A disputa comercial entre o Brasil e os Estados Unidos por causa dos subsídios aos produtores de algodão pode atingir os consumidores de automóveis americanos. O Brasil foi autorizado pela OMC, a Organização Mundial do Comércio, a retaliar os produtos vindos dos EUA para compensar as perdas de exportação. Entre eles, estão os carros de luxo.
Com isso, o imposto de importação, que já é alto, subirá de 35% para 50%. A medida passa a vigora dentro de 30 dias e pode ser revertida antes disso caso os dois países cheguem a um consenso nesse meio tempo.
Caso contrário, a importação desses carros ficará inviável, como explicou para o Blogauto o presidente da BMW, Jörg Henning Dornbusch: “modelos como o X5, o X6 e o ML, da Mercedes-Benz, vêm de lá e com o aumento perdem totalmente a competitividade”.
Apesar disso, são poucos os veículos atingidos. A Chrysler, por exemplo, faz o Jeep Cherokee Sport, o Grand Cherokee e a van Town & Country por lá, mas esses dois últimos também têm linha de montagem fora do país.
Um modelo anunciado para o Brasil e que pode atrasar mais é o Malibu, da Chevrolet, produzido nas plantas de Lake Orion e Kansas.
Mas que boa noticia o partido dos tributos atacando novamente, ainda bem que eu não gosto de carros americanos, por que se gostasse tava P… da vida.
Fusion e Azera respiram aliviados agora, parece que o Malibu vai ter que esperar mais um pouco…E o Edge como fica??
É como aumentar o imposto sobre o nada.
Egde vem do Canadá.
Li hoje no site do Terra a lista de produtos com alíquota aumentada.
E até onde entendi somente veículos de até mil cilindradas aplica esta alíquota (50%).
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.asp…
.
Pergunta: qual veículo de até 1000cm3 dos EUA é vendido no Brasil atualmente?
Se é que existe algum (tirando motos ou jetski).
.
Ou seja, quem nasceu pra ser colonia nunca deixará de ser colonia…
@Rodrigo M.
Exato! Totalmente ridículo: de que adianta aumentar o imposto de menos de 100 carros que são importados mensalmente dos EUA??? Que diferença que isso vai fazer para a balança comercial e para utilizar os "créditos" de retaliação que são de bilhões de dólares?!
País ridículo, governante ridículo, diplomacia ridícula!!!
@Leandro Pi
X2. Adivinhem quem paga tudo isso, de verdade . . . E ainda temos de aguentar essa palhaçada de amizade com esse estúpido do Chavez, com o cocalero, com o presidente pula-cerca e com os governantes loucos do Irã. Esse nosso Itamarati é um fiasco COMPLETO – salve-se quem puder! Ou alguém avise p/ esse idiota que ele está errado, por favor!
Gente é só o povo deixar de ser estúpido e destituir este governo de mer**. Eita povinho de mer**.
@Lucas Lima
O dia que esse carro horroroso brigar em visual com Fusion e Azera ( para MIM duas maravilhas) ja pretendo ter um carro acima desse nivel.
Concordo plenamente com vocês, nunca se vendeu tão poucos veículos em nosso País, ninguém consome nada, não ocorrem novos lançamentos, muito menos investimentos em nossa indústria, talvez devido a esta altíssima taxa de inflação em que vivemos. Enquanto o mundo é um paraíso sem crises, estamos nessa m….
ACORDEM!!!
Meu, Deus! Quanta gente mal informação nos comentários do post… Antes de criticarem as medidas e o governo, procurem se informarem melhor sobre tudo, economia, política, e não somente de carros. Vejam de uma ótica diferente, e não apenas do seu bolso.
KKKKKKKKKKKKKKKK!!!! Quantos carros desses são importados para cá mesmo? Hein hein hein???
Afffff…. com tanta coisa MAIS IMPORTANTE para ser usada como arma de vingança, vão taxar algumas dezenas de carros importados! Afff… enquanto isso, o PACderme anda… a passos de preguiça!
Automóveis 1.0 (de 35% para 50%)
Automóveis 1.5 (de 35% para 50%)
Automóveis 3.0 para seis passageiros (de 35% para 50%)
Automóveis 3.0 para mais de seis passageiros (de 35% para 50%)
Automóveis 2.5 para seis passageiros (de 35% para 50%)
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.asp…
Lista dos 102 produtos sobretaxados..