Depois de mais esse defeito com o Stilo, da Fiat, e com tantos casos de recall e discussão sobre quem tem razão ou não, decidimos lançar neste post a enquete: qual marca desrespeita mais o consumidor?
Selecionamos apenas as 20 marcas mais vendidas em 2010 já que a chance de 0s leitores terem presenciado algum problema é maior. Como toda a enquete que se preze, ela não tem teor científico, apenas servirá para descobrirmos qual montadora anda com a imagem mais desgastada não só por defeitos, mas por ações que não condizem com o respeito ao consumidor como propaganda enganosa, produtos ultrapassados, preços altos etc.
Se quiserem justificar seu voto, fiquem à vontade para comentar.
[poll id=”26″]
Difícil responder esta heim!!!
Quando não é pelos produtos, é pelo preço!!!
Quando não é pelo preço é pelos produtos!!!
O mal comum é dos preços abusivos, que todas praticam é fato. Mas projetos ultrapassados poluem nossas ruas (não só com os gases liberados…)!
<blockquote cite="#commentbody-19202">
rr09 :
Difícil responder esta heim!!!
Quando não é pelos produtos, é pelo preço!!!
Quando não é pelo preço é pelos produtos!!!
O mal comum é dos preços abusivos, que todas praticam é fato. Mas projetos ultrapassados poluem nossas ruas (não só com os gases liberados…)!
Faço minhas as palavras do rr09.
Acho que a Chevrolet é a que mais "infringe" essa lei, não em termos de quantidade de recalls ou defeitos, mas no sentido de continuar empurrando lixo obsoleto a preço de carro de verdade aqui no Brasil, enquanto em outros mercados vende carro de verdade a preço condizente.
Dificil escolher….
Será a Volks que cobra mais caro por carros que não tem NADA, nenhum equipamento de segurança e plástico puro no interior…
Será a GM com seus veiculos obsoletos remendo do remendo e com motores de 1980 do monza….
Será a Fiat que muda a logo e os carros todos os anos fazendo com que seus consumidores percam sempre muito mais dinheiro que os outros…
Será a Ford que consegue SEMPRE desenhar para os brasileiros os carros mais feios do pais, e ainda cobra muito caro pela manutenção…
Será a Peugeot que tentou empurrar goela abaixo um 206,5 com nome de 207 sem sequer mudar a lanterna traseira do antigo carro…
Olha dificil…
Mas vou dizer que o ultimo volks Gol G3 1999 que meu pai comprou, foi o ultimo volks que ira entrar na garagem aqui de casa…
Com 1 mes o mesmo vazou oleo na garagem, com 5 meses um parabrisa trincado de ponta a ponta só porque o carro passou o dia no sol, depois o marcador de combustivel não funcionava, e depois de trocar 2 vezes o painel mesmo assim NUNCA funcionou, depois de 2 anos as peças do painel ser quebraram era mexer no painel e ficar um pedaço nas mãos…
Esse carro foi o pior que já tivemos…
na enquete eu votei na Hyundai, porque a enganação aparece já na propaganda. mas poderia ter votado na Chevrolet, cuja enganação aparece na comparação da linha deles com a da marca nos EUA – não estou nem querendo falar na Opel/Vauxhall, ainda melhor. mas pelo menos uma linha de carros honestos e com alguma coisa em que se destaquem: conforto, acabamento, esportividade, dependendo do modelo. e aqui dá pra achar isso em qual carro, fora o Omega?
Volkswagen e motor vht 1.0 o maior desrespeito da industria automobilistica brasileira
Infelizmente fui obrigado a votar na Vw – a enganação é no antes, no durante e no depois. Carro descartável? Não é a primeira vez – TL e Zé do Caixão se desfaziam sozinhos – pelo visto foram inspiração para o Gol… Continuar a vender Kombi é xingar os brasileiros de burros. Tudo bem, eu sei que tem quem compra – não deixa de ser uma imoralidade.
Bem que poderia ter a opção "todas", pois nesse time não tem mocinho, pois nem MB, BMW e Audi são, ja que o valor cobrado por seus veículos é caso de polícia!
Das marcas mais "povão" fica dificil votar em apenas uma, pois VW, FIAT, GM, Honda e Toyota se destacam em chamar de idiota o consumidor nacional.
Com relação a minha escolhida, Hyundai, basta ver suas ações para votar nela. Montadora nova que já criou mais problemas e disputas do que as mais velhas em decadas.
Excelente enquete!
Nestas discussões de recall recentes o povo estava comentando muito como se fosse torcedor de futebol e a razão acabava ficande de lado.
Concordo com quem diz que a escolha é difícil, pois no Brasil os preços praticados são abusivos quando o produto é moderno (Civic, Audi A3, 118i…), os show-rooms estão lotados de carroças peladas (Agile, Ka, Gol G4, Palio, Mille…) e carros médios importados sào tratados como os maiores luxos do mundo (Jetta, Fusion, Captiva…). E a Hyundai? Bom, essa tem produtos modernos e preços realistas, mas pratica aquele marketing mentiroso que já nos diz qual a índole dos representantes da marca.
Mas em relaçào aos recalls propriamente ditos, acredito que as montadoras apresentaram 3 posturas distintas:
1) quem assumiu o erro grosseiro e promoveu as mudanças rapidamente cheios de vergonha (casos da VW do Brasil com o óleo do Gol e a Toyota mundial com quase todos seus carros);
2) quem esperou a concorrente anunciar um recall para fazer o seu e passar menos vergonha (casos da Nissan e Honda, que espantosamente anunciaram recall uma semana após o vexame da concorrente Toyota);
3)quem negou de pé junto o problema, enrolou as autoridades e acabou levando uma multa e fará o recall a contragosto e obrigada (caso da Fiat do Brasil).
Meu voto foi pra Fiat pela reincidência. Lembrem que no ano 2000, a revista Quatro Rodas promovou um crash-test prvado e constatou que o cinto do Palio não funcionava (ele simplesmente se soltava em uma colisão). A Fiat disse que "não sabia de nada" e acabou realizando um recall.
Eu também sou da máxima de que deveria haver a opção todas!mas na falta dessas fui de fiat,por causa dos acontecimentos recentes,de sua teimosia em dizer que está tudo bem,e achar que o consumidor é obrigado a ouvir e a consentir com coisas dessas,poderia votar na volks,por causa dos ultimos recall's da linha VHT em geral,do fox corta dedo,e por causa da Kombi,mas tenho um volks na garagem,um gol g2/99 16v,tem todos os problemas que nós já conhecemos,ele grita acima de 100km/h pedindo marcha,agente fica afundado atráz do volante,que é torto,mas até agora não deu problema,não sei se é caso raro,mas já se foram 3 anos com ele e o único problema foi gasolina ruim que sujou os bicos da injeção,e uma batida seca na suspenção dianteira que foi resolvido sem problemas,são mais ou menos 110mil rodados e ele não queima óleo,não vaza e anda bem na estrada,então no meu ponto de vista é um carrinho bom,fora as vezes que ele se passa por ecosport e encara estradas elameadas,esburacas ou apenas carreiros(tenho uma tia que mora em lugar que pra chegar o unico caminho é um carreiro em meio a mata).Resumisndo poderia votar em qualquer uma dessas opções!
Excelente enquete; porém, a resposta complicada e múltipla…
Resultado no mínimo engraçado… as que mais vendem são as consideradas mais "desrespeitosas"… deve ter alguma coisa errada, não?!
Não considero todas aí, porque muitas não são fabricantes para todos. VW, GM, Fiat e Ford nem se fala. Cobram os olhos da cara por carros em geral defasados… ou pelados demais, em contrapartida a seus irmãos de primeiro mundo. Honda e Toyota podem ser classificadas entre os não fabricantes para todos. Ambas lançam carros até competitivos, mas os preços são ridiculos, além da embolada que é com vários carros na mesma faixa de preço (City x Civic, por exemplo). Ambas não lançaram por aqui hatches premiuns. Renault chegou aqui uma etapa acima das outras, mas desceu ladeira abaixo, pelando seus carros… alguém pode me explicar o preço do Sandero????? A GM e a Fiat nem se comenta! A Ford talvez seja no segmento "over 50 mil" a melhorzinha, mas peca pela falta de variedade abaixo disso. Ki e Hyunday ainda são novas para falar, mas o que é o preço do Tiggo (Chery) pelado… ninguém merece!
Ooopps! O Tiggo é uma SUV.. outra categoria.
Meu voto vai para a Wolks: muita sacanagem vender os fox arranca-dedo, enquanto os tipo exportação tinha um dispositivo de segurança para rebater o banco e ainda chamar os consumidores de burros.
Nem vou dizer o que penso de quem ainda assim compra uma bosta dessa.