A padronização na divulgação da autonomia de carros elétricos no Brasil trouxe consigo números que surpreenderam muitos consumidores. Os dados revelam uma redução de aproximadamente 30% em comparação com as estimativas anteriormente fornecidas pelas fabricantes. No entanto, é crucial ressaltar que essa mudança não está relacionada a alterações nas baterias ou tecnologia dos veículos.
O que, de fato, sofreu alterações foi o método de aferição. A partir de agora, todas as marcas são obrigadas a seguir o padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que, por sua vez, adota a norma norte-americana de medição.
Novo Padrão de Medição adotado pelo Inmetro
Com a divulgação de uma tabela detalhada, apresentamos aqui a autonomia atual de todos os carros elétricos homologados pelo Inmetro, além de compará-la com os valores anteriores.
Até o ano passado, cada fabricante divulgava a autonomia dos veículos de acordo com diferentes padrões. O WLTP, amplamente utilizado na Europa, era adotado pela maioria, combinando testes de laboratório e de rodagem nas ruas. Algumas optavam pelo ciclo chinês, o mais otimista, com alcances superiores.
Outras ainda preferiam a regra norte-americana EPA, mais próxima da realidade e a escolhida para ser replicada pelo Inmetro. No entanto, persistiam diferenças na autonomia de modelos testados sob o padrão dos Estados Unidos.
Variações na Autonomia: Um Novo Olhar sobre os Números do Carros Elétricos
O Inmetro explica que a EPA “fornece aos fabricantes três métodos para avaliação em veículos elétricos”. Para o Brasil, o órgão escolheu um padrão que considera “custos e prazos para a realização dos ensaios e obtenção dos resultados mais adequados à realidade brasileira, bem como para garantir a uniformidade na apresentação dos dados”.
Dessa forma, surgem diferenças consideráveis. Um exemplo é o Audi e-tron Sportback, que nos Estados Unidos apresenta autonomia de 341 km, segundo o ciclo EPA. No entanto, a versão homologada para o Brasil revela um alcance 26,1% menor, atingindo 252 km.
A maior discrepância nos dados é observada no Porsche Taycan 4S. No teste norte-americano, o alcance é de 378 km. Entretanto, no Brasil, a autonomia é 36,3% menor, limitando-se a apenas 241 km.
Mudanças Planejadas desde 2020: A Visão do Inmetro sobre os Carros elétricos
O Inmetro assegura que essa mudança foi discutida com as fabricantes desde 2020. Explica que a medida foi adotada para aproximar a autonomia anunciada com a realidade que o motorista pode experimentar no dia a dia. Este é um esforço conjunto para garantir transparência e precisão nas informações fornecidas aos consumidores brasileiros, alinhando-se com a evolução global no setor de carros elétricos.
Modelo | Nova autonomia (Inmetro) | Antiga autonomia |
---|---|---|
Audi e-tron | 249 | 436 |
Audi e-tron S Sportback | 252 | 370 |
Audi e-tron Sportback | 246 | 446 |
Audi RS e-tron GT | 313 | 472 |
BMW i4 40 | 422 | 590 |
BMW i4 M50 | 335 | 510 |
BMW iX 40 | 327 | 425 |
BMW iX 50 | 528 | 630 |
BMW iX3 | 381 | 460 |
BYD D1 | 258 | 371 |
BYD ET3 | 170 | 262 |
BYD Tan | 309 | 437 |
BYD Yuan | 294 | 458 |
Caoa Chery iCar | 197 | 282 |
Chevrolet Bolt | 390 | 416 |
Citroën E-Jumpy | 289 | 330 |
Dongfeng Seres 3 | 206 | 300 |
Fiat 500e | 227 | 320 |
Fiat E-Scudo | 289 | 330 |
Jac E-J7 | 249 | 402 |
Jac E-JS1/E-JS1 EXT | 161 | 302 |
Jac E-JS4 | 256 | 420 |
Jaguar I-Pace | 362 | 446 |
Mercedes-Benz EQA | 304 | 496 |
Mercedes-Benz EQB | 291 | 474 |
Mercedes-Benz EQC | 271 | 440 |
Mercedes-Benz EQE | 369 | 645 |
Mercedes-Benz EQS | 373 | 580 |
Mini Cooper S E | 161 | 234 |
Nissan Leaf | 192 | 272 |
Peugeot E-2008 | 234 | 340 |
Peugeot E-208 | 220 | 345 |
Peugeot E-Expert | 289 | 330 |
Porsche Taycan | 286 | 444 |
Porsche Taycan 4 Cross Turismo | 272 | 490 |
Porsche Taycan 4S | 241 | 454 |
Porsche Taycan 4S Cross Turismo | 300 | 490 |
Porsche Taycan GTS | 318 | 504 |
Porsche Taycan Turbo | 281 | 507 |
Porsche Taycan Turbo S | 278 | 468 |
Renault Kangoo ZE | 148 | 270 |
Renault Zoe | 254 | 385 |
Volvo C40 | 247 | 440 |
Volvo XC40 P6 | 231 | 420 |
Volvo XC40 P8 | 305 | 418 |
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