A Toyota do Brasil havia passado incólume pela onda de recall no exterior. Os modelos importados não participaram de nenhuma das convocações e os produzidos na região não haviam apresentado nenhuma falha. Até agora. O Ministério Público de Minas Gerais está analisando três casos de proprietários do Corolla que tiveram incidentes parecidos com os que aconteceram no exterior.
Os carros, sem aparente motivo, aceleraram sem controle, um deles dentro de uma garagem, como informa o jornal Folha de São Paulo. A Toyota informou que dois clientes relataram um problema parecido, mas, após análise, nada foi constatado – apenas que a presilha que segura o tapete estava solta, o que pode ter interferido no pedal do acelerador.
Isso realmente não significa que o modelo brasileiro sofra com o mesmo defeito de outros carros da Toyota lá fora, mas muitas vezes o que é um problema grave acaba passando despercebido pelo usuário, ainda mais se ocorrer de uma forma aleatória. Se há algo de errado com o Corolla, certamente mais proprietários surgirão daqui para frente.
Uma coisa é importante de se analisar: a diferença esmagadora de unidades vendidas de Corolla nos EUA e no Brasil. É capaz que 3 ocorrências aqui sejam porcentualmente mais relevantes que as observadas lá.
Mas a Toyota nào é Fiat. Se constatado o problema, tenho certeza que agiram rapidamente.
o bom q os japoneses tem vergonha na cara.. e assumem os problemas.. já uns.. como a Fiat… demora demora
é mas o principal problema, é que se demoraram tanto p/ fazer no maior e mais exigente mercado de automoveis do mundo, o que dirá no brasil….. e independente de ser fiat vw gm audi, todas tem de ter rsponsabilidades e não econimizar alguns milhares de dolares em detrimento com a vida das pessoas.
@Leandro Pi
Eu tenho que discordar de você em relação ao 2º parágrafo, creio que no Brasil, qualquer fabricante que puder se utilizar de qualquer artifício legal ou não para se eximir da responsabilidade, o fará. Até porque, ao contrário do que ocorre nos EUA e na Europa, onde as indenizações pagas realmente podem causar um grande rombo nas contas dos fabricantes, aqui, é um trocado.
E aqui ainda tem aquela velha máxima, o consumidor relata algum problema, e o fabricante só faz negar.
Alguém aí ficou sabendo dos problemas de oxidação que está aparecendo em uma peça chamada concha, que fica situada embaixo dos bancos do Ford Focus (2.0 Gasolina e 1.6 Flex), por falta de tratamento anti-corrosivo ? E de casos de Ford Fusion 1ª "geração" que tem várias peças mecânicas oxidadas (parafusos, articulações das suspensões,…) ?
http://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-focus-…
http://www.testedos100dias.com.br/focus/?p=210
http://www.brazilcom.biz/ford/
http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=3805…
@Ricardo Júnior
X2. Resta esperar que o caso da Fiat não acabe em pizza.
Quanto a Toyota, vou repetir o que já disse antes. No mundo inteiro há problemas, aqui o mínimo que deveriam fazer era atender bem quem já é proprietário.
Não só a Toyota faz um recall global, incluindo a Europa, como o próprio Toyoda fez recentemente um tour pelo mundo afora, até na China, para “pedir desculpas”, segundo suas palavras.
Também porque o tal recall, segundo a própria Toyota, não serve para nada: o problema não é no componente mecânico, e provavelmente os carros brasileiros, mesmo equipados com o componente da Denso, podem ter o “defeito do acelerador”. Não só isso – muitos clientes da marca já reclamaram de problemas nos freios da SW4, e a Toyota aqui continua em um vergonhoso silêncio.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91…
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autod…
http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/t…
Olha, todos os carros produzidos no Brasil estão aquem do que se espera deles. Airbag e ABS são obrigatórios a anos lá fora e aqui os populares não tem isso, muitas vezes, nem mesmo como opcionais (acho que só o Palio tem um kit com esta dupla). O Gol é ridículo. O KA e seus muitos acessórios de fábrica só tem airbag na versão top. E o que dizer da indisponibilidade dos câmbios automáticos, que só são encontrados em modelos tops do top do top?
Vamos todos andar de bicicletas…
Essas sim são seguras!