A Lexus prolongou o quanto pôde a apresentação do seu menor modelo da história. A marca premium da Toyota terá em breve um hatch médio que, de cara, estreará com propulsão híbrida. Sim, estamos falando do CT 200h. O nome poderia ser melhor, mas o projeto, não.
O Lexus “CT” combina um visual até ousado para um carro da marca com um ótimo pacote de “performance”: motor 1.8 que a marca chamou de “potente” auxiliado por um motor elétrico que direciona sua potência para o eixo dianteiro por meio de um câmbio CVT elétrico.
A suspensão é independente nas quatro rodas de aro 17 polegadas. Há três modos de condução pré-ajustados: Eco, Normal ou Sport. As medidas do CT 200h são as de um hatch médio confortável. O comprimento é de 4,32 m, a largura, de 1,765 m, e o entre eixos, de 2,6 m. O porta-malas leva 345 litros de bagagem.
O alvo do hatch da Lexus é fácil de adivinhar: encarar o Audi A3 e seus rivais como o Série 1, da BMW, ou o C30, da Volvo. Falta só a Toyota divulgar os dados de desempenho, coisa meio difícil de acontecer entre as marcas japonesas. O CT 200h estará no Salão de Genebra na semana que vem.
Sem querer ser pessimista, mas… vai levar mais alguns anos até eu voltar a confiar na Toyota e cia novamente. Eu não quero esse carro nem de presente.
Pois eu quero, sem pestanejar. Confio plenamente na Toyota e na Lexus. Não confio mesmo nas "grandes brasileiras", que cortam os dedos, soltam as rodas, pegam fogo e não convocam recall. E ainda achamos que estamos anos-luz à frente da Toyota. Só rindo para não chorar.
ele é estranho e luxuoso, do jeito que eu gosto. traz aí, vai, Toyota?
Do jeito que a coisa vai, para fugir de recall, só de bicicleta.
Isso se a Caloi não anunciar algum, evidentemente.
O problema não é o recall em si. Ontem a própria Toyota anunciou no congresso americano que o problema não foi resolvido com o recall de milhões e milhões de veículos, e que eles ainda não tem certeza do problema. Fora isso, há vários relatos de corrupção, omissão de provas, e até falsificação de produtos, não só pela Toyota, mas por empresas do grupo. Quem quiser arriscar boa sorte…
@Marques
De qual empresa brasileira você fala? Até onde sei, a Fiat é italiana, a Volkswagen é alemã e a Toyota é japonesa – e todas produzem no Brasil.
Como você disse, só rindo para não chorar…
John, me refiro às 4 grandes montadoras de carroças brasileiras: ford, fiat, vw e gm. Qualquer Lexus parece uma astronave perto delas. Aqui os carros delas cortam os dedos, soltam as rodas, pegam fogo, quebram a suspensão e neca de recall. Criticar a toyota por causa de um recall destes pode ter sentido no exterior mas, por aqui, só rindo.
Aqui a vw produz o gol quebra quebra, lá fora produz passat e touareg. Você acha que a vw daqui é a mesma alemã? Nada mais brasileira do que a nossa vw, já se naturalizou há muito tempo. O corolla é uma obra de arte perto dos carros da vw e é bem parecido com o produzido no exterior.
@Marques
As montadoras japonesas não são algo diferente das demais, assim como o Corolla daqui não é o mesmo lá de fora. O modelo europeu – nos países em que ainda é comercializado – é equipado com múltiplos airbags e outros equipamentos que não existem aqui. Mas não precisa sequer ir tão longe – compare com o Focus, que é mais barato e mais moderno – enquanto a Toyota oferece um Corolla com eixo de torção na traseira, algo que se espera encontrar em uma picape ou um Uno, o Focus tem uma suspenção moderna. E ambos são mal equipados comparando com o que há lá fora. Idem para os carros da Honda. Não dá para confiar em uma empresa que não conhece o produto que vende. Vários acidentes nos Eua e Europa foram com Lexus, inclusive houve um recall no Reino Unido de Lexus que não foi comunicado às autoridades Norte Americanas, e a Toyota está sendo investigada por isso. Até assentos de aviões, de uma empresa do grupo, foram vendidos falsificados e estão sendo trocados. Por fim, não há nada de engraçado em carros acima de 100 mil Reais com problemas em freios – a Toyota é a única a oferecer carros mal equipados nessa faixa de preço, com absurdos como freios a tambor, ausência de computador de bordo e cruise control, ausência de EBD e ESP, e muitos outros equipamentos. Das montadoras que produzem aqui, todas vendem absurdamente caro modelos mal equipados e defasados, incluindo a Toyota.
Carroças nipônicas, use e jogue fora.
@John
A suspensao trazeira do Uno atual é independente derivada da suspensáo do 147 por isso que os antigos Unos Turbos e 1.5 R eram tão bons de curva