Como dissemos recentemente, a Volkswagen promoveu mudanças na motorização do Polo 2009. O motor 1.6 teria ganhado 1 cv de potência, além de algumas melhorias no próprio modelo.
Agora a informação foi divulgada na revista Auto Esporte de maio. Realmente, o ganho foi esse mesmo, um mísero cv, mais 0,2 kgfm de torque com álcool ou gasolina. A mudança mecânica, no entanto, foi mais profunda. A VW mudou a correia do motor, o diferencial do câmbio e alguns equipamentos para deixar o motor mais eficiente tanto em termos de performance quanto cpnsumo de combustível – diz-se que está 10% mais econômico.
Visualmente, no entanto, é a mesma coisa, internamente o rádio já havia mudado. Ah, claro, o motor agora chama-se VHT, de Very High Torque. Fácil de confundir com o VHC, da GM, e o CHT, da Ford…
E o “novo” motor passará a equipar, óbvio, os outros modelos da linha como o Fox (foto) e Golf. Custava tirar mais uns cavalinhos dele?
Remendos, nada mais que remendos, vejamos o que vai dar.
Parabens pelo site.
Putz!!! 1?!?!
Que fracasso! E eu que até tinha esperança que fosse algo bom.
Que o Polo continue um fracasso de vendas que ele é!
O carro é bom, aliais o Polo sempre foi considerado um carro otimo, mais o motor é que decepciona, no seu lançamento tinha o 2.0, mais a VW fez o favor de tira-lo do Polo, se bem que ele e o 1.6 era quase a mesma coisa. 103 para 116 é empate tecnico.
Espero que pelo menos o 2.0 que a VW vai lançar no Golf tenha alguma melhora, pq meu 2.0 na minha opnião é pra render pelo menos uns 128cv, no minimo.
Agora se a VW lançasse um TFSI 1.4 no Brasil ai sim subiria no meu conceito…Abre o olho VW, a Fiat comprou a Tritec e num futuro proximo a Fiat terá uma gama maior de motores e motores mais potentes…
Hum e a GM anunciou a poucos dias também a construção de uma nova fabrica de motores…
Fracasso de vendas ele não é, mas é decepcionante um "novo" motor com antigo rendimento, de todos os comentários fico com o felipe, vamos ver no que vai dar!
Uma coisa importante que não foi comentada ainda é o torque em baixa rotação, até mais importante do que mais cavalos, na minha humilde opinião.
O Polo tinha 103cv (álcool) com um torque de 14,5 mKgf a 3750 rpm (salvo engano), agora tem 104cv com um torque de 15,6 mKdg a 2500 rpm.
Em tese esse ganho de torque em rotações mais baixas melhoraria a dirigibilidade do carro principalemente em trechos urbanos (mais cavalos = maior velociade final; maior torque = melhores arranques e retomadas).
Porém a VW mudou o diferencial do Polo aumentando-o em 8%, o que significa que as marchas (todas elas) ficaram mais longas o que faz com que esse ganho de torque em rotações mais baixas se torne quase que impersiptivel se comparado com o motor "anterior" (EA111) porém deixa o carro mais econômico.
Na minha avaliação a VW optou por maior economia de combustível e menor emissão de poluentes (tendência mundial) e não por potência.
Como disse antes, essa é minha humilde opinião.
Abraço a todos que contribuem para um ambiente democrático de discussão.
estes motores tem bielas curtas(111-1.0,1.6 e 113-2.0),provocam barulho nas acelerações e demoram nas elevações de torque.
Se juntar os Engenheiros da VW… com os Marketeiros da FORD….
quebram uma montadora em 3 meses….rssss
Enquanto isso o 1.6 Rocam do FOCUS…… dá 113 cv no Alcool…..rsss!!!
TOMA!!!
Excluindo-se os motores EA111 1.0L, os motores EA111 1.6L e os motores EA113 2.0L apresentam bielas curtas em relação ao curso de pistão e, desse modo, possuem funcionamento áspero em médias e altas rotações. Só para tirar dúvidas dos menos esclarecidos, o comprimento das bielas do EA111 1.0L é 144mm, do EA111 1.6L é 138mm e do EA113 2.0L é 144mm.
Com relação a tais alterações nos motores EA111, recomendo a leitura do artigo da BCWS em http://www.bestcarswebsite.com.br . Lá, dizem que o comprimento das bielas foi aumentado para 152mm, porém não deixam claro se foi só o 1.0 ou também o 1.6. Gostaria de saber se o motor 1.6 teve sua relação r/l corrigida para algo em torno de 0,285 ou se mantem sofriveis 0,314…
VW é hoje a pior marca do Brasil. Tenho um Golf 2005 e o carro é um lixo, tá desmontando todo. É barulho nas portas, no teto, painel, borrachas de acabamento que se soltam…
Enquanto a VW não começar a vender os mesmos carros que vende na Europa e EUA, nunca mais compro VW.
Se querem carro bom, comprem Honda, Toyota, Hyundai, Kia, Peugeot, Citroen…
Tambem tenho um Golf generation 2005 foi um carro bem caro na epoca agora esta com seus 40.000Kms e esta paracendo que tem mais de 100.000Kms pois tenho tido muita manutenção em acabamentos, até pensei em comprar o modelo novo mas como não e o mesmo carro que o modelo Europeu vou optar por outra marca .
afff… começa pela matéria tendenciosa… o aumento do torque foi bem maior… nao fala em alterações importantes dos novos motores VHT…
Agora deve ter vários "representantes" de outras marcas aqui… kkkk…
Polo fracasso de vendas? tomou chá de cogumelo do pasto ou o q?
Outro que cita os 128cv q apanharam dos 120cv da VW em tudo… é hilário!
Ahhh… o 1.6 Ford é 111cv, ok?
113cv é o peugeot, mas com 16v…
e nao vou repassar o comentário do frentista… mas parece q a Ford e a Peugeot erraram em alguma coisa nesses motores… no caso da Peugeot, tenho um 307 (baixou 5 lts de óleo em 23000 km), NORMAL??? affff…
como disse o Piu… dá uma lida na BCWS… veja o resultado do VHT…
Tô com um Polo 09… puta tesão de carro! mas realmente o motor se apresentou um pouco aspero em acelerações mais bruscas… MAS NÃO BAIXA ÓLEO! e adorei a relação com o novo diferencial… nao vejo a hora de pegar estrada com ele…
Tenho um polo 2007/2007 Plus, 1.6, com 103 cavalos que valem por 120 ou 113, o carro tem um desempenho excepcional, mais que isso só se for apostar corrida. Como não quero um carro para corridas, o meu está ótimo. Não é tão econômico como se propalam, mas é aceitável. Quem fala mal da estrutura dos automóveis de hoje, têm que adquirir automóveis com fibras de carbono em toda sua estrutura. Tudo na vida tem um limite de resistência. Ándar com o carro acelerado até seu limite. Ou seja: com o l´pé atolado no acelerador não tem idéia de bom senso.
Pois é Lourival, concordo plenamente. Tenho um Polo 2005 1.6L de escelente desempenho na cidade e estrada. O consumo do carro só vem a aflorar quando piso fundo no acelerador. Como são motores feitos p/ transitar normalmente, ou seja, sem abusar dos limites especificados, acredito ser um carro de ótima relação custo / benefício em termos não só de enconomia, mas também de dirigibilidade. Para mim, carros Volkswagen ainda merecem muito respeito em seus motores no geral, nada muito complexos. Já não pósso dizer o mesmo em certas motorizações da Fiat.
Estou totalmente decepcionado com VW. Não eh a toa que esta perdendo espaço pra FIAT e GM. Com essa atual visão conservadora, claro, dps de arriscar destruir o GOL (e qse conseguiu no modelo G4) com o lançamento dos irmãos POLO e FOX, soh vai somente perder + ainda o sólido mercado q possuia. Ah quem diga q era uma carroça, verdd, mas era confiável (exceto no fator segurança Oo). Esse novo GOL eh ateh bonito (G4 eh horrível), mas qnt de FOX, PALIO, KA tem nele?? Perdeu a identidade. Soh falo isso: coitados dos profissionais que dão um duro danado pra VW pois o problema msm com certeza tah na alta diretoria, que de parâmetro conceitual msm soh na administração clássica e sem sal. Eh mediocre…
OS NOVOS MOTORES VHT REALMENTE MELHORAM MUITO, EM TORQUE , ECONOMIA E EMISSÃO DE POLUENTES…. FALAR QUE A VW ESTÁ PERDENDO TERRENO É PARA DESINFORMADO TOTAL, NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2009 TERMINOU EM PRIMEIRO LUGAR….É A MARCA MAIS LEMBRADA E QUERIDA DE ACORDO COM AS PESQUISAS…AH, NÃO SE ESQUEÇAM DE QUANDO COMPRAREM SEUS PUNTOS, FOCUS, PRISMAS, C4, LOGAM, CLIO, LINEA,QUE UM DIA TERÃO QUE VENDER OU TROCAR, AÍ ENTENDERÃO PORQUE OS VEÍCULOS VW ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR, SEM CONTAR QUANDO QUEBRAREM, TERÃO QUE ARRUMAR….OU É POR SORTE QUE O GOL É LIDER DE VENDAS HÁ 02 DÉCADAS,SAVEIRO É UM CHEQUE NA MÃO, FOX, ETC….LEIAM MAIS, SE INFORMEM E DEPOIS ESCREVAM COM COERÊNCIA.
Talvez até esteja um pouco atrasado em relação a comentários aqui. Mas vejo muitos comentários ridículos aqui, e não consigo aceitar.
1 – Tendo mais torque em baixa, melhora a dirigibilidade na cidade, melhora retomada, arrancada e baixa o consumo por não precisar acelerar tanto.
2 – O motor 2.0 GM de 128cv só presta no Astra por sua aerodinamica, Vectra GT ou Vectra Sedan são mancos e beberrões (levei um GT na boa, com um Voyage 1.6 novo).
3 – Acabamento as vezes acontece mesmo, mas nao acredito que seja tanto e se for é falta de cuidado com o carro.
4 – Qto ao consumo, o meu tá fazendo entre 7,5km/l a 8,5km/l dependendo de qto piso ou uso o ar condicionado (tenho uso bastante de ambos).
5 – Ao Loro José, o G5 foi feito com base no primeiro Gol. Como se fosse um desenho futurista dele. Só pesquisar para ver.
6 – Os motores Tritec da Fiat são de concepção antiga e totalmente medievais. CABEÇOTE DE FERRO FUNDIDO? MEEEEU DEUS!
7 – A idéia da VW trazer os 1.4 TSI realmente é uma boa para tirar os 1.0 de linha…é questão de custo, tá chegando o Gol GTi com 1.4 TSI Turbo…esse vai ser bom.
8 – não se esqueçam que o Brasil é um país com muitos impostos…Pra fazer os carros daqui com a qualidade de lá ia sair mto caro, ai dao um jeito de reduzir os custos para o nosso bolso. tanto que os carros com qualidade de fora, são importados e custam acima de 100 mil reais.
qual a diferenca deste para os outros motores
Então também estou em busca de informaçoes e assim como o Piu fiquei na duvida quanto as bielas do novo EA-111 do 1.6 – sera que realmente aumentou a bila pra 152mm?? Isso teria que mecher significativamente nos pistoes do carro.
Caso alguem queira bater um papo sobre o assunto segue meu e-mail [email protected].
Abraços
Bem gente, tenho um Polo 1.6L 2003, o carro é um espetáculo. tem torque, tem retomada, tem velocidade final, enfim, o carro é mto bom, estável em curvas e não chocalha em alta velocidade, proporcionando suavidade e segurança. o torque máximo chega aos 3200RPMs ou seja, aparece mais cedo que qualquer motor 1.6L disponível no mercado, isso se traduz em ultrapassagens mais seguras e confiável. o motor nao dá problema nenhum, é excelente. a única coisa que questiono no emu Polo é o câmbio curto em demasia, o que faz o carro a 100KM/h cantar ascendentemente aos seus 3150 RPMs.
A Volks de novo com muita propaganda… "A mudança mecânica, no entanto, foi mais profunda." Eles fizeram mudanças profundas para o Gol G5…
Vamos ver no que vai dar.
Sou o feliz (pelo menos por enquanto) proprietário de um polo sportline 09/10.
Viajando em velocidades maneiras (100 – 120), achei o carro bem silencioso e até econômico (+ de 13 km/l com ar e motor sem amaciar ainda). Chegando à faixa de 150 km/h pra mais achei o carro meio barulhento, mas ao me lembrar que o carro é só 1.6, não acho tão ruim.
so fala mal dele quem nao tem….
Como disse o Sadam, "só fala mal quem não tem" ou quem nunca "pilotou" um destes. Tenho um 2.0 que é show! Fui de BH até SP com mais 4 no carro, ar ligado, média de 120 e cheguei na Santa efigênia com +/- 1/4 no tanque. Detalhe: não dirigi, deixei meus "camaradas" tirarem folga dos 1.0 resultado, dois já trocaram de "carreta".
irmao nego so fala merda , tenho gol g5 cara o novo motor e forte ja colei 200 no velocimetro , e a troca de marcha dele e show a marcha entre com facilidade , na estrada e uma belaza boa estabilidade bem leve baixo consumo , agora o problema e a barulheira interna que e normal de todo o GOL
Pessoal, abram o olho com o motor vht. o meu motor fundiu com 10 mil km, parecia uma máquina de costura. Eu NÃO COMPRO VW NUNCA MAIS!!!
Só para quem se interessa: r/l de biela do VHT 1.6 é de 152mm.
Só para quem se interessa: o comprimento da biela do motor VHT 1.6 é de 152 mm.
estou super preocupado com o motor AE111 pois estao fundido meu primo tem um fox 2007 esta na concecionaria a duas semanas estava pronto pra comprar um voyage pois acho design dele leve,mas vou continuar de classic feio mas custo beneficio muito bom pois tenho um 99 so troca de peças normais .e uma pena a wolksvagem nao dar um jeito nessa situaçao pois perdera o mercado,nao sei como isso nao aconteceu ainda,talvez as pessoas nao saibam a midia nao revela pois acho que e o maior mico de uma fabrica no brasil e continua sendo o mais vendido ,nao quero com isso jogar fora o nome wolks,mas o que pensam vcs da empresa.nus de explicaçoes plausiveis
tenho um gol g5 2009 1.0 com 40.000 km acho que vou ter um infarte de tanto ouvir falar desse motor vht o meu nunca deu defeito . afinal esse motor e bom ou ruim . k saudade do mi 8v.
Olá, tenho um Polo Sedan 1.6 Confortiline com 15.000 Km 09/2010, o motor quando entra em alta rotação, parece que dá uma rajadinha… gostaria de saber se isso é normal?
Por favor me ajudem!!!
Carros da VW são máquinas excelentes.Um FUSQUINHA ainda faz presença em nosso trânsito enquanto um Chevette,um Fiat 147,um Gordini, um Dauphine,um Dodge Polara ou Dart,um Corcel são raridades ou carros que não compensam consertar por falta de peças ou por se tornarem inviáveis economicamente.A KOMBI ainda é fabricada porque tem público comprador ate os dias de hoje.VOX POPULI VOLKSWAGEN.Perdoe-me mas sou um fanático da marca:DAS AUTO,VW VOCÊ CONHECE VOCÊ CONFIA, VW,O BOM-SENSO SOBRE RODAS.
pois bem tenho uma parati 98 1.0 16v completissima , sinceramente não tenho do que me queixar ,so de alguns barulhos internos ,nada que o som do carro nao deixe ouvir ,pois não troco vw por nenhuma outra carniça .
carro VOLKSWAGEN é carro pra quem gosta de:
*viver em concessionaria fazendo RECALL;
*perder o dedo mexendo nos bancos traseiros;
*ouvir barulho de motor batendo;
*ouvir barulhos internos como se o carro estivesse desmontando;
* vender (afinal brasileiro é tao burro que esquece que carro é bem de CONSUMO… que eu saiba carro nao é terreno, casa, sítio, cobertura, apartamento etc)…
canso de ver (e ouvir) por aí GOL G5 e FOX PRIME batendo motor… motorzinho imprestável esse VHT hein, esse nem dentista quer ter…
enquanto isso meu "manco" Palio Pitbull 1.3 2004 com seus 80 mil km nao faz um barulhinho sequer, parece ZERO KM…
Tive um Fox 2011 com esse motor VHT. Aconselho não comprar carro VW com esse motor, com menos de 5.000 km apareceu um barulho interno no motor e só parava quando abastecei com etanol. Maiores informações é só ver as críticas na internet.
OS ALEMAES SABEM O QUE FAZEM
SO PILOTO PROFISSIONAL
A VOLKS METE MEDO EM QLQ UM
POR TER SEUS CARROS AGRESSIVOS E TEM UMA DURABILIDADE ESPETACULAR
SEM FALAR DO MERCADO MT BOM DEE VENDAR
VOLSWAGEN DOS AUTOS
INFELIZMENTE eu indiquei um GOLF sportline a dois anos atrás pro meu pai. Saldo dessa idiotice que eu fiz: câmbio FOI PRO SACO COM MENOS DE 80.000KMS e o motor já estava com o famoso BARULHO da nova geração VHT. Eu venho e meto pau pois infelizmente nós TIVEMOS essa tranqueira na garagem, e não fomos os únicos que passaram por isso. Uma tia com um Voyage, um tio com o Gol e agora um primo TAMBÉM com um Gol. Eu não sei o que a VW FEZ com esse conjunto câmbio/motors, só sei que essa tranqueira NÃO DURA 100.000 em boa parte dos casos. Enfim, meu pai queria um compacto 1.6 completo nessa próxima troca, então fizemos test drive em vários carros. Hoje ele tem um Nissan March 1.6 completo, com um motor VASTAMENTE superior ao 1.6 da VW: tem 111 cavalos e 16 válvulas, mas tem COMANDO DE VÁLVULA VARIÁVEL, coisa que a VW nem sonha em ter em sua linha doméstica. FUJAM DA VW.
Pelo amor de deus, alguém diz pra Volks voltar a fazer esse gol G5 com o motor A.P, porque aí vai acabar com todas essas reclamações e desconfianças, é simples, quiseram inventar demais, deu no que deu.
talvez eu esteja um pouco atrasado em relação a comentários aqui postados; Mas vejo muitos comentários ridículos, aqui, mas consigo aceitar!. Bom, a todos os que aqui estão se decladiando e, principalmente a você Roberto Pereira, todos estão certos e errados ao mesmo tempo! bom eu explico o que vocês não entendem é para que serve o carro, não é essa ou aquela finalidade e sim para uma única finalidade, mas os seus egos inflados é que estão discutindo isso é que é ridículo, isso sim é ser ridículo, agora se vcs todos se reunissem para dar apoio uns para os outros talvez, olha que eu digo talvez? nós em conjunto conseguiríamos ter aquilo que realmente nos satisfizesse os nossos interesses. Mas vou deixar uma dica para vcs eu tenho o que me interessa, ele tem um alto torque ,não perde para qualquer motor com seus 250 hps s/ turbo tem ótima velocidade final compete floxinho com qualquer importado de ponta, mas como tudo o que é bom não passa no filhos de uma ….s do detran e bi……s associadas a uma falsa segurança que os veículos tem de ter, me digam quem que batendo a 220klms por hora não vai se machucar(morrer) velocidade máxima das estradas são de 110+110=220klms/h, mas o meu carro tem pouco peso, tem algumas daquelas fitinhas chamada de cinto de segurança, tem um ap 1.9 mexidinho de boa, pesa 370kls úmido e tem 3°-4° e 5° marchas escalonadas se eu quiser mais velocidade é só trocar a coroa e pinhão ai não tem pneu que aguente, há eu já ia esquecendo do ponto chave do meu carango faz 24.5 km/l na estrada e míseros 22 km/l na cidade. Aos que perguntarem porque a diferença na estrada é tão pouco, eu acho que a resposta é óbvio né!
Respeitar a aceleração e trocar as marchas no giro ajudar a durabilidade do motor VHT-1.6 . . . .e com o torque aparecendo rápido e coeficiente de penetração aerodinâmico . . . com 100 CV Eu vi a produção da FORÇA de MOMENTO levar mais rápido e com mais eficiência a meu Voyage 09/10 que um HB que dizem ter 122 CV . . .
Devem ser 100 CV com auto-giro mais uns 22 poneis malditos, pois tem torque a 4400 giros e despejam os ultimos poneis só a 6600 giros …..não é uma propagando enganosa ?
Gosto do meu Voyage . . . .pena que cagaram agora na traseira……mas acho que ainda troco o meu por um Voyage zero e mando um funileiro para fazer um fotoshop na traseira para deixar mais com cara de carro de verdade !