logo no ano passado, quando foi mostrado pela primeira vez as imagens do novíssimo Astra Europeu, pedi ao IRMÃO DO DÉCIO, para projetar um Astra europeu com três volumes, representando um Sedan, que facilmente poderia substituir o Vectra no Brasil, porém o Irmão do Décio não se interessou pelo projeto de design.
Meu intuito na época, era mostrar alguma fonte de ispiração para a Gmb, fabricar o novo Astra Euro, nas versões hatch e sedan com desenho made in design brasileiro, o que inclusive é servido para o leste europeu com o Vectra brasileiro que lá chama-se Astra Sedan, com pouquíssimas alterações de medidas em comprimento e largura.
Não seria a primeira vez que um projeto brasileiro da gmb ganharia a europa.
Com certeza, um Astra Euro Sedan, se bem desenvolvido o conjunto em harmonia com o meio para frente do carro, seria um sucesso e excelente oportunidade para tirar qualquer intenção de trazer o Cruze Credo para o Brasil.
A frente moderna do Astra Euro hatch, em carroceria sedan, porém com motor moderno, seria um calcanhar de aquiles para Corolla e Civic, mesmo que esse Astra Euro no Brasil, tivesse nome de Vectra Gt. e Vectra Sedan.
CASO ALGUÉM, QUE TENHA O DOM, QUE NÃO POSSUO, RESOLVA FAZER UM PHOTOSHOP, COM O ASTRA EURO HATCH, transformando-o em Sedan, seria uma excelente oportunidade para abrirmos os olhos da diretoria da Gmb.
Alguém poderia se habilitar?
@Comanche
@fernando meier
Se não estou enganado, a GM tem um dos mais modernos centros de desenvolvimentos em CAD do mundo, bem aqui no Brasil. Nesse centro, não só os aspectos estéticos e aerodinâmicos são desenvolvidos, mas também crash tests "virtuais", sendo o físico apenas para constatação dos resultados dados pelo computador.
Tanto que muitos modelos que nem sequer rodaram aqui oficialmente (exemplo: Hummer H1) foram desenvolvidos lá.
É bem provável que muitos modelos como os Opel citados tenham sido desenvolvidos aqui, porém como o "consumidor brasileiro não teria condições de comprá-los" (como tenta justificar alguns executivos dessa montadora), ficamos só na vontade…
@Belzebú
Betzebú, vc. não está enganado, pois tem razão. A Gmb do Brasil tem um excelente centro de desenvolvimento automotivo, além de moderno.
No meu amador entendimento, o problema da Gmb é puramente administrativo, falta de visão mercadológica, falta de arrojo, falta de capacidade administrativa, talvez até somado isso tudo com a negligência e descaso dos executivos que administram a matriz no Eua.
Se rodassem cabeças, como ocorre nas maiores montadoras do Japão, talvez o empenho desses administradores seriam outro.
Para se ter uma idéia, a Toyota do Japão trabalhava sem saber o que é prejuízo a décadas, coisa que as montadoras americanas dão de ombros.
No Japão, é levado muito a sério a saúde financeira da empresa, e a Toyota somente recentemente veio a amargar sérios prejuízos com a crise financeira.
Pode ter certeza, quando a poeira baixar sobre os mega recall da Toyota, muita cabeça na toyota irá rolar.
A Chevrolet, facilmente daria um boom das vendas do Vectra Gt, trocando as rodas pelas do Astra Europeu que está saindo de linha, digo as rodas do modelo OPC 2008, trocando a grade frontal pintada na cor do carro, por uma grade cromada igual ao da Opel e trocando o motor pelo 2.0 16v do Astra Gsi brasileiro, Vectra Gsi, Zafira, adequando-o a tecnologia flex.
Além de colocar o Gps no painel, opção teto solar e um dispositivo usb no som.
@rr09
Piada e a vw voltar a fabricar o lixo do voiage , desculpe meu amigo mas vc nao entende nada de carro os modelos que sitou nao se comparam ao malibu eo camaro chegou ao brasil tem concorrente a altura em?
Gente sem comentarios o Vectra Elite é um carro muito bom pena é o seu consumo ,eles querem parar com a fabricação pra colocar uma porcaria dessas no Brasil 2 linha de outro Pais fazer oq não somos donos da GMB mais compramos seus carros né rsrs vou pensar agora um pouco mais na hora de comprar outro GM !!!
A verdade é que a GM anda fazendo piada com seus clientes. Quando lançaram o novo vectra em 2005 fizeram o maior show. Dentre outras coisas o carro era inteiramente projetado e fabricado no Brasil. Agora simplesmente tiram ele de linha. Sou cliente da GM há 10 anos e estou decepcionado. Por que tirar um carro de linha que apresenta boa performance e conforto? Só para nos ferrar com a desvalorização! Vejam e artentem que o CIVIC e o COROLA estão no mercado há muitos anos com os mesmos nomes? Por outro lado se o Vectra não tinha motor adequado, por que não trouxeram já em 2005 o Ecotec? Senhores vamos dar um basta a GM e adquirir outras marcas. Já observaram o novo CIVIC? Viram a sua traseira espetacular? A GM QUE VÁ VENDER O CRUZE PARA QUEM DE FATO NÃO OBSERVA A MAGNETUDE DAS OUTRAS MARCAS.