Para marcar o aniversário especial do icônico Porsche 911, os engenheiros em Weissach, Alemanha, criaram um carro esportivo altamente purista, dedicado ao puro prazer de dirigir: o Porsche 911 S/T. Este modelo exclusivo de aniversário combina as qualidades do 911 GT3 com o Pacote Touring e o 911 GT3 RS, proporcionando uma união única de agilidade e dinâmica de condução. Vamos explorar as características impressionantes deste carro e entender como ele se destaca no cenário automotivo.
O coração do Porsche 911 S/T é um motor boxer aspirado de 4.0 litros e 525 cv, herdado do 911 GT3 RS, que se une a uma transmissão manual de relações curtas. Esta combinação excepcional oferece uma resposta dinâmica imediata, tornando cada movimento do volante, pressão no acelerador ou no freio, uma experiência precisa e emocionante. Ao contrário do 911 GT3 RS, que é desenvolvido para corridas em pistas, o foco do 911 S/T é a condução nas estradas, garantindo uma experiência de direção única.
O nome “S/T” destaca a conexão deste modelo com a versão de corrida do 911 S das décadas de 1960 e 1970. A Porsche apresentou uma versão especial de corrida do 911 S, internamente chamada de 911 ST, que apresentava modificações significativas no chassi, rodas, motor e carroceria, melhorando seu desempenho em várias áreas. O novo 911 S/T carrega o espírito do 911 S original (ST) e o transfere para a geração atual do Porsche 911, combinando elementos do 911 GT3 RS com a carroceria do 911 GT3 com Pacote Touring, aprimorada com componentes leves especialmente desenvolvidos.
Para alcançar sua agilidade excepcional, o 911 S/T adota várias medidas consistentes. O uso extensivo de materiais leves, como plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) no capô dianteiro, teto, para-lamas dianteiros e portas, ajuda a reduzir o peso. Além disso, rodas de magnésio, sistema de freios compósitos de carbono e cerâmica (PCCB) e bateria de partida de íons de lítio também são incluídos como itens de série. A eliminação de componentes não essenciais, como o sistema de esterçamento do eixo traseiro, contribui para o peso leve do veículo.
O Porsche 911 S/T apresenta um desempenho impressionante. Combinando o motor de alta rotação com uma transmissão manual de seis velocidades, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 300 km/h. O som do sistema de escapamento esportivo leve, presente de série, adiciona uma dimensão emocionante à experiência de condução.
Além de seu desempenho, o 911 S/T oferece estilo e personalização excepcionais. Um opcional Pacote Heritage Design permite que os entusiastas personalizem o veículo com características exclusivas, como a cor externa azul litoral metálico e detalhes como um número de partida e uma película decorativa nas portas. Os bancos esportivos em fibra de carbono, o assento esportivo ajustável e os detalhes de design Porsche reforçam as raízes históricas deste carro único.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O Porsche 911 S/T é uma celebração do passado e do presente, unindo a herança do 911 S original com tecnologia e inovação de ponta. Combinando desempenho excepcional, agilidade e personalização, ele oferece uma experiência de direção emocionante e única. Previsto para pré-venda no Brasil no segundo semestre de 2023, o 911 S/T é imperdível para os entusiastas de automóveis que buscam uma conexão emocional com a estrada e a história automotiva.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.