O Novo Mercedes-Benz eSprinter é o pioneiro eletrificado do segmento de grandes vans. Com eficiência otimizada, o novo eSprinter oferece aos seus clientes uma infinidade de inovações técnicas que tornam a condução mais conveniente e os casos de uso comerciais mais sustentáveis. O novo eSprinter também é altamente versátil: dependendo das necessidades, os clientes em todo o mundo agora podem optar por mais autonomia ou mais carga útil, graças a uma ampla variedade de variantes na maioria dos mercados. Dependendo das opções disponíveis em seus mercados, os clientes têm a escolha de dois estilos e comprimentos de carroceria, bem como três tamanhos diferentes de bateria.
Inovações Técnicas do Novo Mercedes-Benz eSprinter
O novo eSprinter estará inicialmente disponível como uma van de painel longo e teto alto nos EUA e Canadá com uma bateria de 113 quilowatts-hora (kWh) (capacidade utilizável), enquanto os mercados europeus também receberão uma bateria de 56 kWh, bem como 81 kWh. Além disso, o novo eSprinter também estará disponível como um modelo aberto pela primeira vez em uma data posterior. Isso torna o eSprinter um veículo atraente para inúmeras novas indústrias, bem como para adaptadores.
Equipado com a maior bateria disponível, a autonomia elétrica, com base em uma simulação usando o ciclo WLTP, é de até 440 quilômetros. Essa autonomia estendida torna o veículo ideal tanto para uso urbano diário quanto para longas distâncias.
Tecnologia e Sustentabilidade
A tecnologia de fosfato de ferro/lítio elimina o uso de cobalto ou níquel e é ideal para veículos comerciais leves devido à durabilidade. Um gerenciamento térmico ativo melhora a eficiência; uma bomba de calor é padrão. Oferecendo uma capacidade de carga de até 14 metros cúbicos e com um peso bruto máximo permitido de até 4,25 toneladas, o eSprinter de tração traseira é tão prático quanto seu irmão com motor de combustão interna.
Inovação e Versatilidade
O novo eSprinter é baseado em um novo conceito consistindo em três módulos, tornando fácil adaptar a plataforma a uma infinidade de variantes de veículos. O módulo frontal contém todos os componentes de alta voltagem e pode ser combinado com todas as variantes, independentemente da distância entre eixos e do tamanho da bateria.
A bateria de alta voltagem integrada está localizada no módulo central, alojada em uma robusta caixa de bateria na parte inferior. Essa localização resulta em um baixo centro de gravidade, que influencia positivamente a condução do veículo. O módulo traseiro abriga o motor elétrico compacto e potente, que aciona o eixo traseiro.
Desempenho e Eficiência do eSprinter
Os principais componentes do trem de força elétrico no novo eSprinter apresentam dois novos desenvolvimentos: o motor eficiente e o eixo traseiro elétrico avançado. Ambos são instalados pela primeira vez em uma van elétrica da Mercedes-Benz.
O motor síncrono de imã permanente (PSM), que pesa cerca de 130 quilogramas, é caracterizado por alta eficiência e gerenciamento térmico otimizado. O motor está disponível em níveis de potência de 100 ou 150 quilowatts de potência máxima e oferece um torque de até 400 newton-metros. Para o cliente, a combinação do motor eficiente e do eixo traseiro elétrico avançado traz vantagens em relação a conversões e soluções de carroceria, comprimentos de veículos (A2 e A3), peso bruto máximo do veículo (até 4,25 toneladas) e capacidade de reboque de cargas de até 2 toneladas.
Tecnologia de Ponta e Conectividade
O novo eSprinter suporta o motorista de várias maneiras. Isso se deve à mais recente tecnologia embarcada juntamente com os serviços baseados em nuvem do ecossistema digital Mercedes me. Para começar, a última versão do Mercedes-Benz User Experience (MBUX) dos carros de passageiros da Mercedes-Benz agora é oferecida para o novo eSprinter. Recursos como o assistente de controle de voz “Hey Mercedes” estão disponíveis para clientes de vans, bem como extensas opções de personalização.
Modos de Condução e Eficiência Energética do eSprinter
Existem três modos de condução diferentes que permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia do novo eSprinter. “Conforto” oferece o desempenho e torque completos. “Econômico” limita a potência do motor para maior eficiência e “Autonomia Máxima” reduz ainda mais a potência do motor, juntamente com a limitação do uso de recursos, como controle de clima, a fim de otimizar a autonomia ao máximo. O sistema de frenagem regenerativa, que converte energia cinética em energia elétrica, também ajuda a maximizar a autonomia.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O Novo Mercedes-Benz eSprinter não é apenas uma evolução no campo da mobilidade elétrica, mas também redefine a versatilidade e a eficiência no segmento de grandes vans. Com sua tecnologia de ponta, desempenho impressionante e soluções inteligentes, representa o futuro do transporte comercial sustentável. Seja para entregas urbanas diárias ou viagens de longa distância, o eSprinter está pronto para enfrentar os desafios do amanhã, oferecendo aos clientes uma combinação perfeita de confiabilidade, economia e inovação.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.