Contrariada, a Fiat anunciou hoje o recall do cubo da roda do Stilo. A substituição da peça começa a partir do dia 18 de março e envolverá 52 474 unidades do hatch médio fabricadas entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010.
Todos eles são modelos que não usam ABS. A alteração será a seguinte: em vez de cubos em ferro fundido, peças em aço forjado. Essa é a solução apontada pelo DPDC, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, para o Stilo.
A Fiat, embora tenha importado da Europa as peças em aço forjado, nega que o cubo em ferro fundido seja a causa do problema que, aliás, ela não reconhece. Segundo a montadora, a maior parte dos carros, principalmente populares, usa esse tipo de material. Chegou-se a cogitar que a tal peça seria a mesma do Uno, mas a Fiat não se manifestou.
O diretor de comunicação da Fiat, Marco Antonio Lages, explicou ao jornal Estado de São Paulo que a fabricante só está fazendo o que foi exigido pelo governo por respeito ao consumidores: “Faremos a convocação para tranquilizar os clientes, mas reiteramos que a peça usada não tem o defeito que está sendo apontado”, garantiu.
Essa história não está nem um pouco clara. Se o DPDC provou que há um defeito no carro então que mostre o laudo feito pelo CESVI (segundo a Fiat, o órgão não se manifestou). Agora, se a Fiat diz que a peça de ferro fundido é usada na indústria de forma geral, basta comprovar isso com seus fornecedores e de outras marcas. É preto no branco. Estranhamente, eles se acusam mutualmente, mas ninguém mostra algo que coloque fim na polêmica.
3milhões e pouco de reais, para 52474 Fiat Stilo, dá de 57 a 60 reais por carro.
Isso significa que a Fiat, gastará R$60,00 por carro na multa + o cubo da roda, e de volta receberá dos donos do Stilo, um check-in com vários itens que o proprietário de cada Stilo deverá substituir, ex: pastilhas de freio, lonas, amortecedores, alinhamento e balanceamento, rolamentos, retentores (ISTO TUDO FALANDO SOMENTE DA PARTE QUE ENVOLVE A RODA), se acrescentar algumas outras manutenções como troca de óleo, velas, limpeza do ar cond, limpeza de injeção, troca de mangueiras, correias, bomba de combustível, filtros… quanto é que a Fiat não ganhará pelo retorno de cada Stilo que trouxe de volta para a Concessionária cada Stilo que já havia saido da garantia?
Enfim, a fiat pagará R$60,00 por Stilo, + manutenção do Cubo com hora de serviço, mas lucrará através de seus concessionários muitos outros serviços, e com isso, apesar da má imagem (isso sem considerar que a má imagem do carro não importa, pois sairá de linha, para entrar o Bravo), ainda terá lucro, muito lucro. E para os acidentados com o Stilo, "apenas" a perda de vidas "aos olhos da Fiat".
Essa com certeza saiu mais do que barato. Saiu no lucro.
@Comanche
com certeza saiu barato!
Sem falar que o que eu falei antes aconteceu: a Fiat está tentando sair de boazinha na história, dizendo que "faz o recall por respeito aos consumidores".
É de matar, não é?
PEGA MUITO MAL PARA A FIAT1POBRES CONSUMIDORES DO STILO,QUE PODE SER COMPRADO HOJE POR POUCO MAIS DE 45 MIL,O QUE É BEM CARO PARA UM CARRO QUE PODE SOLTAR SUAS RODAS TRASEIRAS REPENTINAMENTE!